Na sequência da deficiente cobertura terrestre de sinal TDT,
fato que já motivou um pedido de reunião com responsáveis da PT, por parte da
Câmara Municipal de Arronches, assim como diversas reclamações da população
junto a ANACOM e da Pt/Telecom, a resposta é sempre a mesma, tipo “chapa cinco”,
ou seja adapta-se a todas as situações, não responde a nada, ignora que o
problema está única e exclusivamente na ausência de sinal TDT.
Como sempre sugerem que volte a abrir os cordões à bolsa na
aquisição de uns quantos equipamentos que julgo não fazem milagres quando o
sinal ou é fraco ou não existe…
Nesta ocasião até foram rausáveis nas sugestões e conselhos
para tentar resolver a situação, não me mandaram mais uma vez para o telhado a
rodar antenas para a Penha (Portalegre), Estremoz, Vila Viçosa ou Campo Maior á
procura do que não existe com qualidade "SINAL"…
Em suma estragaram o que estava bem para em troca baralharem
e darem de novo nada… Surpreenda-se com as respostas a começar “Por razões de
ordem técnica e devido à orografia de Arronches “não foi possível fazer o sinal
digital chegar através dos meios terrestres - emissores e retransmissores, “Realmente em Arronches a orografia de planície é um
problema de difícil resolução”.
Agradecemos o seu contacto e informamos que analisámos a sua
comunicação sobre televisão digital terrestre (TDT). Sobre o assunto que nos
expôs, consideramos importante prestar-lhe alguns esclarecimentos que
entendemos úteis.
1. Conheça as condições de acesso à TDT nas zonas de
cobertura por satélite:
Por razões de ordem técnica e devido à orografia do
território nacional, não foi possível fazer o sinal digital chegar a todas as
populações através dos meios terrestres - emissores e retransmissores.
Assim, em algumas zonas do país - como será o caso do Largo
Serpa Pinto, no concelho de Arronches, de acordo com a informação disponível em
http://tdt.telecom.pt -, o operador habilitado para o planeamento da rede e a
prestação do serviço TDT (a PT Comunicações) pode assegurar a oferta do serviço
por meios alternativos, nomeadamente via satélite (DTH), mas está obrigado a
disponibilizar, pelo menos, os mesmos serviços que garante nas zonas cobertas
por via terrestre, bem como níveis de serviço e condições de acesso dos
utilizadores finais equiparáveis.
Neste contexto, e de acordo com a deliberação da ANACOM de
23/03/2012, o preço do primeiro Kit TDT Complementar (DTH) - que inclui o
descodificador, o telecomando, cabos de ligação e um smartcard, e que poderá
ser adquirido em qualquer das lojas da PT Comunicações indicadas em
http://tdt.telecom.pt//recursos/apresentacoes/Lista%20de%20Pontos%20de%20Venda%20TDT%20Complementar.pdf
-, bem como do primeiro descodificador adicional, é, para as pessoas que não
possuam serviços de televisão paga nas suas moradas, de 30 euros, após comparticipação.
Para solicitar a comparticipação para a aquisição dos
primeiro e segundo Kits DTH deve proceder de uma das seguintes formas:
i) adquirir o equipamento pelo valor total (77 euros), sendo
depois devolvido o montante fixado para a comparticipação (47 euros), após
envio para o apartado postal do Serviço TDT de formulário de comparticipação
preenchido e dos documentos comprovativos exigidos pela PT Comunicações (saiba
mais em http://tdt.telecom.pt/custos/Default.aspx?code=XzX652);
ii) encomendar o Kit DTH e, após confirmação da PT
Comunicações, no prazo de 5 dias úteis, do cumprimento de todos os requisitos
necessários para a comparticipação, levantar o equipamento na loja pagando
apenas 30 euros por Kit (até um máximo de dois por casa).
Se necessitar de um terceiro (ou mais) equipamento DTH, este
será vendido ao respetivo custo de mercado, que neste momento está fixado nos
96 euros.
À comparticipação acima referida acresce, para os titulares
do Rendimento Social de Inserção, os reformados e pensionistas com rendimentos
até 500 euros e os portadores de um grau de deficiência igual ou superior a
60%, um subsídio equivalente a 50% do valor pago pelo equipamento. Assim, e no
limite, poderá adquirir um Kit DTH pelo valor de 15 euros.
Se pretender, pode ainda solicitar a instalação dos
equipamentos à PT Comunicações, que deve assegurar esse serviço pelo valor
máximo de 61 euros (este valor inclui a antena parabólica, a cablagem e o
trabalho de instalação da antena e do descodificador).
Neste contexto, salientamos que foi instituído pela ANACOM,
por deliberação de 23 de março de 2012, um subsídio adicional de instalação, no
valor de 61 euros - que colocará o valor final a suportar pelo utilizador para
a realização desta operação em 0 euros -, a atribuir a beneficiários do
programa de subsidiação destinado a cidadãos carenciados que:
- tenham 65 ou mais anos de idade; e
- se encontrem em situação de isolamento social, por razões
conjunturais ou estruturais.
Para se candidatar a este subsídio, o interessado deverá
apresentar documento emitido pela Segurança Social (diretamente ou através de
instituição que com esta colabore de forma institucional) confirmando que
preenche os requisitos acima indicados, juntamente com o pedido de atribuição
deste subsídio adicional.
2. Onde pode obter mais informação:
Se tem dúvidas sobre a TDT, ligue gratuitamente o número 800
200 838, aceda aos sítios na Internet www.tdt.telecom.pt e
www.facebook.com/tdtoficial ou dirija-se à sua Câmara Municipal, Junta de
Freguesia ou ao Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) mais perto
de si.
3. A TDT no Portal do Consumidor da ANACOM:
Visite a secção "Televisão Digital" do nosso
Portal do Consumidor em
http://www.anacom-consumidor.com/home/televisao-digital.html.
Com os melhores cumprimentos,
Maria Corte-Real
Chefe da Divisão de Apoio aos Consumidores e Atendimento ao
Público
Reclamação
Data: 09-05-2012
To: info@anacom.pt
Assunto: Falta de cobertura terrestre TDT
Pelo presente mail venho reclamar do mau serviço prestado pela PT e ANACOM
quanto à cobertura terrestre de sinal TDT em todo o concelho de Arronches,
podem conferir esta situação que certamente já é do vosso conhecimento
neste pequeno vídeo registado em 07-05-2012.
Atentamente
Emílio Moitas
Mais Reclamações
J. Sousa faousa8@hotmail.com-
21:40 (15 horas atrás)
para info, tdt, geral, decolx
Exmos Senhores
Agradeço a resposta
que me dão de uma forma rápida, a minuta já está feita é só adaptar.
A TDT eu sei o que é, e concordo com a mudança, mas não
concordo com a forma utilizada para a fazer, pois a mesma deixou-me e não estou
só, sem televisão.
Na habitação em causa existe, 1 televisor, 1 antena ligada a
esse televisão que apanhava na perfeição os quatro canais da televisão analógica. Adquiri em Dezembro 2011
um aparelho descodificador para a televisão digital de Portugal (quatro meses
antes do fim da televisão analógica) e na Páscoa 2012 em
Badajoz um para a televisão espanhola que como sabem são iguais por fora. mas diferentes por dentro (ainda não o experimentei o espanhol).
Com o material que já
referi, no dia 26 de Dezembro de 2011, vi com poucas falhas , cinco horas de
televisão digital portuguesas e gostei. Mas foi a única vez.
Na dúvida já
experimentei o aparelho descodificador noutra televisão a 9 km de Arronches e
funcionou muito bem, por isso do aparelho não é.
Considerando que a antena instalada é a mesma que funcionou
no dia 26 de Dezembro de 2011, considerando que o modelo da antena está
instalado em Seia e apanha bem TDT, que o mesmo modelo de antena está instalada
numa povoação a 9 km de Arronches e apanha bem TDT, considerando que o mesmo
modelo de antena está instalado nos arredores de Lisboa e apanha bem TDT, considerando que no local onde vivo, que não
é em Arronches e tenho TV paga, apanho TDT com uma antena feita em casa com um
simples cabo, não é da antena. Depois destes todos considerandos de certeza que
o problema não é da antena.
Mas mais, considerando que no fim de semana antes do
“apagão”, experimentei uma antena nova (já devolvida) com recurso a
amplificador de mastro e amplificador de
interior e não apanhei TDT.
Ora se no fim de
semana antes do “apagão” apanhava bem a analógica. Só existe uma verdade, o
problema é do SINAL e a falta de sinal
não é da minha responsabilidade.
De todos as mensagens
que me remetem, o assunto das mesmas é para eu investir, eu acho que investi o
suficiente e mais não devo investir.
Além do investimento tentei resolver o problema antes de vos
comunicar a falta de sinal.
Se o problema fosse
só meu a Câmara Municipal de Arronches, não se via na obrigação de solicitar
uma reunião á PT
Se o problema fosse
só meu, um cidadão de Arronches, não teria a necessidade de colocar no Youtube
Por isso, a TDT
Telecom tem a obrigação de fornecer o sinal necessário que reponha em todas as
casas no mínimo os quatro canais que existiam na tv analógica.
Por isso a ANACOM tem obrigação de fazer com que a TDT
Telecom, ponha em Arronches e noutros locais o sinal que permita a todos os
cidadãos ver a televisão digital sem recurso a artimanhas.
Por mim estarei aqui,
a dez minutos da sede da ANACOM,
disponível a fazer as reclamações necessárias a seja por escrito, seja
por telefone, seja fisicamente , serão feitas as necessárias para que seja
reposta um direito que a habitação em causa tem. Ter televisão digital sem mais
custos.
Pelo direito á televisão
digital, subscrevo-me
J. Sousa
Esta TDT é uma vigarice a mais pobre em quantidade e qualidade da europa, criada exclusivamente para favorecer a TV paga.
ResponderEliminarConvém esclarecer que o sinal da TDT, continua tal como era o analógico a ser transmitido em UHF (750 -758 MHz). A única diferença é que a codificação do mesmo passou a ser feita em modo digital (dai a necessidade dos descodificadores).
ResponderEliminarOra, alegar dificuldades de "orografia do território nacional", como explicação para a falta de cobertura num local onde anteriormente esse mesmo sinal chegava sem problemas, parece no mínimo insólito.