
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Arronches – Centro de Saúde a meio gás passa a fechar aos feriados e fins de semana

domingo, 30 de outubro de 2011
Distrital do Partido Socialista emite comunicado - “Governo PSD/CDS arrasa o distrito de Portalegre”

“A incoerência entre o que o PSD proclamou, em Campanha Eleitoral, e o que aplica na governação é hoje uma evidência lamentável.
Faltou à verdade aos Portugueses!
Prometeu eliminar as gorduras e os desperdícios do Estado, mas corta nos subsídios de Férias e de Natal dos funcionários públicos e pensionistas.
O que, num distrito com as características demográficas e de emprego como o nosso, terá consequências nefastas.
Acrescentou à receita a degradação da prestação dos cuidados de saúde, traduzida no encerramento de várias extensões e na redução dos horários de funcionamento dos Centros de Saúde.
Encerrar, parece aliás o verbo que melhor conjuga, pois assume a paternidade da morte do Ramal de Cáceres e do fim do transporte de passageiros da Linha do Leste.
É óbvio que pretende eliminar o mais próximo pólo de prestação de serviço público ao alcance da nossa população.
Às autarquias estão reservadas a redução administrativa brutal da capacidade de endividamento, o fim da exceção no acesso a crédito para investimentos QREN e na Regeneração Urbana, bem como o maior corte nas transferências financeiras, fragilizando a sua capacidade de intervenção.
Até para contratarem trabalhadores vão ter que pedir autorização ao Sr. Ministro.
Inaceitável, um verdadeiro atentado à autonomia do Poder Local Democrático.
Mas nem as Pequenas e Médias Empresas escapam, pois a eliminação da taxa reduzida de IRC e o desaparecimento dos benefícios fiscais à interioridade, vão tornar a sua vida ainda mais difícil.
Investimentos?
Os que se constatam com maior visibilidade no nosso território têm como promotores as Câmaras Municipais e recolhem comparticipação dos Fundos Comunitários Contratualizados, com enquadramento no Contrato de Delegação de Competências, assinado em 22/12/2008, pelo Governo Socialista de então.
Ou de Empresários, merecedores de todo o nosso respeito, que arriscam o resultado da sua dinâmica, tantas vezes sem o devido e merecido apoio.
Ambição?
Sementeira de Esperança num futuro melhor?
Nada se vislumbra de favorável da acção governativa em prol do nosso Distrito.
O PSD e o seu Governo estão a arrasar o Distrito de Portalegre”.
O Secretariado da Federação de Portalegre do Partido Socialista
Atletismo – Emílio Paulino no pódio da Meia Maratona de Almeirim

Nesta prova 7 dos mais dinâmicos atletas do ACP estiveram em Almeirim onde disputaram os “famosos 20 Km” da terra do melão e da sopa da pedra, que este ano foram 21, 1 Km para os Homens e 15 Km para as mulheres.
O principal destaque vai de novo para o Emílio Paulino que subiu ao pódio na sua categoria etária (M50) correndo a distância em 1 h 20 m. Quem quiser saber como se voa aos 50 passe por Arronches que o Emílio explica!
Os restantes ACP’s sabiam-se em boa forma e não deixaram os seus créditos por pernas alheias. Sérgio Carinhas correu em 1 h 32 m uma semana após a dura Serra D’Arga, Rui Monteiro a uma semana da Maratona do Porto correu em 1 h 37 m, Luís Pinto e Fernando Carvalho estiveram ao seu melhor nível com, respectivamente, 1 h 42 m e 1 h 48 m. Finalmente a progressiva Ângela Mendes correu os 15 Km em 1 h 19 m o que significa que em breve alinha nos 21, 1 Km para baixar da 1 h 55 m.
Arronches em Noticias congratula-se em particular com a excelente prestação de Emílio Paulino, assim como deseja os maiores sucessos a todos os atletas do ACP’s.
Fonte/Foto: ACP’s
Futebol - Mosteirense 0 – Monfortense 1
Numa desatenção do Mosteirense a equipa de Monforte antecipou-se no marcador logo ao primeiro minuto de jogo, com um golo de cabeça de Marcial. O Mosteirense acusando o golo sofrido tardou alguns minutos a encontrar o seu futebol acabando por vir a contrariar o ataque do adversário que parecia imparável.
Na segunda parte com o jogo a ganhar velocidade o marcador teimosamente continuava sem alteração, jogando-se mais com o coração na mão do que com a cabeça, facto que acabaria por se traduzir no final dos 95 minutos de jogo disputado no municipal dos Mosteiros no resultado de Mosteirense 0 – Monfortense 1.
Em nossa opinião face ao futebol demonstrado por ambas as equipas o resultado mais justo seria o empate, mas como o que conta são as bolas dentro da baliza, nesta tarde bonita de final de Outubro o Monfortense foi mais feliz, aproveitou na altura certa e foi aos Mosteiros buscar três preciosos pontos.
Nesta partida os jogadores que mais se evidenciaram em campo foram o Kádu para o Mosteirense e o Belinha para o Monfortense.
Quanto à equipa de arbitragem comandada por Carlos Alexandre, e auxiliada por João Parente e Nelson Quintino, teve alguns erros embora sem influência no resultado final.
Outros resultados das equipas arronchenses
Eperança 2 – Degoladense 4
Folgou o Sport Arronches e Benfica
Vidense 6 – Atlético Clube de Arronches 1
Na próxima jornada o destaque vai para o derby arronchense entre o Arronches e Benfica – Esperança
sábado, 29 de outubro de 2011
Exposição – Bordados de Arronches

A Exposição é inaugurada no dia 03 de Novembro pelas 18h00
Local: Centro de Educação Ambiental de Arronches
Quando: De 03 a 30 de Novembro, 10h00 às 12h30 e das 14h às 17h30 – de terça-feira a domingo.
Baja Vodafone 500 Portalegre com domínio de António Maio nas motos
Barbosa deu o mote em batalha lusitana
Confirmando a sua apetência pelos prólogos, o piloto do Mistubishi foi o mais rápido no primeiro teste de Portalegre
Como se esperava foram os portugueses a ditar o ritmo no Prólogo que abriu a edição 2011 da Baja Vodafone 500 Portalegre. Apesar da presença de algumas estrelas do panorama internacional, com natural destaque para Leonid Novitskiy e Jean-Louis Schlesser, foi Miguel Barbosa a ditar o ritmo, mas o piloto do Mitsubishi Racing Lancer por pouco não foi surpreendido por Ricardo Leal dos Santos, que cedeu apenas nove décimos.
Novitskiy lidera após SS2
"Armada" russa domina em Portalegre, com três pilotos nos primeiros cinco lugares
Depois de terem sido os portugueses a dominar o Prólogo da Baja Vodafone 500 Portalegre, coube à armada russa terminar o segundo sector selectivo na frente da corrida. Leonid Novitskiy escapou com mestria às armadilhas do percurso, que penalizaram em furos alguns dos adversários, para bater Helder Oliveira por 11 segundos e Boris Gadasin por 20, o que lhe permite arrancar para os mais de 250 quilómetros do sector da tarde com 19 segundos de vantagem para o seu compatriota e mais de um minuto para o piloto de Barcelos, que teve uma penalização de um minuto por falsa partida no prólogo, o que implica um atraso real de 1m13s.
Ficam as imagens da prova registadas na zona das Fontainhas Arronches/Monforte, assim como o registo do grave acidente que aconteceu cerca das 8h30 com o motard 001 da organização Jorge Leão, socorrido nas Fontainhas pelos Bombeiros Voluntários de Arronches e Monforte até a chegada do médico ao serviço da prova.
Classificações: http://bajaportalegre500.cronobandeira.com/
Mais sobre a Baja Vodafone 500 Portalegre:
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Arronches - Baja Portalegre 500 com passagem pelas Fontainhas/Casas Novas

Barbosa (Mitsubishi), virtual campeão nacional de todo-o-terreno, completou os 5,52 quilómetros de percurso cronometrado em 4.48,20 minutos, suplantando Ricardo Leal dos Santos por 0,9 segundos e Filipe Campos (Mini), recordista de vitórias em Portalegre (1996, 1998, 2001 e 2009), por 2,5.
O russo Leonid Novitskiy (Mini) foi mais rápido que o seu perseguidor no Mundial da especialidade (a 14 pontos), o francês Jean-Louis Schlesser (Mitsubishi), posicionando-se em oitavo, a 10,4 segundos do topo, enquanto o gaulês se ficou pelo 13.º melhor registo, a 19,1 segundos de Barbosa.
Com uma lista de inscritos de elevado nível, onde se destacam nomes como Hélder Rodrigues, Paulo Gonçalves, Ruben Faria, António Maio e Jakub Przygonski, o prólogo deu já o mote para o que se pode esperar ao longo dos 400 quilómetros da prova onde o espectáculo e a emoção são uma constante neste sábado dia 29 de Outubro de 2011.
Arronches – Fontainhas/Casas Novas
Em Arronches um dos melhores locais para assistir à passagem dos concorrentes da Baja Portalegre 500, fica na estrada do Apeadeiro na zona das Fontainhas/Casas Novas.
Com a passagem prevista por este sector dos primeiros Autos cerca das 09h00 e motos a partir das 12h15.
Estradas fechadas ao trânsito dia 29 de Outubro na zona de Arronches
- Estrada que liga Monforte a Arronches pelo Apeadeiro
- Estrada que liga Assumar a Urra
Arronches – Autarquia na lista de municípios bons pagadores

Incluem Arronches na lista de municípios do país que menos tempo demora a pagar aos fornecedores.
Em final de Junho de 2011, dos 157 do total de 308 municípios que demoravam mais de 90 dias a pagar. Existiam 18 autarquias com um prazo médio de pagamento superior a um ano. As empresas de construção civil são as mais prejudicadas, dado que, no início deste ano, a dívida global das câmaras ao sector rondava os 900 milhões de euros. Da lista não fazem parte Lisboa e Porto, que no final de 2010 demoravam a pagar aos fornecedores, respectivamente, 88 e 31 dias.
Na lista dos dez municípios mais atrasados nos pagamentos de facturas - da qual constam dois municípios da Madeira, dois do distrito de Faro e dois de Leiria - figuram em segundo e terceiro lugares os concelhos de Borba, no distrito de Évora, e de Portimão (Faro), ambos com um prazo de 733 dias, quase metade do Porto Santo. Seguem-se Vila Nova de Poiares (623 dias), Castanheira de Pêra e Celorico da Beira (611), Trofa (598), Figueiró dos Vinhos (464), Porto Moniz (459) e Faro (440).
Líder da lista do município que mais demora a pagar facturas está Porto Santo (Madeira) que em média se atrasa, 1401 dias, quase quatro anos, no pagamento das suas dívidas a fornecedores.
Fonte: Direcção-Geral das Autarquias Locais
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Protestos em Portalegre pela defesa dos Centros de Saúde

Manuel Coelho, presidente daquele município, em declarações à Rádio Elvas em directo do local do protesto assegurou que "cerca de 300 avisenses marcam hoje aqui presença e fazem ouvir a sua voz contra esta decisão".
Veja aqui vídeo do protesto junto a Unidade de Saúde Local do Norte Alentejano
http://www0.rtp.pt/noticias/?t=Protestos-em-Portalegre-pelos-Centros-de-Saude.rtp&headline=20&visual=9&article=493335&tm=8
Baja Portalegre com cerca de 500 participantes em prova

Em relação aos inscritos para a 25ª Baja Vodafone Portalegre 500 ascende a 95 equipas nos automóveis, 66 inscritos na prova FIA e 29 na competição nacional. O total das outras categorias ascende a 336, com 155 motos, 72 quads e 31 UTV/Buggy, a que se juntam 36 motos na Classic Baja, 16 na Maxi Baja e 26 jovens pilotos na Mini Baja.
Na zona de Arronches os locais mais perto para assistir à Baja Portalegre 500, ficam na estrada do apeadeiro de Arronches na zona das Fontainhas/Casas Novas ou ainda em Assumar. A passagem dos primeiros concorrentes por este sector está previsto acontecer entre as 8h30 9h00.
Exposição comemora os 25 anos de provas da Baja Vodafone Portalegre 500
No decorrer da Baja Portalegre 500, Está patente ao público numa das salas das instalações da Nerpor, em Portalegre, uma exposição comemorativa dos 25 anos da Baja Vodafone Portalegre 500, numa retrospectiva bastante interessante deste quarto de século de história da prova alentejana.
A exposição terá essencialmente uma componente documental, estando disponíveis para os visitantes elementos como reportagens impressas das várias edições, listas de inscritos, classificações e outros documentos de grande interesse, para além de uma ampla reportagem fotográfica, assinalando momentos de grande espectáculo das 24 edições, da autoria das agências Interslide, Photo Slick, Photo Xtrod e ainda do fotógrafo Joaquim Condenso.
Mas, para além da parte documental, estarão ainda expostas viaturas bastante interessantes e com grande história nas provas de todo o terreno. Desde logo o UMM com que José Megre e Pedro Villas Boas participaram pela primeira vez no Paris-Dakar e a bordo do qual acabou por nascer o projecto que levaria à origem da Baja Portalegre 500. Outro UMM com palmarés presente nesta mostra é o carro vencedor da edição de 1989, dos gémeos Carlos e Rogério Almeida.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Portalegre - Exposição de Fotografia Alentejo Natural

Onde:
Av. da Extremadura Espanhola, 2 F – Portalegre - (junto à Delegação da Turismo do Alentejo).
Horário de Visita: 2ª a 6ª feira das 9:30-13:00 e das 14:30-18:00
Sábados das 14h00 às 18h00
Entrada Gratuita
Esta exposição tem a chancela da Galeria Tempo Sem Fim, Turismo Criativo e Natugrafia.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Destaques edição de Outubro do jornal Notícias de Arronches

- Paira a incerteza sobre o futuro dos “Beloteiros”. Funcionários sem receberem há três meses vivem angustiados
- Reunião de Câmara - Vereadores do executivo permanente e da oposição, todos de acordo que é necessário “socorrer” os bombeiros
- Discussão acesa na 4ª sessão ordinária da Assembleia Municipal de Arronches
- Centro de Bem Estar Social de Arronches apresentou aos associados a nova frota de viaturas ao serviço da instituição
Estas e outras notícias podem ser lidas na edição de Outubro do jornal Notícias de Arronches, com distribuição gratuita.
Salvaleón – XV Feria de Muestras Transfronteriza

Este certame conta com a participação de artesãos do concelho de Arronches.
Deixamos a programa da feira, assim como a sugestão para uma visita Salvaleón no decorrer da sua feira transfronteiriça.
Clicar duas vezes na imagem para ampliar programa
Pincha en la imagen para ampliar


domingo, 23 de outubro de 2011
Futebol Iniciados - Academia/Atlético Clube de Arronches 1 – Portalegrense 2 e muita confusão no final do jogo

Uma bonita e bem disputada partida de futebol com a vitória do Portalegrense por 2 bolas a 1 frente aos jovens da Academia/ Atlético Clube de Arronches.
Já depois do apito final do árbitro, ainda com os jogadores em campo registaram-se alguns incidentes, facto que levou à intervenção da GNR que procedeu à identificação de um jovem adepto do Portalegrense.


Futebol – Esperança perde frente ao Alpalhoense
A equipa comandada por Sérgio Dias acabaria por contrariar o ataque dos homens do Alpalhoense apostados em vencer o jogo, até ao minuto 13 da segunda parte, altura em que as redes defendidas por Clemente acabariam violadas.
O Esperança ainda tentou reagir igualando o marcador mas a ausência de erros e a boa forma física dos homens da casa acabariam por levara melhor a seu favor.
Já em tempo de compensação seria ditado o resultado final com o Alpalhoense comandado por Luís Nabais a vencer a partida por 2 bolas a zero, um resultado escasso para o esforço despendido durante todo o jogo.
Nesta partida destacaram-se em campo jogadores: Quim do Alpalhoense e Miguel para o Esperança.
Quanto à equipa de arbitragem dirigida por Eurico Vilela, e auxiliada por Pedro Mangerona e Fábio Fartouce, com um trabalho aceitável.
Resultados das equipas arronchenses na 2ª jornada do campeonato distrital de seniores
Degoladense – 2 – Arronches e Benfica 1
Montargilense 0 – Mosteirense 1
sábado, 22 de outubro de 2011
ULSNA - Unifica e reduz horários nos centros de saúde do distrito de Portalegre

De acordo com uma circular emitida pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), a medida abrange os centros de saúde de Castelo de Vide, Marvão, Alter do Chão, Crato, Gavião, Avis, Fronteira, Sousel, Arronches e Monforte.
De acordo com a ULSNA, a medida é baseada no Despacho n.º 7/2011 do ministro da Saúde, que determina que sejam «elencadas medidas no sentido da racionalização das estruturas e controlo da despesa, garantindo o direito à protecção da saúde e no sentido de uma efectiva racionalização da carga horária».
Assim, os centros de saúde abrangidos pela medida vão passar a funcionar entre as 8h00 e as 18h00 ou das 9h00 às 19h00, nos dias úteis, e das 9h00 às 13h00 aos sábados, domingos e feriados.
Já os centros de saúde com mais de sete mil utentes (Campo Maior e Nisa) também vão sofrer uma redução no horário de funcionamento, mas de uma hora, e passam a estar de portas abertas das 8h00 às 20h00, nos dias úteis, e das 8h00 às 14h00 aos sábados, domingos e feriados.
A ULSNA informa, no mesmo documento, que os centros de saúde de Elvas e Portalegre mantêm o horário de Unidade de Saúde Familiar (USF), ao passo que o centro de saúde de Ponte de Sor com um horário médico das 8h00 às 20h00 nos dias úteis.
No que diz ainda respeito a Ponte de Sor, a ULSNA justifica a medida alegando que aquele centro tem um Serviço de Urgência Básica (SUB), não prestando cuidados médicos aos sábados, domingos e feriados, para além dos disponibilizados pelo SUB.
Num outro documento emitido pela ULSNA, também baseado no Despacho n.º 7/2011, aquele organismo informa os centros de saúde da região da «fusão» de Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) até ao dia 1 de Novembro.
O conselho de administração da ULSNA decidiu «unificar as UCSP de concelhos limítrofes, atendendo à proximidade geográfica e ao número de utentes inscritos», lê-se no documento.
Nesse sentido, os concelhos de Alter do Chão e Crato vão formar uma única UCSP, Castelo de Vide e Marvão outra, Sousel e Fronteira também serão alvo de fusão, bem como Arronches e Monforte que ficarão também com uma única UCSP.
PCP/Portalegre Critica
O coordenador da Direcção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) do PCP, Fernando Carmosino, criticou a desactivação de 13 extensões de saúde no distrito de Portalegre, argumentando que, na saúde “os critérios economicistas não podem prevalecer sobre os direitos humanos”.
Fernando Carmosino, que falava em conferência de imprensa, na sede do PCP de Portalegre, criticou ainda a anunciada fusão de oito centros de saúde no Alto Alentejo.
Para o dirigente comunista as medidas anunciadas pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) vão contribuir para o “aumento do fluxo de doentes às urgências do hospital de Portalegre e das dificuldades de acesso das populações aos cuidados de saúde”.
Referindo ainda, que Portalegre é o distrito do país que perde mais verbas das transferências do Orçamento de Estado para 2012, recebendo menos 5,1 por cento do que em 2011.
Os 15 municípios do Alto Alentejo vão receber no próximo ano menos cerca de 4 milhões de euros em comparação com as verbas atribuídas este no ano transacto.
O coordenador da DORPOR considera que esta redução de verbas vai provocar a “asfixia financeira” dos municípios, liquidação de direitos e empobrecimento das populações.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Arronches – Ainda mais isolada com a supressão do serviço de passageiros na Linha do Leste
O Plano Estratégico de Transportes prevê o término do transporte de passageiros na linha ferroviária do Leste, compreendida entre Abrantes e Elvas, assim como a desactivação do ramal de Cáceres.
Apesar de reconhecer que “é urgente e importante” reduzir a despesa do Estado, Armando Varela considera que esta decisão deveria ser alvo de “maior ponderação”, sobretudo tendo em conta a “especial situação de interioridade e isolamento do Alto Alentejo”.
Tratando-se de vias de comunicação estruturantes para o seu desenvolvimento e crescimento económico – bem como para a mobilidade das populações –, o Presidente do Concelho Executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo não poderia deixar de expressar a sua oposição perante medidas que prejudicam a região, relegada a um cada vez maior isolamento.
Salienta ainda a falta de investimento por parte da Administração Central nas vias de comunicação da região, agravada com o encerramento das existentes, que receia poder contribuir para a sua perda de atractividade, acelerando o despovoamento e dificultando a subsistência da actividade económica.
O transporte de passageiros na linha ferroviária do Leste que abrange os concelhos de Abrantes, Ponte de Sor, Alter do Chão, Crato, Portalegre, Monforte, Arronches e Elvas, prevê-se que vai ser suprimido até ao final de 2011.
Espanha contra as alterações na linha do leste e a desactivação do comboio Lusitânia que liga Lisboa com Madrid por Cáceres.
Veja aqui a notícia do “elperiodicoextremadura.com”
El portavoz del Grupo Socialista en el Parlamento extremeño, Valentín García, ha considerado hoy como "un nuevo mazazo" para Extremadura y para el Alentejo portugués la decisión del Gobierno luso de suprimir el tren Lusitania que une Lisboa con Madrid por Cáceres.
En la rueda de prensa para valorar la decisión tomada ayer por la Comisión Europea con respecto a los corredores ferroviarios de mercancías, García ha instado al presidente de la Junta, José Antonio Monago, a que intensifique sus contactos con sus colegas lusos, "porque nunca antes Portugal había apostado tan poco por las conexiones con Extremadura".
En ese sentido, ha dicho que "el Gobierno de la derecha portuguesa está sucumbiendo a los intereses de los grupos económicos poderosos" de su país que siempre han apostado por las conexiones por el norte, frente a los socialistas, que preferían la unión con Madrid por el Alentejo y Extremadura.
La propuesta, que ha sido presentada hoy por el diputado Víctor Casco, pide al Gobierno de España que inicie conversaciones con el portugués para que se mantenga este servicio ferroviario. Casco ha destacado que este tren, uno de los últimos Talgo que circula por Extremadura, funciona desde hace 70 años y hoy, justamente, se cumplen 130 años de la inauguración de esta línea en Cáceres por parte del Rey Alfonso XIII.
El diputado de IU ha reclamado al Gobierno de España que no pierda esta "batalla" y los dos millones de euros invertidos en la línea, por la que sólo circula este tren.
Así lo ha anunciado hoy en una rueda de prensa en Mérida el diputado de IU en la Asamblea de Extremadura Víctor Casco.
Casco ha asegurado que el Eje 16 Sines-Extremadura-París, aprobado por la Unión Europea en 2004, el único corredor que había hasta la fecha, ahora "prácticamente ha desaparecido".
Ante la interesadas informaciones que llegaron ayer de Bruselas sobre la decisión adoptada por la CE, IU Extremadura se dirigió directamente a la fuente y, en la web oficial comunitaria, comprobó, según Casco, que el corredor que pasaba por Extremadura ha dejado de ser "estratégico".
La "pequeña concesión" para Extremadura ha sido incluirla en un "ramal", el denominado corredor Atlántico-Mediterráneo; una línea "básica", no "estratégica", que será la última de las prioridades, según el diputado de IU.
La CE sólo ha aprobado dos ejes principales, el Atlántico y el Mediterráneo, junto a un corredor central de Madrid a Barcelona, por lo que, en su opinión, el ramal extremeño se irá "cayendo presupuesto a presupuesto".
Como la decisión definitiva la tiene que adoptar el Parlamento Europeo dentro de un año, Casco ha abogado por "presionar" y, en este sentido, ha enmarcado la protesta junto a la izquierda del Alentejo.
"Informaciones recientes hablan de que el tren Lusitania se puede perder, esto ocurriría no sólo por decisión de Portugal sino también porque el Gobierno del PSOE lo deja caer, olvidando los 130 años de historia en transporte de viajeros y mercancías por ferrocarril", ha afirmado Hernández Carrón.
Assembleia-Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Arronches

Ordem de trabalhos:
Ponto um – Informações de carácter geral
Ponto dois – Esclarecimento da situação das turmas de 1º,2º,3º anos, de acordo com o solicitado pelos Encarregados de Educação dos alunos do segundo ano.
Ponto três – Outros assuntos
Assina a convocatória datada de 20 de Outubro de 2011, Elisabete Rasquete, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação.
Marvão - XVIII Feira da Castanha

Neste grande evento, apelidado como o mais autêntico e genuíno do País, a Vila de Marvão torna-se uma grande mostra de produtos locais e regionais com mais de 80 postos de artesanato ao vivo e postos de venda, tenda dos produtores locais onde se poderão encontrar vários produtos hortícolas e frutícolas, áreas de venda de enchidos, queijos, licores, compotas, doces caseiros, área de restauração e quatro magustos colocados em sítios estratégicos da Vila com excelente castanha assada e vinho da região.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Arronches – Grupo de Forcados venceu prémio para a melhor pega na Azambuja

Uma boa actuação dos Amadores de Arronches, numa corrida onde se lidaram novilhos-toiros da ganadaria de José Dias que proporcionaram um bom espectáculo e duas excelentes pegas ao primeiro intento, executadas por Fábiuo Mileu e Ricardo Martins.
Os Amadores de Arronches que em 2011 tiveram uma das suas melhores épocas, vão encerrar a temporada com uma corrida a realizar em Benidorm (Espanha), cujo cartel divulgaremos oportunamente.

Arronches na imprensa regional - Jornal Alto Alentejo

Arronches – Lembra o poeta e escritor Manuel da Fonseca
Arronches – “No III Dia de la Mancomunidad” em La Codosera
Arronches – Forcados vencem em Azambuja
Estas e outras notícias podem ser lidas na edição em papel do jornal Alto Alentejo.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Mosteiros - Documento Verde da Reforma da Administração Local apenas prevê
Em curto espaço de tempo a informação teve milhares de visitas no blog, as fotografias com centenas de descargas, comentários ás dezenas, a maioria não publicados por motivos conhecidos dos seus autores e uns quantos recados e telefonemas de amigos e conhecidos, cada um com a sua versão para tamanho terramoto que pelos vistos apenas “PREVÊ”, uma situação, que esperamos não se venha a consumar dada a importante função desempenhada pela mesma junto da população residente na área da freguesia, assim como pelo empenho e contributo da Câmara Municipal de Arronches e outras forças vivas do concelho na defesa desta ou outra Junta de Freguesia situadas numa das regiões mais desertificadas e negligenciadas pelo anterior e actual poder Central, se não veja-se:
“Portalegre é o distrito do país que perde mais verbas das transferências do Orçamento de Estado para 2012, recebendo menos 5,1 por cento do que em 2011, no continente a região do Alto Alentejo é também a que menos verbas vai receber no próximo ano, com 72,9 milhões de euros”
Dado ainda alguns comentários fazerem alusão ao facto de ser referido, que Mosteiros é a freguesia rural mais dinâmica e com a melhor relação de proximidade com a população residente, é uma situação que se constata em parte talvez motivada pela dinâmica das gentes de Mosteiros e pela disponibilidade facultada pela aposentação da vida profissional do presidente da Junta, disponível 24 horas ao serviço da mesma.
Uma situação dificilmente conseguida nas outras Juntas de Freguesia, onde por falta de tradição ou vida profissional dos responsáveis, a sua presença seja menos assídua as tais “24 horas”.
Quanto à escolha das imagens que ilustram o texto tanto do desagrado de alguns e agrado de outros, apenas tiveram por objectivo relembrar as visitas de governantes portugueses a esta pequena freguesia rural do concelho de Arronches, em duas ocasiões pelo presidente Dr. Jorge Sampaio e uma vez pelo primeiro ministro José Sócrates, facto que na altura que registamos com agrado, assim como gostaríamos que se volta-se a registar com os actuais Prof. Aníbal Cavaco Silva ou Dr. Passos Coelho ou ainda futuros chefes da Nação.
Ver Lista:
FREGUESIAS A MANTER.pdf
FREGUESIAS A AGREGAR.pdf
Foto: Presidente da Republica Dr. Jorge Sampaio com elementos do Grupo das Pedrinhas de Arronches, aquando da sua última visita à Freguesia de Mosteiros
Arronches – IV Torneio de Sueca do Grupo Desportivo da Autarquia

O programa tem início pelas 08h00 com a Matança do Porco, seguindo-se ás 13h00 o tradicional Almoço com “Sopa de Cachola”.
Pelas 15h00 inicia-se o IV Torneio de Sueca seguido de uma animada tarde de convívio.
Inscrições na Câmara Municipal de Arronches.
Mais informação consultar cartaz em anexo.
Organiza Grupo Desportivo da C.M.A - apoio do Município de Arronches.
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Arronches - Reforma da Administração Local prevê extinção da junta de freguesia de Mosteiros

Afinal não deixa de ser curioso que reforma da Administração local em Arronches tenha começado pela freguesia rural mais dinâmica e com a melhor relação de proximidade com a população residente.
Nos contactos que mantivemos com residentes de Mosteiros todos se mantiveram contra o desaparecimento da freguesia, por considerarem que a mesma é o motor de desenvolvimento local numa zona rural isolada e população envelhecida, assim como "o único elo de ligação com os munícipes".
Mosteiros que nas legislativas de 2005 foi das freguesias mais socialistas de Portugal, recebeu no passado em curto espaço de tempo em duas ocasiões, a visita do presidente Jorge Sampaio e do primeiro ministro José Sócrates que almoçou em casa do presidente da junta, um autarca que está à frente desta freguesia há 16 anos, mas que cumpriu o seu primeiro mandato pelas cores do PSD.
O Governo apresentou no dia 26 de Setembro o “Documento Verde da Reforma da Administração Local”, demonstrando uma mudança estrutural e estratégica da administração local autárquica através de uma reforma da gestão, uma reforma do território, e uma reforma política, criando uma administração mais eficaz e eficiente e racionalizando os recursos públicos.
Veja lista em:
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Arronches – III Feira de S. Martinho dos Bombeiros Voluntários

Como vem sendo hábito nos últimos anos a ocasião é aproveitada pela Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches para levar a efeito a Feira de S. Martinho, o que vai acontecer no próximo dia 12 de Novembro (sábado), no complexo os Celeiros.
O Programa da III Feira de S. Martinho, inicia-se pelas 15h00, com a venda de Castanha Assada.
18h00 - Abertura de Feira - Bar / Quermesse / Castanha Assada, venda de bolos, salgados, doces e licores regionais.
22h00 - Música de Baile com o DJ Borba
Espaço Recreio - Destinado às crianças com actividades lúdicas, a decorrer durante toda a feira.
A entrada na feira é gratuita, pode colaborar com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches, com a oferta de um bolo ou licor para venda no decorrer da feira.
Organiza: Associação de Bombeiros Voluntários de Arronches
Apoio: Município de Arronches
domingo, 16 de outubro de 2011
Futebol Distrital - Esperança, 2 – Monfortense , 3

Nesta primeira jornada o Esperança dominou a primeira parte, com algumas ocasiões de golo não concretizadas, acabando por chegar ao intervalo a vencer por 1 bola 0.
Na segunda parte o Monfortense entrou melhor em campo, chegando aos 2 a 1, vindo a equipa de Esperança a empatar de penalti.
Em suma foi um bom jogo de futebol bem disputado apesar do calor, com uma fraca arbitragem que usou e abusou de muitos cartões amarelos e ainda um vermelho para o guarda-redes do Monfortense.
No final da partida o marcador assinalava Esperança 2 – Monfortense 3.
De referir que o Campeonato Distrital tem, este ano, uma novidade: ao contrário de temporadas anteriores, nesta época todos os pontos contam até ao fim do campeonato, ao contrário do que aconteceu anteriormente em que a prova era disputada em duas fases.