quinta-feira, 8 de agosto de 2019

SEPNA/GNR recupera Bufo-Real na Urra

A GNR, através do Núcleo de Protecção Ambiental de Portalegre/SEPNA, em nota de informação informa que recuperou na passada quarta-feira, dia 7, de agosto, um Bufo-Real, o qual se encontrava no Monte dos Tojais, na localidade de Urra, no concelho de Portalegre

Na sequência da informação recebida de que estaria uma ave ferida naquela zona, os militares deslocaram-se ao local, onde se depararam com o Bufo-Real debilitado e com ferimentos numa das asas, apresentando dificuldades de mobilidade após ter embatido numa porta de uma habitação.

Depois de ter sido recolhida, a ave foi entregue na sede do Parque Natural da Serra de São Mamede, em Portalegre, sendo reencaminhada para um Centro de Recuperação.

 De referir que o Bufo-real (Bubo bubo), é a maior das rapinas nocturnas portuguesas, sendo uma das espécies mais cobiçadas pelos observadores de aves, mas nem sempre é fácil de encontrar.

Identificação

Enorme, com os seus 60 cm de tamanho o bufo-real é inconfundível. Possui dois penachos sobre a cabeça, que fazem lembrar duas "orelhas". Os olhos, muito grandes, são cor-de-laranja. O seu canto "Uhu" pode ser ouvido a vários quilómetros de distância.

Abundância e calendário

Tal como a maioria das outras rapinas nocturnas, o bufo-real raramente aparece de dia, o que torna a sua observação bastante difícil e pode dar a ideia de se tratar de uma espécie muito rara. Contudo, esta espécie não é especialmente rara e pode mesmo ser encontrada com regularidade em certas zonas do Parque Natural da Serra de São Mamede e áreas limítrofes.

No entanto, devido aos seus hábitos nocturnos é mais facilmente ouvida que vista. A sua actividade vocal é mais intensa nos meses de Inverno (particularmente de novembro a fevereiro).
Fotos / GNR e E. Moitas

Sem comentários:

Enviar um comentário