quinta-feira, 22 de abril de 2021

Alentejo – Município de Monforte intervém na conservação e restauro de património religioso


Ao longo dos últimos anos têm sido inúmeras as intervenções em património imóvel/móvel religioso promovidas diretamente pela Câmara Municipal de Monforte através do Serviço de Conservação e Restauro.


No âmbito de uma parceria estabelecida entre o Município e a Paróquia local, foram empreendidos, durante a última década, sob coordenação de Patrícia Cutileiro, a conservadora restauradora responsável, trabalhos em várias igrejas e capelas da vila de Monforte.


Por outro lado, atendendo às especificidades das intervenções, a autarquia tem articulado com outras entidades metodologias pontuais de colaboração que se têm revelado de grande utilidade. Assim, foi possível recrutar, em situação de estágios voluntários, alunos dos Cursos de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.


Por ocasião de uma visita efetuada pelo Presidente do Município de Monforte, Gonçalo Lagem, e o Pároco do Concelho, Padre Ronildo Faria dos Santos, à Igreja Matriz, Patrícia Cutileiro fez o ponto da situação dos trabalhos que aí estão a decorrer e destacou ainda os que já foram concluídos na Igreja da Ordem Terceira “com uma primeira fase de intervenção no magnífico Retábulo Setecentista e Caixa de Órgão”.

Fonte/Fotos/ Município Monforte




 

Sem comentários:

Enviar um comentário