domingo, 27 de março de 2011

Arronches – roubaram o sino depois da visita do bispo aos Mosteiros

O Bispo de Portalegre e Castelo Branco D. Antonino Dias terminou este Domingo, dia 27 de Março, uma visita Pastoral que vinha efectuando à Paróquia de Arronches, após uma semana de contacto directo com a comunidade paroquial.


Ainda com o bispo a visitar a igreja de Nª Senhora da Graça de Mosteiros no passado sábado dia 26, pelas 15h00 já os ladrões rondavam a igreja, local de onde ao final dessa tarde/noite foi roubado o sino da torre da igreja matiz.

De referir que ainda decorria a visita do prelado a esta igreja rural, quando foram observados movimentos estranhos por parte dos ocupantes de uma carrinha de cor branca que em atitude suspeita circulava na zona por caminhos de terra batida.

O roubo foi detectado por um grupo de visitantes hoje ao final da tarde, ao verificarm o arrombamento da porta da torre sineira e falta do sino, tendo de imediato comunicado a ocorrência ao presidente da Junta de Freguesia de Mosteiros.

A igreja Matriz de Mosteiros situa-se a cerca de 4 kms do núcleo urbano junto ao cemitério da freguesia. O sino original desta igreja de maior dimensão, foi transferido na década de noventa para a nova igreja de S. João construída em Mosteiros, altura em que foi substituído por um velho sino antes pertencente à igreja do Monte de Vale Monteiro, desmantelada durante o processo da Reforma Agrária e mais tarde oferecido pelas conhecidas proprietárias agrícolas irmãs Gonçalves de Elvas, e destinado à então igreja de S. João a construir num terreno por elas cedido graciosamente à paróquia de Mosteiros.

Peça muito antiga e de elevado valor estimativo para as gentes de Mosteiros, este é mais um sino de bronze a juntar a lista de roubos da já denominada rede dos sinos dos campanários, que nos últimos tempos vem fazendo estragos no património artístico do Alentejo.

1 comentário:

  1. http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentID=31166D3E-90AD-4E52-AC0B-B0EE0BC4137B&channelID=00000021-0000-0000-0000-000000000021

    ResponderEliminar