domingo, 28 de fevereiro de 2010

Arroncches e Benfica - Mosteirense com Minuto de silêncio antes do jogo

O dérbi Arronchense, entre o Arronches e Benfica e Mosteirense, realizado esta tarde de Domingo dia 28, terminou com um empate a duas bolas no Estádio Municipal de Arronches.

Antes do início do jogo fez-se um minuto de silêncio em memória das vítimas do mau tempo na Ilha da Madeira.

O Arronches e Benfica surpreendeu no início da partida dominando o jogo e chegando ás duas bolas a zero, depois dos dois golos sofridos o Mosteirense parece ter arregaçado as mangas, conseguindo igualar o marcador na segunda parte.

Como nota digna de registo nesta tarde de futebol, destacamos a o muito público na bancada do Municipal de Arronches a apoiar ambas as equipas, numa tarde desagradável com fortes chuvadas.


Quanto a resultados das equipas Arronchenses os mesmos foram os seguintes:

Distrital Seniores 1ª Divisão

Serie A

Alegretense 2 – Esperança 1

A equipa de Esperança continua a liderar a tabela do grupo com 16 pontos.

Serie B

Arronches e Benfica 2 – Mosteirense 2

Quanto a pontuação:

Mosteirense 7 pontos
Arronches e Benfica 3 pontos



























































sábado, 27 de fevereiro de 2010

Duatlo Arronches - Sérgio Silva foi o vencedor

O arranque da Taça Portugal na temporada de 2010 aconteceu hoje dia a 27 de Fevereiro em Arronches. A prova foi efectuada na distância sprint, numa tarde de condições meteorológicas bastante desfavoráveis para os atletas e público, que apesar do mau tempo não deixou de comparecer na zona desportiva de Arronches.

Foram cinco mil metros de corrida, 18,8 quilómetros de ciclismo e 2300 metros de corrida foram as distâncias que os participantes desta segunda edição do Duatlo de Arronches tiveram que enfrentar neste sábado, dia 27, a partir das 15h00. Com a partida e a meta estarem instaladas junto ao Estádio Municipal.

Os percursos desta II edição sofreram alterações em relação à edição de 2009. A opção deste ano recaiu num percurso mais linear, sempre em asfalto e sem passar pelo centro da vila. A corrida inicial foi feita numa volta única, com declive pouco acentuado. No ciclismo, foram duas voltas num percurso com alguns declives e sem dificuldade técnica. A prova terminou com duas voltas de corrida, num percurso que utilizou parte do trajecto da primeira corrida.

Depois de uma amanhã bastante atribulada para a organização, com o vento forte que se fazia sentir a destruir os equipamentos de apoio na zona da meta, que exigiu um esforço acrescido à hora marcada 13h30, o secretariado abriu as suas portas.
Das 13h40 às 14h40 tiveram lugar as Verificações técnicas e a colocação do material no Parque de Transição (PT).
14h45, foi a hora limite de permanência dos atletas no Parque de Transição.
O início do II Duatlo de Arronches aconteceu ás 15h00 com os atletas a iniciarem a prova na estrada dos Mosteiros.

Classificação Individual Masculina

1 - Sérgio Manuel Silva - Sociedade Recreativa do Camarnal
2 - João Pedro Silva - Clube Olímpico de Oeiras
3 - Lino Barruncho - Clube Olímpico de Oeiras


Classificação Individual Feminina

1 - Maria Areosa - Clube Olímpico de Oeiras
2 - Mariana Costa - C. T. Fundão
3 - Bárbara Clemente - Clube Olímpico de Oeiras


Quanto à excelente participação dos Arronchenses, a sua chegada à meta foi a seguinte:

1 - Emílio Paulino – Individual
2 - Abel Flores – Individual
3 - João Laranjo – Individual

O II Duatlo de Arronches foi organizado pela Federação de Triatlo Portugal e Município de Arronches, com os apoios do BTT-C.C. Arronchense, Associação dos Bombeiros Voluntários de Arronches e GNR – Posto de Arronches.




































































sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Universidade de Évora - Provas Públicas de Mestrado de Clara Oliveira

Realizaram-se, na tarde do dia 25 de Fevereiro de 2010, na Universidade de Évora as provas públicas de mestrado de Clara Oliveira, tendo a sua tese final recaído sobre: Percursos da Investigação Arqueológica no Norte Alentejano: O Caso do Complexo de Arte Rupestre da Esperança.

Sendo aprovada, por unanimidade do júri, com a nota final de 19 valores.

O Júri era constituído por:

Presidente: Profª Auxiliar Leonor Maria Pereira Rocha -UÉ
Arguente: Prof. Titular Juan Enriquez Navascués - Universidade da Extremadura
Orientador: Prof. Associado c/Agregação Jorge Manuel Pestana Forte de Oliveira –UÉ

Arronches em Notícias, reconhece o importante contributo da Dr.ª Clara Oliveira no estudo e valorização do núcleo de Arte Rupestre da freguesia de Esperança, desejando-lhe muito sucesso e boa sorte para esta nova etapa que agora inicia.
Fonte: Blogue Arqueologia e Ambiente – Fotos Leonor Rocha/E.Moitas















Duatlo Escolar animou Arronches

Antecedendo a segunda edição da Taça de Portugal em Duatlo agendada para este fim-de-semana em Arronches, realizou-se hoje dia 26 de Fevereiro a prova de Duatlo Escolar de Arronches .

Participaram nesta prova cerca de 40 atletas representando dois escalões etários.

As provas tiveram lugar pelas 14h30 e foram disputadas na zona Desportiva, participando nas mesmas alunos da EB2,3 Nossa Senhora da Luz.

No final todos os jovens atletas receberam prémios de participação.

Esta prova de Duatlo Escolar teve a organização conjunta da EB 2, 3 Nossa Senhora da Luz e Câmara Municipal de Arronches.

Deixamos pequeno registo fotográfico desta tarde desportiva em Arronches.

































Arronches foi notícia no Correio da Manhã

Mais uma vez Arronches em destaque nas páginas do jornal Correio da Manhã, como habitualmente quase nunca por uma boa causa.

Desta vez a origem da notícia esteve numa multa por excesso de velocidade e posteriores desavenças familiares.

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=7564F02D-12BC-479B-8728-3E2450255D73&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SPEA denuncia Espantamento ilegal de Grous na Albufeira do Caia

Em comunicado de imprensa a Associação Ambientalista SPEA denuncia acções ilegais contra os Grous na Albufeira do Caia, perto de Elvas, uma ave ameaçada e emblemática da região alentejana. O descontentamento de alguns agricultores por alegados prejuízos poderá estar na origem destas acções, que têm que ser tratadas e fiscalizadas eficazmente.

O Grou uma espécie ameaçada e protegida por Lei. Entre Novembro e Fevereiro estas aves podem ser observadas alimentando-se nos campos de cereal e nos montados de azinho do Alentejo. Ocorrem num número reduzido de áreas, localizadas maioritariamente na Rede Natura 2000. A Albufeira do Caia, situada nos municípios de Elvas, Campo Maior e Arronches, é um local fundamental para a protecção do Grou no Alentejo. Esta albufeira alberga um dormitório de com quase1000 destas aves.

A SPEA está muito preocupada com o crescimento de um sentimento contra o Grou no seio dos agricultores da região. Há proprietários que se queixam de prejuízos nas searas de trigo e na colheita de bolota de azinho. Este descontentamento atingiu neste Inverno um ponto crítico, verdadeiramente inaceitável. A SPEA sabe que têm havido acções de espantamento ilegais nas áreas de alimentação e de dormida. Neste Inverno os dormitórios na Albufeira do Caia foram continuadamente perturbados com tiros de caçadeira durante a noite, levando ao desaparecimento dos Grous no final do mês de Dezembro.

A SPEA apela aos agricultores para que não espantem os Grous. Este tipo de acção tem que ser devidamente autorizado pelo ICNB e apenas depois de esgotadas todas as alternativas de protecção dos cultivos e das aves. A SPEA lembra que a grande maioria dos agricultores destas áreas recebe o Regime de Pagamento Único, uma ajuda directa paga pela Política Agrícola Comum, que os obriga a cumprirem a Directiva Aves, no âmbito da qual o Grou é uma espécie estritamente protegida. Estes proprietários podem candidatar-se ainda a uma ajuda extra para Manutenção da Actividade Agrícola na Rede Natura 2000 (Medida 2.1.2 PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural). Domingos Leitão, Coordenador do Programa Terrestre da SPEA, afirma que “o Grou e a Rede Natura 2000 deverão ser cada vez mais olhados pelos agricultores como um benefício e não como um problema”.

A SPEA sugere aos agricultores “afectados” que procedam a pequenos ajustes das suas práticas, de forma a evitar conflitos com os Grous. Pequenas alterações, como não lavrar e não queimar os restolhos de cereal, antecipar a data da sementeira, usar variedades de ciclo longo, etc. Este tipo de práticas estão a ser promovidas na Extremadura espanhola, de forma a reduzir os riscos para as searas. Nos casos em que estas medidas não resultam, o agricultor deve contactar o ICNB para que a sua situação seja avaliada. A SPEA espera que o ICNB investigue rigorosamente as queixas dos agricultores e que autorize os espantamentos só se houver um motivo para os mesmos, e apenas nas áreas de alimentação. Os espantamentos não poderão, sob qualquer pretexto, ser autorizados nos dormitórios.

Domingos Leitão acrescenta que “é inacreditável que no Alentejo ocorram espantamentos de grous, quando deveríamos celebrar o espectáculo que estes visitantes alados nos proporcionam”. Aliás, é isso mesmo o que acontece na vizinha Extremadura (Espanha), onde os grous são promovidos como um espectáculo natural, que atrai visitantes de toda a Espanha e de todo o Mundo. No Alentejo faz muita falta a promoção turística das aves e da natureza. Para que sejam vistas como uma oportunidade de desenvolvimento local e uma atracção turística, em que em que o Alentejo pode ser líder.
Foto/Bando de Grous nos montados de azinho de Arronches em 17-12-2009.

Forcados Amadores de Arronches ganham Troféu “Ruedo Ibérico – Grupo revelação da temporada 2009

Os leitores da Revista “Ruedo Ibérico”, elegeram o Grupo de Forcados Amadores de Arronches, como grupo revelação da temporada de 2009.

A votação decorreu até ao passado dia 31 Janeiro, com o grupo de Arronches a obter 1136 votos.

A cerimónia de entrega do troféu terá lugar no próximo dia 27 de Fevereiro de 2010 em Évora, no decorrer do 1º Jantar de Gala – Entrega dos Troféus “Ruedo Ibérico”, aos Triunfadores da Temporada 2009”, com inicio a partir das 20 horas no Évora Hotel.

Ladies Night no “Bar Pub o Recanto”

Hoje dia 25 de Fevereiro o “Bar Pub o Recanto” vai surpreender a clientela com uma noite temática dedicada ás mulheres.
A noite promete ser animada com as damas a ser convidadas a tomar uma bebida grátis.

“Bar Pub o Recanto” fica situado na denominada rua Direita no centro histórico de Arronches, o Recanto é um local agradável onde se pode passar um serão com os amigos e beber uns copos na noite arronchense.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Notícias de Arronches – Destaques da edição de Fevereiro

Começou a ser distribuída hoje a edição de Fevereiro do mensário gratuito Notícias de Arronches.

Nesta edição nº 85, os destaques do jornal vão para:

Jovens empreendedores da “Formapelativa” promovem o seu primeiro evento e conquistam público - “Guia Gastronómico espanhol distingue restaurantes alentejanos e extremeños da raia” - Tribunal de Portalegre declara insolvência do Lagar de Azeite Azemo - Arronches sem História (?) - Excertos etnográficos de Arronches (II) o Castelo (1) - Reuniões de Câmara - Carnaval junta crianças do Infantário e utentes do Centro de Bem Estar social - Campo de Ténis vai receber obras de beneficiação - Município procede a acções de limpeza no concelho - Arronches sem jornais - Forcados de Arronches participam em festival em Espanha a favor do Haiti.

Estas e outras notícias podem ser lidas no jornal, um projecto do jornalista Fernando Neves Marques e colaboradores que mensalmente fazem o Notícias de Arronches.

B.V.A. promovem Baile da Pinha em Arronches

O tradicional baile da Pinha vai realizar-se no Edifício “ O Celeiro”, em Arronches, no dia 27 de Fevereiro (Sábado), pelas 22h00. A animação estará a cargo do Organista/ Acordeonista Carlos Claré de Pardais.

A organização cabe aos B.V.A. – Bombeiros Voluntários de Arronches, que contam com a colaboração do Município de Arronches.

Deixamos aqui a sugestão para participação de todos no “Baile da Pinha”, e dessa forma apoiar-mos os Bombeiros Voluntários de Arronches.

Arronches hoje foi dia de feira

Como manda a tradição já secular, hoje dia 24 de Fevereiro foi dia de Feira em Arronches, com a chuva a dar algumas tréguas e o sol a tentar espreitar por entre as nuvens, foram muitos os arronchenses e visitantes espanhóis que aproveitaram a manhã para fazer compras na Feira de Fevereiro, ou simplesmente passar uma manhã diferente convivendo com conhecidos e amigos.

Deixamos algumas imagens para mais tarde recordar…

































Alto Alentejo – Destaques da última edição

O grande destaque de capa desta semana do jornal Alto Alentejo vai para o drama que se iniciou na localidade de Fortios (Portalegre), segundo a notícia avançada pelo jornal, “Negócio falhado terá despoletado todo o filme”, com a PJ a investigar possível homicídio de José Oliveira e alegado “Hijacking” da avioneta.

Na secção dedicada a Arronches o jornal destaca:

- Morreu João Carlos Neves

- Forcados pegam em Espanha a favor do Haiti.

Estas e outras notícias podem ser lidas na edição nº 167 de 24 de Fevereiro de 2010 do jornal Alto Alentejo, sempre à venda numa banca perto de si…

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Arronches VilaTT - 4 horas resistência motos

Numa organização da A.C.A. "Amigos da Festa Brava" - nortalentejo.com., vai decorrer em Arronches a Prova VILATT "4 Horas Resistência - Motos".

A prova terá lugar na Zona Industrial de Arronches no próximo dia 6 de Março de 2010, decorrendo a mesma entre as 08h00 e as 16horas.


Para mais informações consultar o programa em anexo, clicando sobre o mesmo para ampliar.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A chuva, as trovoadas de granizo e o vento forte fustigaram hoje Arronches

O mau tempo que nos últimos dias tem atingido a região não tem dado tréguas em Arronches, na madrugada da passada segunda-feira dia 22 Fevereiro uma violenta trovoada acompanhada de fortes descargas eléctricas e muita chuva e vento, que teve início ás primeiras horas da madrugada assustou a população.

Ao amanhecer o volumoso caudal das ribeiras de Caia, Arronches e Algalé eram a imagem fiel do que tinha sido uma madrugada de forte tempestade na região.

Já ao fim da tarde nova trovoada voltou a abater-se sobre Arronches desta vez com vento forte e queda de granizo, o que acabaria por provocou alguns danos em viaturas e árvores de fruto, com destaque para as nespereiras.

Deixamos algumas imagens desta tempestade de granizo registadas na zona do Jardim do Fosso.














Conto do vigário – burlões ao ataque em Arronches

Recentemente têm surgido diversas notícias de inúmeros idosos burlados no distrito de Portalegre por burlões que se fazem passar por elementos dos Correios ou da Segurança Social, com a missão de proceder à troca de notas de euro, que segundo dizem vão ficar fora de circulação.

Esta tentativa de conto do vigário aconteceu no passado Domingo dia 21 de Fevereiro no concelho de Arronches, onde alguns octogenários foram abordados por um homem de bigode aparentando ter cerca de 50 anos que se fazia passar funcionário dos Correios de nome Fernando, convidando as potenciais vítimas a entrar num carro para as melhor as informar sobre as notas que euro que supostamente iriam sair da circulação nos próximos dias.

Felizmente nas três tentativas efectuadas pelo burlão ou burlões junto de idosos que tivemos conhecimento não surtiram o efeito desejado para o vigarista, talvez por as vítimas estarem informadas do modo de actuação destes sem vergonha.

Também nos informaram que nos últimos tempos duas simpáticas senhoras que se fazem transportar num carro tem feito algumas vítimas junto do público masculino, o "modo operand", destas damas consiste em abordar idosos na zona das Pontes de Santa Maria e Piscinas, que a troco de alguns beijinhos e exibição dos seus dotes físicos, acabam por solicitar uns trocos para tomar café, altura que aproveitam para arrebatar a carteira das mãos dos idosos e fugir de carro.

Geralmente as vítimas do conto do vigário são pessoas idosas e indefesas, que vivem sozinhas e que possuem um enorme défice de atenção, sendo por isso muito fácil conquistar a sua confiança por pessoas com um bom discurso, simpáticas, bem vestidas e amáveis.

Todo o cuidado é pouco:

Ora, como nunca é demais avisar as pessoas, o presente artigo visa somente divulgar algumas das medidas a ter com os burlões, para que o conto do vigário no nosso concelho seja cada vez mais raro. Não deixe de informar familiares amigos para evitar que possam ser vítimas.

Assim, no contacto com pessoas desconhecidas aconselha-se:

- Em casa mantenha as portas e janelas fechadas e coloque um visor.

- Não abra a porta a estranhos, mesmo sendo uma criança.

- Todos os funcionários dos serviços têm cartões de identificação próprios. Em caso de dúvida ligue para as autoridades competentes, mais propriamente GNR, PSP, ou então ligue o 112.

- Actualmente os serviços de água, luz e telefone não fazem cobranças ao domicílio, mas sim através de correspondência.

- Quando atender telefone, não indique o seu nome ou dê o seu número. As pessoas que estão do outro lado é que têm que se identificar e declarar com quem é que desejam falar. E evite prolongar a conversa quando estiver a falar com estranhos.

- Se for ameaçado ou agarrado por estranhos, procure chamar a atenção, gritando.

- Lembre-se: "ninguém dá nada a ninguém", sem querer uma contrapartida mais vantajosa.

- Na rua não acredite em conversas de estranhos, mesmo que estes se façam passar por familiares distantes e evite andar com peças de valor ou com a carteira de forma visível.

- Ande somente com o dinheiro necessário para o seu dia a dia.

Estes são alguns dos conselhos mais importantes que devemos sempre ter em atenção ao lidar com burlões. Ponha-os em prática e nunca tenha medo de apresentar queixa por estes casos.

Em caso de abordagem suspeita por desconhecidos tenha em atenção os seguintes aspectos para informar as autoridades:

Veículos, Matricula, Marca, Modelo, Cor, N.º ocupantes, Pessoas, Idade, Altura, Sexo, Etnia, Cabelo, Bigode, Barba, Óculos, Roupas ou ainda outros sinais.

Não se deixe enganar Por isso para não ser enganado, o melhor é ser desconfiado
.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Forcados Amadores de Arronches pegam touros em Espanha em benefício do Haiti

Os Forcados Amadores de Arronches participaram ontem domingo dia 20 de Fevereiro em Navalmoral de la Mata num Festival Taurino de Beneficência em Espanha a favor das vítimas do Haiti.

A corrida teve lugar no edifício Multiusos “Maria Victoria Villalba”, com uma assistência de cerca de 1.500 espectadores, tendo sido possível angariar aproximadamente 14,000 euros para ajuda ao Haiti, embora desta receita ainda se tenha descontar cerca de 10.000 euros em despesas diversas.

No decorrer da actuação dos Forcados amadores de Arronches os espectadores viveram momentos de grande tensão a cada investida do touro sobre o Grupo de Forcados.
Embora a situação mais complicado tenha acontecido logo na pega ao primeiro touro, com um forcado ferido a ter que ser assistido na enfermaria da praça.

No final o saldo foi positivo para o Grupo de Forcados liderado por Ricardo Nunes que pegaram todos os touros lidados nesta corrida de beneficência.




Futebol - Resultados e classificações das equipas de Arronches

Acompanhámos hoje Domingo dia 21 o Mosteirense que recebeu em casa o Santo Amaro, com quem acabaria por perder a partida por 8 bolas a 0.

Numa tarde de futebol pouco inspirada para a equipa Mosteirense, o destaque vai para o imenso lamaçal em que o terreno de jogo se transformou poucos minutos depois de iniciada a partida, assim como à visita de uma equipe de reportagem da RTP do programa "Liga dos Últimos", que esta tarde acompanhou o Mosteirense Santo Amaro no Municipal dos Mosteiros.

Quanto a resultados das equipas Arronchenses os mesmos foram os seguintes:

Distrital Seniores 1ª Divisão

Serie A


Esperança 4 – Degoladense 0

A equipa de Esperança lidera a tabela do grupo com 16 pontos.

Serie B

Alter do Chão 3 – Arronches e Benfica 0

Mosteirense 0 – Santo Amaro 8































sábado, 20 de fevereiro de 2010

Arronches - Sessão da Assembleia Municipal

Realiza-se no próximo dia 24 de Fevereiro (quarta-feira), a 1ª Sessão ordinária de 2010 da Assembleia Municipal de Arronches, a mesma tem lugar pelas 21h00 no edifício do Centro Cultural de Esperança.

As sessões são públicas e nelas qualquer munícipe pode participar apresentando assuntos que considere de interesse, tanto a nível pessoal como em favor da comunidade.

Participe, exerça os seus direitos de cidadania.
Cliclar no edital para ampliar

Arronches - 1º Torneio Triangular de Futebol 11 em Veteranos

O Atlético Clube de Arronches levou a efeito hoje dia 20 de Fevereiro, no Estádio Municipal de Arronches o 1º Torneio Triangular de Futebol 11 em Veteranos.

Os jogos iniciaram-se a partir das 16h30 entre as seguintes equipas Atlético Clube de Arronches, Grupo Desportivo de Mafra e Clube Desportivo da Moita.
Quanto aos resultados dos jogos os mesmos foram os seguintes:

1º JogoAtlético Clube de Arronches 0Grupo Desportivo de Mafra 1

2º JogoAtlético Clube de Arronches 0 - Clube Desportivo da Moita 3

3º Jogo - Grupo Desportivo de Mafra 2 - Clube Desportivo da Moita 1

O Clube Desportivo de Mafra foi o vencedor deste 1º Torneio Triangular de Futebol 11 em Veteranos organizado pelo Atlético Clube de Arronches.

O trio de arbitragem foi comandado por Adelino Figueiredo.






























sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Barragem do Caia ainda longe da cota máxima

Apesar do Inverno chuvoso registado na região a água armazenada na Barragem do Caia ainda está longe de atingir a cota máxima, estando a mesma apenas a 63 por cento da sua capacidade.

Segundo fonte da Associação de Beneficiários do Caia, na manhã de 19 de Fevereiro a cota do nível das águas marcava 228,08 metros, com um volume próximo dos 117 milhões de metros cúbicos.

Desde Janeiro, em 50 dias, o nível das águas subiu cerca de cinco metros em altura, aumentando o volume da água armazenado de 37 por cento para os actuais 63 por cento.
Embora a precipitação prevista para os próximos dias possa aumentar o volume de água armazenado, a mesma não deverá ultrapassar os três quartos da sua capacidade máxima.

Embora a água já armazenada seja suficiente para assegurar o abastecimento aos concelhos de Campo Maior, Elvas, Monforte e ainda ao concelho de Arronches que a partir do próximo Verão deverá ser abastecido desde o Caia, essa mesma água assegura ainda o regadio no perímetro de rega da barragem nas próximas campanhas agrícolas de 2010/11.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mais de 30 doaram sangue em Arronches

No sábado, 30 de Janeiro, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre levou a efeito uma colheita altruísta na vila de Arronches, mais precisamente na sede do Rancho Folclórico.

Ao todo compareceram 33 potenciais dadores, dos quais 14 mulheres. No total foram recolhidas 32 unidades de sangue, sendo de se salientar que cinco dos presentes doaram o precioso tecido humano pela primeira vez. Em termos de novas inscrições para eventuais doações de medula óssea, passaram a somar mais seis interessados em fazê-lo.
Pode-se dizer que se tratou de mais um momento alto em termos de dádivas de sangue, neste início de 2010.

A Câmara Municipal de Arronches apoiou a realização do almoço que, no final, foi servido num restaurante da localidade e que juntou todos os envolvidos nesta dádiva.

JRR

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Vila Viçosa – eles levam tudo do Alentejo …

Algumas carruagens do núcleo de Vila Viçosa do Museu dos Coches correm risco de ser transferidas para o novo espaço museológico em Lisboa. No entanto, Maria Monge, diretora do Museu da Fundação da Casa de Bragança, referiu que “não há nenhuma comunicação oficial” a este respeito para a direção da Fundação, instituição que faz a gestão das visitas no núcleo instalado no Paço Ducal, em Vila Viçosa. Apesar de não haver uma “informação oficial”, Maria Monge avançou que “alguns dos coches que estão no núcleo de Vila Viçosa correm risco de ser transferidos para o novo Museu dos Coches, em Lisboa”. “A centralização funciona”, disse a responsável, considerando que, no caso de se concretizar esta situação, se traduz “num prejuízo para a visibilidade das viaturas”. “É um património que estava a ser usufruído pelas populações do interior e que vai para o Museu dos Coches em Lisboa”, salientou.

Maria Monge realçou que a carruagem que transportava o Rei D. Carlos quando foi assassinado há 102 anos constituía, até há pouco tempo, o principal atrativo da exposição permanente de carruagens de Vila Viçosa, no Paço Ducal. Aquela carruagem, segundo a responsável, foi transferida para Lisboa há dois anos, quando se assinalou o centenário do regicídio e não regressou a Vila Viçosa.

A diretora do Museu da Fundação da Casa de Bragança referiu ainda que “há pouco tempo” a Fundação renovou um protocolo com a direção do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), organismo tutelado pelo Ministério da Cultura, para a continuidade, por um prazo de vinte anos, de cerca de 70 viaturas no núcleo de Vila Viçosa. Atualmente, adiantou a responsável, existem 76 viaturas no núcleo de Vila Viçosa, mas cerca de uma dezena ou são propriedade da Fundação da Casa de Bragança ou pertencem a particulares, e estão depositadas na Fundação.


Na fotografia, pode-se ver o coche que transportava a Família Real no dia do regicídio, e notando-se ainda os furos feitos pelas balas no atentado de 1908, ocorrido no Terreiro do Paço em Lisboa.

Fonte: Fotos Causa Monárquica