quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Arronches – Exposição “Artesanato” de Belmiro Gonçalves no Centro de Educação Ambiental

A exposição de Artesanato de Belmiro Gonçalves, foi inaugurado na tarde da passada terça feira dia 4 de Outubro, no Centro de Educação Ambiental, com a presença da Eng. Fermelinda Carvalho, presidente do município de Arronches e pelo Vice-presidente e responsável pelo pelouro da cultura, Dr. José Bigares e numeroso público que se quis associar a este evento cultural.

Na cerimónia de abertura da exposição o Dr. José Bigares fez a apresentação do artesão, referindo a qualidade das obras expostas que fielmente retratam o passado agrícola do concelho de Arronches, com as juntas de bois a lavrar os campos ou os carros de parelha a transportar o cereal para a eira, hoje aqui representados em miniaturas de madeira.

Por sua vez a senhora presidente de Câmara, Eng. Fermelinda Carvalho, referiu ser grande apreciadora do trabalho do Sr. Belmiro, manifestando ainda a disponibilidade do município em apoiar os artesãos na divulgação das suas obras.

Natural de Esperança e residente em Arronches, Belmiro Gonçalves, aposentado da GNR, inspirou-se na “arte pastoril Alentejana” transmitida de geração em geração para executar as suas peças com as matérias que a natureza envolvente lhe oferece, como a madeira, o boinho, a cortiça, o osso e o chifre, para esculpir peças tão diversas como, "carros de parelha, carroças, trilhos, charruas, cadeiras de bunho ou cornas".

Nesta exposição é ainda possível ver parte da colecção de chocalhos, mangas, picadeiros, esquilas e esquilões, assim como arreios, cáguedas e badalos em madeira.

A Exposição pode ser vista no Centro de Educação Ambiental de Arronches de 4 a 30 de Outubro das 10h00 às 12h30 e das 14h às 17h30 – de terça-feira a domingo.



































































Sem comentários:

Enviar um comentário