quarta-feira, 25 de março de 2009

Arronches – Prova de Malha


É já no próximo dia 29 de Março (Domingo), que vai decorrer em Arronches a partir das 09 horas no Campo de Futebol do Rossio a Modalidade de Malha. Trata-se da prova nº11 do Ranking de Jogos Tradicionais, organizada pelo Grupo Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Arronches e da Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre. Conta com o apoio do Município de Arronches.


O JOGO DA MALHA

O jogo da malha é um jogo tradicional jogado por homens ou mulheres e consiste no seguinte:

Numa pista de terra batida com cerca de 20 metros de comprimento colocam-se nos extremos os "belhos" que são feitos de pau com cerca de quinze centímetros de altura, seis de diâmetro e afiados no topo superior, são colocados na vertical. O objectivos dos jogadores que integram equipas de 3, 4 ou 5 elementos é derrubarem o belho, com uma malha ("bolacha" de ferro com cerca de 7 centímetros de espessura, 12 a quinze centímetros de diâmetro e com um furo no meio).

O derrube do belho vale três pontos, a malha que fica mais perto do belho ganha um ponto o jogo termina quando uma das duas equipas faz 60 pontos.

Disputam-se torneios com várias equipas mas em cada pista só duas equipas se defrontam.

In: Associação Cultural e Recreativa do Zambujal

3 comentários:

  1. Desejamos maior sucesso na vossa Prova de Malha
    Nós somos jogadores de malha e moramos cidade de Bauru - Brasil

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que na zona de Portalegre também se praticava o jogo da malha
    Um abraço de Serpa

    Hélio

    ResponderEliminar
  3. boa vamos lá entretendo o zé povinho para não pensar em política, dá sempre jeito agora é a malha qualquer dia acaba em ilusionismo... haja paciência

    ResponderEliminar