terça-feira, 1 de maio de 2012

Portalegre - Centrais Sindicais celebram 1ºmaio


Esta terça-feira dia 1 de Maio comemora-se o Dia do trabalhador.

 Em Portalegre as centrais sindicais vão comemorar a efeméride a defender os direitos conquistados em abril de 1974.

A União de Sindicatos do Norte Alentejano assinala a data como um dia de “festa e de luta”.
Diogo Júlio apela á participação dos trabalhadores, em torno de melhores condições laborais.

Neste dia a UGT, segundo Chambél Tomé manifesta-se preocupada com o “Crescimento e emprego e Justiça Social”, assim como o aumento do salário mínimo nacional.

O feriado que se celebra no 1 de Maio (aprovado em 27 de Abril) foi instituído como feriado nacional obrigatório no dia 30 de Abril de 74.

Nesse dia, 1 de Maio de 1974, cerca de um milhão de pessoas celebrou euforicamente, em manifestações por todo o país, o Dia do Trabalhador. Foram as primeiras manifestações livres desde há quase 50 anos.

Por todo o país o povo saiu à rua com cravos vermelhos para mostrar o seu contentamento pelo êxito da revolução que lhes trouxe a conquista da liberdade e de certos direitos, nomeadamente os direitos dos trabalhadores.

Fotos: Jornal Diário de Notícias (2 de Maio de 1974) – Jornal O Século Ilustrado 1974




1 comentário:

  1. Se o que nos honra é o trabalho,os trabalhadores desde o distante primeiro de Maio de 1974, adquiriram direitos e regalias o que conrespondeu a melhores condições e qualidade de vida.Muitos transitararam do operariado para actividades liberais,deslocaram-se do interior para o litoral e como consequências do fim da reforma agrária, do abandono dos campos, destruição do tecido industrial e produtivo, as relacções laborais alteraram-se radicalmente.Para pior.Tambem muito por culpa das ilusões que nos venderam os sucessivos governos, apoiados pela finança e banca especulativas. teremos que ser mais interventivos, mais solidários e conscientes. O comodismo, o deixa andar, os políticos são todos iguais , para quê votar,tais frases são como música para o patronato e a direita. Desmotivação, apatia e desintresse, servem os intentos dos especuladores e dos políticos laigh ao seu serviço.Os novos trabalhadores do nosso tempo, precários,sem direitos e apoios sociais têm que, a exemplo dos seus antecessores , lutar muito, sofrer muito, pois ninguem lhes dá nada e só se conseguem conquistas com muita luta , pois quando se luta nem sempre se ganha, mas quando não se luta, nunca mas nunca se ganha.VIVA O PRIMEIRO DE MAIO.

    ResponderEliminar