segunda-feira, 28 de abril de 2014

La Codosera - Acolheu Encontro Transfronteiriço e homenageou Mário Lino

Integradas no Encontro Transfronteiriço que decorreu de 25 a 27 de abril, na localidade Extremeña de La Codosera, decorreram diversas actividades culturais promovidas pelo Ayuntamiento local em parceria com um grupo de cidadãos das Caldas da Rainha.

Atividades estas que integraram diversos pintores e poetas que deram a conhecer as suas obras á população, pintando na rua e mais tarde expondo o resultado dos seus trabalhos na Casa da Cultura, local onde também se encontra a exposição “Latas Embaladas com História”, propriedade do coleccionador Mário Lino, podendo ser vista até final de maio.

Mas o ponto alto deste encontro transfronteiriço aconteceu na manhã do passado domingo, com uma emotiva cerimónia promovida pelo Ayuntamiento de La Codosera, que teve por objectivo homenagear o cidadão português Mário Lino, grande  amigo e embaixador das gentes desta localidade raiana, agora distinguido com a entrega de um diploma e placa de “Hijo Adoptivo de La Codosera”.

Esta cerimónia que decorreu na Casa da Cultura contou com a presença de entidades dos dois países, como o Consejal de Medio Ambiente do Ayuntamiento de Badajoz, Antonio Davila, em representação do Alcalde Francisco Javier fragoso, que por motivo de agenda não pode estar presente, Manuel Villes, alcalde de La Codosera, Dr. Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara de Caldas da Rainha, acompanhado pelo assessor António Marques, em representação da Câmara de Pombal esteve o Sr. Pedro Ladeira, Jose Luis Olmo Berrocal, historiador local da Codosera, assim como a Dª. São da Associação Artes Cultartis, para além de população em geral e amigos de Mário Lino, que quiseram testemunhar esta justa e merecida homenagem.  

Mário Lino da Conceição Silva, para muitos considerado o cordão umbilical entre Caldas da Rainha, e diferentes localidades raianas da Extremadura, como por exemplo La Codosera, é oriundo de uma família natural do Louriçal, nasceu nas Caldas da Rainha no dia 15 de outubro de 1947.

Amante das bicicletas e autor de diversas obras literárias, recebeu inúmeros galardões como a Medalha de Mérito Desportivo da Câmara das Caldas Da Rainha, e a medalha de Ouro da cidade, atribuída pelo mesmo município.
Em Espanha tem visto reconhecido o seu trabalho na área da investigação histórica e pelo empenhamento no intercâmbio desportivo promovido entre diversos municípios Extremeños.

Atualmente para além de ser uma voz ativa na cultura e no desporto é ainda responsável e diretor do Museu do Ciclismo, que foi inaugurado na zona histórica das Caldas em dezembro de 1999 e reúne peças relativas à história do ciclismo no país, tendo exposições durante todo o ano, sendo gerido pela Associação para o Desenvolvimento do Ciclismo (ADC), integrada pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a Federação Portuguesa de Ciclismo e o Sporting Clube das Caldas.















Sem comentários:

Enviar um comentário