sexta-feira, 6 de março de 2009

Designação de Barulho / Mosteiros gera confusão…


À entrada da localidade de Esperança, na estrada que liga Arronches à fronteira espanhola por La Codosera podemos encontrar duas placas com a designação de Barulho e Mosteiros.
Não têm sido poucos os visitantes em especial os espanhóis que tem feito alguns km na procura da localidade de Barulho, só que depois de percorrerem os 10 km anunciados na placa, e de muito procurarem sem encontrar o Barulho, lá se decidem a solicitar ajuda acabando por descobrir que afinal Barulho e Mosteiros são o mesmo lugar.
Para quem circula nesta movimentada estrada a existência de duas placas com nomes diferentes para o mesmo lugar é passível de gerar confusão e provocar contratempos entre os turistas.








Aqui está mais uma peça digna de figurar num futuro museu de memórias arronchenses.
Afinal em que ficamos Barulho ou Mosteiros, eis a questão???!!!

3 comentários:

  1. Portugal no seu melhor!!!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida mais uma imagem de desleixo na freguesia de Esperança a juntar a outras tais como o abandono das grutas das pinturas rupestres cobertas de mato

    ResponderEliminar
  3. Barulho e Mosteiros mas em locais diferentes. E até se pode chegar lá pelo mesmo caminho. Não entendo é qual o motivo que originou que fossem colocadas placas toponímicas à entrada do Barulho, com a designação de Mosteiros, quando, consultando a Carta Militar 372 da colecção de cartas à escala 1/25000 do Instituto Geográfico do Exercito se pode verificar que a toponímia se mantém, sendo a aglomerado populacional identificado como Barulho e o local do Cemitério e da Igreja de Nossa Senhora da Graça dos Mosteiros, junto ao Monte da Mansoa, identificado como Mosteiros, como aliás sempre foi.
    António Venâncio

    ResponderEliminar