quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Junta de Freguesia de Assumar dá a conhecer espólio do mestre Cosme


 ​​​A Junta de Freguesia de Assumar no concelho de Monforte, inaugura esta sexta-feira, dia 30 de agosto, pelas 18H30, a Exposição “Espólio do Mestre Cosme” integrada no programa das Festas de Assumar 2019.

A Exposição que vai decorrer no Salão Nobre da Junta de freguesia, integra um conjunto de várias peças coleccionadas pelo mestre Cosme Martins Serra, sapateiro de profissão, natural do Assumar, nascido em a 20 de junho de 1920 e falecido a 23 de janeiro de 2012.

Esta mostra organizada pela Junta de Freguesia de Assumar, vai expor parte do espólio doado por familiares que foi coleccionado ao longo da vida do mestre Cosme, que integra, cartazes, caixas de fósforos, fotografias, pósteres desportivos com destaque para o seu Sporting, formas de sapateiro em madeira entre muitas outras peças, hoje raras.

Homem culto e atento à realidade cultural do Assumar e localidades vizinhas, como Arronches, local onde durante muitos anos exerceu graciosamente como massagista nas equipas e futebol juvenil, o mestre Cosme foi das primeiras pessoas a possuir uma máquina fotográfica Kodak, com a qual fez centenas de registos fotográficos de diferentes lugares e eventos locais. 

Em suma uma justa e merecida homenagem a um assumarense e grande coleccionador, numa imperdível e curta exposição, dado estar patente ao público por um espaço muito curto, apenas 3 dias.
Emílio Moitas - Foto/ Cedida por Daniel Balbino 


Sem comentários:

Enviar um comentário