Mostrar mensagens com a etiqueta incêndio. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta incêndio. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de maio de 2020

Arronches – Rosas substituíram alunos na escadaria da antiga Escola Básica 2, 3, hoje invadida pela vegetação


Em Portugal, de Norte a Sul passaram a existir edifícios pagos com o dinheiro dos contribuintes devolutos, como acontece com várias escolas hoje abandonadas, Arronches não foi exceção à regra como se constata pelas imagens.

A antiga Escola Básica 2, 3 de Arronches, está devoluta desde fevereiro de 2017, depois de alunos e professores terem deixado este espaço que foi inaugurado nos anos oitenta, e que foi visitado em 14 de março de 1989, pelo então Presidente da República, Dr.  Mário Soares, e passarem a utilizar o novo e moderno Centro Escolar, inaugurado pelo ministro Pedro Marques, a 2 de fevereiro de 2017.  

Este novo Centro Escolar, foi uma obra  que constituiu na época um dos maiores investimentos dos últimos anos no Concelho de Arronches, e que rodou os três milhões de euros, e que teve o lançamento da primeira pedra a dia 25 de junho de 2013.

Hoje as antigas instalações da Escola Básica 2, 3, começam a acusar a passagem do tempo e a falta de manutenção, com a vegetação a invadir todo o espaço e a constituir um elevado risco de incêndio nos meses de verão, não só para as instalações da ex escola, como para os edifícios localizados nas proximidades.  

Atualmente na entrada da antiga escola, é possível ver um manto de rosas a descer as escadas por onde antes entravam alunos e professores, indicando às pessoas que passam na estrada que a escola está abandonada e que urge reaproveitar um espaço, por sinal bem localizado numa das principais entradas da vila.  

O destino deste edifício atualmente cedido ao Centro de Bem Estar Social e Santa Casa da Misericórdia de Arronches, é certamente ser reconvertido como já aconteceu ao último bloco, que foi demolido para dar lugar ao parque estacionamento do novo Centro Escolar, inaugurado recentemente e que justificou por parte da Câmara Municipal um investimento total de 136.159,59€.

É pena que estas situações se arrastem no tempo, pois os edifícios parados a degradarem-se ano após ano não ajudam ninguém e dão uma má imagem.
Fotos/ Emílio Moitas 







sábado, 28 de setembro de 2019

Arronches – Fogos de outono ainda dão que fazer aos bombeiros


Apesar da chegada do outono o calor e os inevitáveis fogos rurais parecem não dar tréguas aos bombeiros, com diversos focos de incêndio registados nesta tarde de sábado dia 28 de setembro, nos concelhos de Arronches, Campo Maior e Elvas.

Em Arronches as chamas surgiram no Monte da Rabasca, na estrada para Campo Maior,  numa zona de restolho, cerca das 14h30, sendo combatido rapidamente pelos Bombeiros Voluntários de Arronches, com 6 operacionais e 2 veículos.

Os outros dois incêndios todos em terrenos agrícolas estão a mobilizar bombeiros das corporações locais, um perto do Monte de Água de Banhos, em São Vicente, no concelho de Elvas e outro na freguesia de Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior.
Fotos/ Arquivo/ E. Moitas 

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Portalegre - Incêndio na Santa Casa Misericórdia não passou de um susto



Um pequeno foco de incêndio supostamente provocado por um curto-circuito assustou funcionários e utentes nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, esta manhã de sexta feira dia 27 de setembro, rapidamente controlado pelos bombeiros.

Segundo informação do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Portalegre, tratou-se de um “incêndio em equipamentos existentes no local.

O alerta foi recebido no CDOS às 10h27, no local estiveram 7 operacionais apoiados por 2 veículos, assim como a PSP que controlou o trânsito na zona.
Foto/Arquivo / E. Moitas

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Arronches – Bombeiros combatem incêndio no Monte da Figueira

Dezenas de bombeiros estão a combater três incêndios agrícolas que deflagraram esta manhã de 30 de maio, no espaço de 10 minutos nos concelhos de Arronches, Nisa e Elvas.

Os incêndios surgiram cerca das 11h00, e mobilizam dezenas de operacionais e cerca de 20 viaturas.  

Em Arronches as o incêndio lavra no Monte da Figueira de Cima, na freguesia de Assunção, está a ser combatido pelos Bombeiros Voluntários de Arronches, temendo-se que as chamas possam progredir para a zona onde pastam os touros bravos da ganadaria Francisco Romão Tenório.

Os outros dois incêndios estão a lavrar no Penedos, em Elvas, e na freguesia de Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão, concelho de Nisa.
Fotos/ E. Moitas 





domingo, 12 de maio de 2019

Arronches – Bombeiros chamados a incêndio em contentores da VALNOR

O alerta surgiu cerca das 13h00, deste domingo dia 12 de maio, com os bombeiros voluntários de Arronches a serem chamados a fazer face a um incêndio que tinha deflagrado nos contentores de sobrantes da VALNOR, estrutura situadas na zona da Regional, antiga CAESA, na saída para Portalegre.

Um fogo no mínimo estranho dada a chuva dos últimos dias e estes contentores de grandes dimensões não serem utilizados pela população para depositar cinzas de lareiras, por vezes ainda em brasa, o que em alguns casos provoca incêndios, o que parece não ter acontecido nesta ocasião.

No combate ás chamas estão 2 meios de combate a incêndios e 1 veículo de comando dos Bombeiros Voluntários de Arronches, assim com a GNR e Serviço Municipal de Proteção Civil.

Fonte dos bombeiros prevê que as chamas nos contentores se mantenham activas durante toda esta tarde de domingo.

Vídeo/Fotos/ E. Moitas/Video no Facebok.





domingo, 24 de março de 2019

Bombeiros de Arronches e mais de 200 operacionais e cinco meios aéreos combateram incêndio em Proença-a-Nova este domingo



Um incêndio em Montes da Senhora, no concelho de Proença-a-Nova, está a ser combatido por 231 operacionais, entre os quais o Bombeiros Voluntários de Arronches, sendo apoiados por 69 viaturas e cinco meios aéreos, assim como três máquinas de rasto a consolidar o perímetro do incêndio para impedir reacendimentos.

O fogo, em zona florestal,  que teve três frentes ativas colocou em perigo algumas habitações em perigo.

As chamas que tiveram origem numa viatura que participava na prova Baja TT do Pinhal, que decorria numa zona florestal, estiveram a lavrar desde as 10h57, entrando em fase de rescaldo e vigilância cerca das 17h00, avançou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco.
Foto/ Arquivo/ E. Moitas 

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Incêndio de Marvão encontra-se em fase de rescaldo, mas as chamas ainda se deixavam ver junto à Piscina Natural da Portagem


O incêndio que eclodiu, no passado domingo, por volta das 15h30, na encosta de Marvão, foi dado como “dominado” pela Proteção Civil às 02h00 da madrugada desta segunda feira e entrou em fase de rescaldo quase cinco horas depois.

Já esta tarde cerca das 16h40, os meios aéreos voltaram a combater um reacendimento cerca da Portagem…

As chamas, consumiram uma vasta área de povoamento florestal de pinheiro,sobreiro e castanheiro na encosta da vila de Marvão sobranceira à aldeia de Portagem, chegaram a ser combatidas por mais de 200 operacionais, portugueses e espanhóis e cerca de 80 viaturas e oito meios aéreos.
Veja vídeo no Facebook / Fotos Emílio Moitas 











segunda-feira, 9 de abril de 2018

ARRONCHES - INCÊNDIO EM CHAMINÉ MOBILIZOU BOMBEIROS


A sirene dos bombeiros fez-se ouvir na passada segunda-feira, 9 de abril, com alguma insistência ao final da tarde, alertando para um incêndio urbano na chaminé de uma habitação, no bairro de Santo António em Arronches, que mobilizou meios de socorro para o local.

O alerta para a ocorrência foi dado por volta das 18h30 e as chamas deflagraram na chaminé de uma vivenda na zona do Centro de Saúde.

No local estiveram seis elementos e dois veículos dos Bombeiros Voluntários de Arronches, que dominaram as chamas.


Não há feridos a registar, apenas danos na chaminé. 

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Incêndio esta tarde no Parque Natural da Serra de S. Mamede


Um incêndio florestal com origem desconhecida surgiu esta tarde de terça-feira dia 6 de fevereiro, no Parque Natural da Serra de S. Mamede, cerca das 17h00, na zona de Reveladas, no concelho de Marvão.

Uma imagem insólita na Serra de S. Mamede captada por visitantes, que ao subirem a serra, em vez de neve encontram fogo.

Ao início da noite o fogo ainda se mantinha ativo numa zona de pinhal.

De acordo com o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Portalegre o fogo está a consumir uma zona de mato e pinhal.

O combate às chamas mobiliza cerca de 40 operacionais auxiliados por 10 veículos, dos Bombeiros de Marvão, Portalegre e Castelo de Vide.  
Fotos: Tolin Salgado/La Codosera  

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Incêndio atinge habitação no centro histórico de Alegrete

Um incêndio numa habitação no centro histórico de Alegrete, na zona do Largo da Praça, deixou esta quinta-feira dia 7 de dezembro, os residentes e vizinhos em sobressalto que temeram o pior, com um fogo a atingir a cobertura de uma habitação.

Fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Portalegre, informou o fogo não fez feridos, com a pronta intervenção dos bombeiros a evitar o pior.

Ainda segundo um residente na zona as chamas posssivelmente  tiveram origem num sistema de aquecimento da habitação.

O alerta para o incêndio foi recebido às 11h14, com o fogo a ser dado por extinto cerca das 12h00.

A Junta de Freguesia de Alegrete acompanhou a situação, manifestando apoio á família afetada, que em princípio não necessita realojamento.

Ainda do (CDOS),  as chamas cforam combatidas por 15 operacionais dos Bombeiros de Portalegre, auxiliados por cinco viaturas.
Fotos: Emílio Moitas /Global News 


terça-feira, 20 de junho de 2017

Bombeiros Voluntários de Arronches combatem incêndio junto a uma aldeia de Góis

Uma equipa com 5 elementos e um carro de combate a incêndios dos Bombeiros Voluntários de Arronches, foi acionada esta madrugada de 20 de junho, pelas 00h15, para integrar o grupo de reforço dos Bombeiros do distrito de Portalegre, no combate ao incêndio de Góis no distrito de Coimbra.

Há pouco conseguimos saber que a equipa dos bombeiros de Arronches, se encontra junto a uma pequena aldeia, local onde combatem as chamas e fazem prevenção ao perímetro urbano da localidade ameaçada pele fogo.

De referir que o incêndio ainda se mantem preocupante em Góis, com o fogo que deflagrou pelas 15h00 de sábado, e que está a ser combatido por centenas bombeiros, auxiliados por cerca de 200 veículos e diferentes meios aéreos.

Apesar das condições adversas que se fazem sentir em toda a região atingida pelo incêndio, os bombeiros voluntários de Arronches, encontram-se bem, dando cumprimento á sua missão que tem como objectivo o auxilio às populações afetadas por esta calamidade.
Fotos: Emílio Moitas


sexta-feira, 2 de junho de 2017

La Codosera – Fogo queima madeira cortada e mata de eucaliptos

A tarde desta sexta-feira fica marcada por um incêndio de grandes dimensões junto a localidade de La Codosera, próximo da fronteira com Portugal, que destruiu algumas pilhas madeira já cortada e uma mata de eucaliptos.

O incêndio de origem desconhecida surgiu cerca das 14 horas (hora portuguesa), com várias frentes de fogo, que rapidamente ajudadas pelo vento forte que se fazia sentir, progrediram em direcção á estrada que liga esta localidade com Alburquerque pela BA-008.

O muito fumo que assustou os habitantes de La Codosera,  era visível desde diversas localidades da Extremadura e do Alentejo, como Arronches, o que  levou as autoridades a cortarem o trânsito na BA-008.

O incêndio que ao início da noite se encontrava controlado e em face de rescaldo, foi combatido por dois helicópteros e dezenas de bombeiros espanhóis do Plan INFOEX (Servicio de Prevención y Extinción de Incendios Forestales de la Comunidad Autónoma de Extremadura), assim como bombeiros portugueses provenientes de diversas corporações do distrito de Portalegre, que colaboraram no combate ás chamas. 

De referir que a Comunidade da Extremadura, tinha aprovado no passado dia 17 de maio, a norma que estabelece a época de perigo de incêndios florestais em 2017 do Plan INFOEX, e que regula o uso do fogo e actividades que possam provocar incêndios, declarando a época de Perigo Alto de incêndios florestais, entre 1 de junho e 15 de outubro de 2017, na Comunidade Autónoma da Extremadura.

No terreno para além dos operacionais que combateram o incêndio esteve ainda Guardia Civil.
Fotos: Emílio Moitas