domingo, 1 de março de 2009

Arronches - Requalificação do Passeio 1º de Maio



A Câmara Municipal de Arronches concluiu recentemente, a renovada zona do Passeio 1º. De Maio, com o calcetamento e recuperação de muros deste pequeno Parque situado sobre a muralha, com excelente vista sobre o jardim do Fosso e nova zona habitacional do Bairro de Santo António.

Neste privilegiado local funcionou durante vários anos o Bar 1º de Maio instalado num inestético pré-fabricado construído em metal e vidro.
Com a requalificação deste espaço o bar foi removido dando lugar a um pequeno parque dotado de mais alguns lugares de estacionamento, dois modernos contentores de resíduos urbanos e área de descanso calçada à portuguesa.
A maioria das espécies vegetais já existentes no local e constituídas por velhas amoreiras e robínias brancas, (Robinia pseudoacacia), acabariam por ser devidamente integradas no novo projecto.

Infelizmente talvez por lapso, uma das árvores mais bonitas ali existente uma Robínia de flor rosa, ainda jovem teve que ser abatida, visto situar-se no local agora destinado a Parque de Estacionamento. Esta árvore pela sua beleza e raridade merecia ter sido transplantada para o Jardim do Fosso, dado ser uma espécie que tolera bem o seu transplante durante o Inverno.

Agora com o Passeio 1º de Maio recuperado cabe a todos os arronchenses saber desfrutar deste espaço com respeito, com zelo e com a dedicação que ele nos merece, tendo em consideração que os investimentos públicos são para todos nós usufruirmos mas também para os sabermos respeitar.

Um pouco mais sobre Robínia ou Falsa-acácia (Robinia pseudoacacia)

A falsa-acácia pertence a uma família (Robinia) que compreende 20 espécies de árvores e arbustos naturais da América do Norte, incluindo o México.
A Robínia é hoje cultivada em quase todos os continentes, tendo-se adaptado a muitos locais. Foi introduzida na Europa em 1630. É uma árvore de crescimento rápido que pode atingir alturas de 30 metros. Tem uma grande capacidade de emitir rebentos e consegue viver cerca de 400 anos. A falsa--acácia dá-se bem em todos os tipos de habitats, mas é sensível aos danos causados por tempestades. A madeira é dura, forte, densa e durável. Adequa-se a todos os tipos de aplicações interiores e exteriores, mas o facto de os caules nunca crescerem muito é um factor restritivo.
Excelente árvore de sombra embeleza e perfuma muitas ruas e praças das nossas cidades com os seus cachos de flores brancas ou rosa.

Fonte: Espécies de árvores da Europa

1 comentário:

  1. Podia ter ficado melhor, mas só pela saída do mamarracho desse café que bastante dificultava o trânsito sempre com carros estacionados na via já foi bom.
    Imperdoável não terem aproveitado essas plantas para plantar no jardim logo ali ao lado.

    ResponderEliminar