domingo, 18 de abril de 2021

Alentejo – Recordando a romaria do Rei Santo em tempos de pandemia


Lembrando a romaria do Rei Santo que teria lugar este domingo, no lugar de Nave Fria, como vinha acontecendo desde tempos remotos, resgatamos um texto publicado no “ArronchesemNotícias” em 25 de abril de 2009, aquando das importantes obras de recuperação que decorreram na ermida.
Infelizmente a pandemia desde 2020 que vem motivando que a romaria ou qualquer cerimónia religiosa em Honra do Rei Santo, não se realize pelo segundo ano consecutivo.

2020/21 ficará na nossa memória como um ano diferente ... mas a memória não se apaga.

Assim, em cada casa, poderemos hoje relembrar como foram as anteriores romarias neste local de vistas deslumbrantes que junta as gentes da raia, vindas de diferentes lugares do Alentejo e da Extremadura espanhola, num dia de devoção e confraternização.

O meu singelo contributo será, partilhar com todos os registos fotográficos que captei em anteriores anos, desta tradicional e mais antiga romaria que se realizou até 2019 no concelho de Arronches.

***********************
“Esperança – Inauguração da Ermida do Rei Santo.

Recentemente alvo de importantes obras de conservação e restauro a ermida do Rei Santo foi inaugurada hoje dia 25 de Abril, pelo presidente da Câmara Municipal de Arronches Gil Romão na presença do presidente da Junta de Freguesia de Esperança Diamantino Ribeiro e do pároco padre João Coelho.
Situada no cume da serra do Rei Santo, em Nave Fria esta velha ermida serve unicamente para o culto na romaria do mesmo nome, que ali se realiza quinze dias após o domingo de Páscoa.

O edifício é de uma só planta quadrangular de nave única com altar-mor saliente e uma sacristia lateral. A cúpula da nave é composta por caixotões emoldurados separados por régua e elementos piramidais em argamassa. Os fundos apresentam um programa decorativo de circunferências vermelhas e pretas.

Numa das molduras dos caixotões foi identificada a data de 1577, remetendo assim este revestimento original para o Século XVI. Na sanca da cúpula lê-se uma frase bíblica incompleta; “TODOS QVE AMDAIS TRABALHADOS DE CVLPAS E DE PECADOS PEDIA O SALVADOR DO MVNDO QVE VOS”… “SENHOR DEOSENAMINA IV”.

Perderam-se duas palavras nesta referência ao Salvador do Mundo.
(Drª. Leandra Vasconcelos).

São atribuídos 5 séculos de história a esta ermida. De um elevado valor decorativo destaca-se a pintura executada a seco, mas com incisões das linhas mestras a fresco, da mesa e altar-mor. Esta pintura insere-se no estilo decorativo do Século XVII.”
(TEXTO PUBLICADO EM 25 DE ABRIL DE 2009)
Fotos / Emílio Moitas / Arquivo.











 

Sem comentários:

Enviar um comentário