quarta-feira, 30 de março de 2011

Arronches - Simulacro de incêndio urbano no Centro Histórico

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Arronches realizou ao início da noite desta quarta feira dia 30 de Março, um exercício simulado de combate a incêndio urbano numa habitação degradada do Centro Histórico de Arronches que envolveu o Corpo Activo e estagiários desta corporação O exercício teve como objectivo testar em tempo real a capacidade operacional de resposta dos Bombeiros Voluntários de Arronches, neste tipo de simulações, bem como testar o plano de emergência e evacuação interno dos sinistrados neste incêndio ocorrido num local de difícil acesso ás viaturas de combate a incêndios, com ruas muito estreitas e algumas viaturas estacionadas a dificultar o acesso dos bombeiros ao local.


Tudo se sucedeu por volta das 21h00, com a chegada ao local do Corpo de Bombeiros, que vinha comandado pelo seu Comandante, Marco Vieira, com cinco viaturas (um VFCI pesado, um VCOT, uma ABTD, VTTV e uma ABSC), além do corpo activo dos BVA, devidamente equipados para um incêndio urbano. O simulacro, continha também, o resgate de uma vítima no interior do prédio, que foi retirada por dois bombeiros, posta numa maca previamente localizada perto do perímetro de segurança.


Participaram ainda neste simulacro o Comandante Distrital de Operações de Socorro, Belo Costa, assim como a equipa Protecção Civil de Arronches, Presidente de Câmara, Eng. Fermelinda Carvalho e o Vice Presidente de Câmara, Dr. José Bigares, a GNR garantiu o perímetro de segurança e orientou o transito na zona.


No final todos os envolvidos nesta operação que durou cerca de uma hora, falaram do que correu bem e do que correu menos bem, para no futuro melhorarem a prestação de socorro à população.

Sem comentários:

Enviar um comentário