quarta-feira, 28 de abril de 2021

Alentejo - “Maio é mês das Migas” em Mora


Este ano, o habitual evento denominado “Mês das Migas”, e que leva muitos apreciadores deste prato alentejano ao concelho de Mora, vai ser em maio, pois os restaurantes nessa altura já podem retomar as suas atividades, respeitando as medidas de segurança impostas pela Direção Geral da Saúde.


O evento gastronómico que vai na sua 8ª edição, e decorre nos restaurantes aderentes, é promovido pela autarquia de Mora.


Em nota de imprensa o município refere que o evento “é, acima de tudo, um contributo muito importante para a atividade económica do concelho, valorizando a nossa gastronomia e restauração, ainda para mais numa altura em que esta atividade está praticamente suspensa”.


De referir que pandemia da Covid-19, impediu os restaurantes de realizarem em fevereiro o “Mês das Migas” como habitualmente.


Aproveitando uma deslocação a Mora para saborear as migas, deixamos a sugestão de uma visita ao Fluviário de Mora, um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento da sua diversidade, importância e relação com a humanidade.


Foi inaugurado a 21 de março de 2007 e ao longo da visita ficará a conhecer algumas das espécies dulciaquícolas de Portugal da nascente até à foz, outras que ocorrem na Península Ibérica, e também da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos grandes lagos africanos do vale do Rift. Com a água doce como tema transversal a diversas áreas de conhecimento e culturas, a visita a este aquário é um local de sensibilização para cuidarmos desses ecossistemas que albergam uma enorme diversidade, apesar da água doce disponível em estado líquido à superfície constituir somente 0,01% de toda a água do planeta Terra.

 

Atenção o Fluviário de Mora está encerrado ao público no dia feriado de 1 de maio de 2021. Reabre ao público no dia 2 de maio com o horário de funcionamento em vigor, das 10H00 - 17H00.

Com/ Emílio Moitas 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário