quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Alentejo - Cinco corporações de Bombeiros do distrito de Portalegre aderiram ao protesto



Arronches, Alter do Chão, Avis, Crato e Fronteira são os corpos do distrito que que não estão a reportar informações ao CDOS.

 No Alto Alentejo apenas 11 corporações continuam em ligação a este organismo, depois de a Liga dos Bombeiros entrar em protesto com o Governo, não reportando informações ao CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro).

Das 11 corporações que continuam a comunicar com o CDOS, dez estão localizadas no distrito de Portalegre e uma em Évora (Reguengos de Monsaraz).

Segundo notícia avançada pelo portal Web Sapo 24, na passada segunda-feira, 10 de dezembro, as corporações de bombeiros de Arronches, Alter do Chão, Avis, Crato e Fronteira aderiram ao protesto.

Rui Conchinha, comandante distrital de operações de socorro de Portalegre, indicou que não há constrangimentos nas ocorrências a acções de socorro.

Quanto ao distrito de Beja todas as 15 corporações não estão a reportar ao CDOS.

Este protesto provém da Liga dos Bombeiros que reivindica uma direcção de bombeiros autónoma independente e orçamento próprio que diminua os custos e aumente a eficácia; um comando autónomo e um cartão social de Bombeiro.

A suspensão de informações por parte dos bombeiros começou à meia-noite de domingo, 9 de dezembro. Jaime Marta Soares, presidente da Liga dos Bombeiros e Mourato Nunes, dirigente da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) garantiram que o protesto não compromete o socorro à população.

Por outro lado, Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, considerou a suspensão de informações “ilegal” e que “coloca em causa a segurança das pessoas”. O governante afirma que de momento é “tempo de diálogo”.
Foto/ E. Moitas

Sem comentários:

Enviar um comentário