terça-feira, 22 de março de 2011

Feira de Doçaria Conventual de Portalegre promete adoçar o Alentejo

“A edição deste ano da Feira de Doçaria Conventual de Portalegre conta com a presença de doceiros portugueses, alemães, italianos, espanhóis e franceses”.

O certame, a realizar nos claustros do Convento de Santa Clara nos dias 1 - 2 - 3 de Abril, é promovido pela autarquia local, em parceria com a Associação Comercial de Portalegre e o Triângulo Urbano Ibérico Raiano (Triurbir).
A mostra é também promovida pela Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (QUALIFICA).

A Turismo do Alentejo, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e o Instituto do Emprego e Formação Profissional são outros dos parceiros da iniciativa.

A Feira de Doçaria Conventual de Portalegre apresenta nesta edição um vasto conjunto de iniciativas, entre as quais se destacam as demonstrações ao vivo de confeção de doces, laboratórios de gosto e um atelier infantil denominado “Mãos na Massa”.

A organização tem ainda para oferecer aos visitantes um salão de chá, um espaço que vai acolher uma exposição subordinada ao tema “A arte de bem iluminar: Do azeite ao Led” e uma livraria onde os visitantes poderão encontrar obras com receitas culinárias dedicadas aos doces.

Um dos pontos altos do certame passa pela realização do concurso “O melhor doce Conventual”, iniciativa que tem como objetivo colocar a concurso os melhores doces apresentados pelos doceiros.

Dados históricos indicam que, em Portalegre, até meados do século XX, as religiosas dos conventos de Santa Clara e São Bernardo confecionaram e comercializaram diversos doces, tais como o Manjar Branco, o Toucinho do Céu, os Rebuçados de Ovos, o Queijo Dourado e a Lampreia de Portalegre.

Conhecida em tempos como a "cidade dos sete conventos", devido à sua tradição religiosa, Portalegre possui um vasto número de receitas de doces conventuais, com origens remotas que estão guardadas a “sete chaves” pelas doceiras.

Na Feira de Doçaria Conventual podem ser saboreados vários doces, como barrigas de freira, pães de rala, toucinhos-do-céu, fidalgos, ovos-moles, castanhas de ovos, rebuçados de ovos de Portalegre, pastéis de Belém e de Tentúgal, Lampreia de Amêndoa, fartes e queijinhos do céu entre outros.

Para mais informação consultar programa em anexo. (clicar para ampliar).

Sem comentários:

Enviar um comentário