domingo, 2 de dezembro de 2018

Assumar – Junta de Freguesia homenageou a cantora Vitória Maria

A Junta de Freguesia de Assumar homenageou, no passado sábado dia 1 de dezembro, a cantora Vitória Maria, uma ilustre assumarense, nascida em Assumar a 2 de dezembro de 1951, e falecida em 07 de Janeiro de 2017, na cidade de Málaga.

A cerimónia contou com a participação de entidades municipais, familiares e amigos da artista, teve lugar pelas 15h00, com a bênção e de descerrar da Placa Toponímica seguida da inauguração da Rua Vitória Maria (antiga rua do Figueiredo).

A homenagem resulta de uma deliberação desta junta de freguesia, na reunião do dia oito do mês de janeiro do ano de dois mil e dezoito, com a proposta de substituição da atual Rua do Figueiredo pelo nome de Maria Vitória Meira Moura, honrando desta forma a artista.

Uma cerimónia emotiva para todos os presentes e que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Monforte e outros autarcas do Concelho, assim como familiares da artista e muito público, da qual destacaria as palavras de José Manuel Bento, Presidente da Junta de Freguesia de Assumar, que emocionado referiu que ele e todos os assumarenses se sentiam honrados com esta merecida homenagem à mulher e à artista que junto com o seu pai o saudoso Francisco Moura, nunca esqueceram o Assumar.

Descerrada a lápide e inaugurada a nova rua Vitória Maria, teve lugar no salão da Junta de Freguesia a visualização de um pequeno filme sobre a vida e carreira artística de Vitória Maria, o evento terminou com um lanche de confraternização.

Quem foi Maria Vitória:

Maria Vitória Meira Moura, nasceu dia 2 de Dezembro de 1951, na rua das Parreiras, em Assumar, concelho de Monforte, distrito de Portalegre. Com dois meses de idade, foi viver para Lisboa, em virtude de seu de seu pai ter sido colocado nos Caminhos de Ferro.

O gosto pelo cantar nasceu muito cedo, tinha então 4 anos. O pai, associado do Ateneu Ferroviário, muitas vezes levava a família para os serões que se realizavam na sede desta Colectividade. Revelando um excelente ouvido sempre que a orquestra executava um número, a pequena Vitória cantarolava em surdina. A sua pouca idade era motivo para lhe acharem gracinha e levarem até ao palco.

Aos 10 anos de idade, canta pela primeira vez na rádio, através da onda da Voz de Lisboa, iniciando assim a sua prometedora carreira de variedades e actuando seguidamente na sua terra natal ao lado dos "Alegres de Lisboa”. A partir daí, o êxito não se fez esperar, começou a animar as festas, passou pelo teatro de revista, televisão, gravou vários discos e actuou em todos os casinos e salas de espectáculos do nosso país, ao lado de grandes nomes do panorama artístico português.

Actuou fora de Portugal, participou em vários festivais e fez digressão pelo Brasil, desenvolvendo assim a sua carreira artística porém nunca esqueceu as raízes e voltava sempre que podia ao seu Assumar, do qual tinha tanto orgulho.

Voltar ao lugar que a viu nascer era sempre motivo de felicidade, actuando nele ao longo dos anos em várias ocasiões.


Já em 1971, com apenas 19 anos fez parte do programa das grandiosas festas da vila do Assumar, onde se descrevia como “A vedetinha que honra a nossa terra, a artista portuguesa que mais jovem se internacionalizou”.

No Assumar, onde nasceu, cumpriu um dos seus sonhos a sua primeira casa na Travessa do Figueiredo.

Faleceu em Málaga a 7 de janeiro de 2017, cidade espanhola onde residia.
Com/ Emílio Moitas / Vídeo e fotos.



















Sem comentários:

Enviar um comentário