segunda-feira, 16 de março de 2009

Faleceu o jovem Forcado Francisco Matias dos Amadores de Portalegre


O forcado Francisco Matias, dos Amadores de Portalegre, que faleceu esta segunda-feira, na sequência de uma violenta colhida durante um treino, é o sexto forcado que morre nas últimas duas décadas nas praças de toiros portuguesas.

O número foi divulgado pelo vice-presidente da Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF), José Luís Gomes, salientando que Francisco Matias, de 25 anos, foi o primeiro a morrer durante um treino.

“Nos últimos vinte anos, morreram seis forcados nas nossas arenas, um número baixo em relação ao grau de risco que é a arte de pegar toiros”, afirmou.
Francisco Matias, do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, morreu no Hospital de São José, em Lisboa, na sequência de uma violenta colhida durante um treino daquele grupo alentejano, no último sábado.

Fonte médica adiantou que o forcado alentejano, natural de Tolosa, concelho de Nisa, faleceu vítima de um “traumatismo crânio-encefálico”.
O forcado foi vítima de uma violenta colhida, no sábado, durante um treino do seu grupo, que se realizava na Praça de Toiros de Esperança, no concelho de Arronches.

Francisco Matias, que cumpria esta temporada tauromáquica quatro anos ao serviço do Grupo de Forcados de Portalegre, ensaiava uma pega em "sorte de gaiola" (tentativa de pegar a vaca mal esta saísse dos curros), quando sofreu o acidente.
O forcado foi violentamente projectado contra a parede da Praça de Toiros, tendo sido de imediato transportado para o Hospital de Portalegre em estado considerado “muito grave”.

De acordo com José Luís Gomes, que exerce também o cargo de cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, este é o “segundo caso de uma vítima mortal” na história da associação, constituída em 2001.
“O primeiro a falecer foi o popular Pitó, do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, em 2002, na Praça de Toiros de Arruda dos Vinhos, e agora Francisco Matias, do Grupo de Portalegre”, recordou.

A ANGF, que vai assegurar as despesas do funeral do forcado de Portalegre, é constituída por 38 grupos de forcados e seis pré-associados.
A morte de Francisco Matias surge onze anos depois de outro forcado, Pedro Belacorça, também do Grupo de Portalegre, ter morrido em consequência de um acidente sofrido no Campo Pequeno (bandarilha cravou-se no seu peito quando dava ajudas numa pega), numa corrida comemorativa da inauguração da Expo-98.

Contactado pela Lusa, Fernando Coelho, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, fundado em 25 de Maio de 1969, mostrou-se “desolado com a tragédia” que voltou a assolar aquele grupo de forcados.
“É um momento psicológico muito mau. O grupo é composto por uma média de idade muito baixa e numa altura em que conto com cerca de 40 elementos, tenho a dizer que é um momento muito difícil para nós”, lamentou.
Á família enlutada e ao Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, Arronches em Notícias apresenta sentidas condolências.

Fonte:http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=29214&idSeccao=479&Action=noticia

Foto: http://jornaldenisa.blogspot.com/2009/03/faleceu-jovem-forcado-de-25-anos.html



13 comentários:

  1. Lamento dizer mas é preciso acontecer uma tragédia como esta do jovem Francisco pra alguem tomar alguma atitude que evite mais morte com forcados portugueses.
    Peço desculpa a quem entendeu mal o que escrevi! Quanto a agressão aos animais.
    Lamento de coração o ocorrido, acontece-nos -coisas que não merecemos!

    Meus sinceros pesâmes....

    Giovana

    Fortaleza – Ceará – Brasil

    ResponderEliminar
  2. desde mexico nos unimos a la pena que embarga al grupo de portalegre asi como a la familia de francisco, el grupo de forcados de mazatlan mexico lo lamenta de corazon

    ResponderEliminar
  3. Sou aficionada desde que comecei a perceber alguma coisa de Festa Brava e é com enorme tristeza que lamento o que aconteceu ao jovem forcado Francisco Matias. Acredito que seja uma enorme perda quer para o Grupo quer para a sua família.
    Os meus sinceros pesâmes.

    Tânia A.

    ResponderEliminar
  4. o grupo de portalegre tem um cabo que não tem historia nos toiros para se comandar um grupo tem que se saber muito. ensaiar sorte gaiola numa praça que tem as paredes em cimento?

    ResponderEliminar
  5. Como amigo deixo a minha homenagem e os meus pessames a familia.
    Estaras sempre na nossa memoria...

    ResponderEliminar
  6. tenho muita pena que o francisco não tenha resistido.
    tenho mt solidaria com a familia.

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo,

    Lamento estar aqui discutir este assunto, mas como o meu colega e amigo Cabo do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre tem, infelizmente, outras preocupações assim como os restantes elementos do grupo, decidi tomar esta atitude. Tenho o informar que o Sr. Ferando Coelho tem 18 anos como forcado e 12 delas a comandar os Amadores de Portalegre, se isto não é ter história nos touros ou forcados, então que será??será que se está a referir a Coelho não ser nome de tradição nos Grupos com mais nome??será que só esses nomes têm historia nos touros??haja paciência...Quanto execução da Sorte Gaiola, parece que o Sr.Anónimo é que não entende nada de história dos forcados, porque essa sorte sempre se efectou e antigamente os grupos só treinavam em tentaderos, onde as paredes são uma realidade e o seu diametro muito menor do que a Praça em questão.
    Para terminar peço-lhe, como Cabo de um outro grupo, bom senso e juizo para numa hora de dor como esta não magoar mais quem está num sentido luto...e não se tapem com comentários anónimos!!
    Os meus sentidos pesames à familia, namorada, amigos e aos Amadores de Portalegre!!!
    Bem Haja
    Ricardo Porto Nunes

    ResponderEliminar
  8. Foi com muita tristeza que recebemos aqui em Angola a noticia da morte Francisco, neste momento de dor queremos mostrar a nossa solidariedade ao grupo de forcados de Portalegre neste momento dificil e apresentar sentidas condolências á família.

    ResponderEliminar
  9. Não serei propriamente alguem com muitos anos de tauromaquia..apesar de ter nascido no seio de uma familia em que a tauromaquia "reinava"..ms questiono a possibilidade da realização de uma "sorte de gaiola"..numa praça com as dimensões de redondel que tem a praça da Esperança, ainda mais com as trincheiras em cimento..Ao Francisco que olhe lá de cima ..não só pela rapaziada das ramagens, mas sim por toda a "rapaziada dos toiros"..hora buena Francisco Matias

    ResponderEliminar
  10. e de lamentar como ainda ha pessoas numa hora destas metem paus para a fogueira... para quem nao sabe a sorte gaiola, costuma ser com novilhas e o forcado nao e obrigado a pegar o quer que seja no treino nem na tourada. nao ha profissionais nos forcados, logo nao ha obrigações. eu conhecia muito bem o francisco, o primeiro treino que ele foi tambem estava presente, na semana a seguir estavamos la novamente e enquanto iamos para o treino a conversa dele era a seguinte:"olha a minha mae nao me lava a roupa nem me fala, mas e na boa porque eu gosto daquilo e é preferivel andarmos la do que nas garraiadas" estas palavras sao de um verdadeiro aficionado! eu nunca cheguei a ser forcado, apenas fui a treinos, mas desde ja digo que e uma experiencia unica MAS com muitos riscos!
    MEU CARO CHICO ESTEJAS ONDE ESTIVERES TENHO-TE NO CORAÇÃO, DEIXAS CONNOSCO A SAUDADE! OLHA POR NOS! DESCANSA EM PAZ

    ResponderEliminar
  11. Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
    Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
    Amigo a gente sente!

    Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
    Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
    Amigo a gente entende!

    Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
    Porque amigo sofre e chora.
    Amigo não tem hora pra consolar!

    Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
    Porque amigo é a direção.
    Amigo é a base quando falta o chão!

    Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
    Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
    Ter amigos é a melhor cumplicidade!

    Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
    Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

    ResponderEliminar
  12. Até sempre, meu querido amigo! Ficarás eternamente no meu coração e nas minhas memórias!

    Sónia Henriques

    ResponderEliminar