segunda-feira, 5 de abril de 2021

Arronches - Melhor cobertura de rede móvel (MEO) no concelho é ainda pura ilusão

Que a empresa MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia S.A, nos últimos anos tem feito show off e prestado um mau serviço a muitos arronchenses, é uma evidencia do tamanho da Serra do Rei Santo.


Se não vejamos com 5 pseudo estações de radiocomunicações MEO, implantadas no concelho de Arronches, 1 em Assunção, 3 em Esperança e 1 em Mosteiros, a operadora MEO, não consegue uma cobertura de sinal móvel aceitável, deixando sem cobertura vastas zonas localizadas inclusive a 2 ou 3 quilómetros dos postos emissores, como as Hortas de Baixo, Nave Fria, Parra ou Hortas de Cima ou Rabugem.


Das duas uma ou foi falha dos serviços técnicos ou a localização das antenas foi a menos adequada, ou com potência de vulgares Walkies-Talkies, não se compreende o baixo rendimento de antenas gigantescas implantadas em zonas de área protegida que para além de agredirem a paisagem nem servem cabalmente a população residente e visitantes destas zonas rurais.


Se no passado a justificação para qualquer anomalia ou incompetência nesta área, era sempre atribuída ás limitações impostas pelo Parque Natural da Serra de S. Mamede, hoje tal não se aplica, com o parque ao abandono e quase esvaziado das suas funções e competências iniciais. 


Uma situação incompreensível e que vem prejudicando habitantes e alguns negócios como Casas de Turismo Rural, localizadas principalmente na freguesia de Esperança.


Para complicar ainda mais esta situação de incomunicação nem a rede Wi-Fi, de acesso livre à internet, implantada no concelho de Arronches nunca funcionou com um minimo de qualidade, quer seja no centro histórico, Jardim do Fosso ou em Esperança ou Mosteiros.


Se a objetivo inicial tinha por objetivo tornar mais acessível e livre o acesso à internet sem fios, acrescentando um atrativo adicional às principais zonas urbanas do concelho, não passou em parte de boas intenções.


A contrastar com tanta anomalia regista-se com a agrado o fato da cobertura facultada pela operadora NOS, com uma apenas antena instalada próximo da sede do concelho conseguir a cobertura de vastas zonas no concelho de Arronches, chegando embora com algumas falhas de sinal ás 3 freguesias do concelho.


Sabia que a ANACOM:

Tendo constatado existirem áreas geográficas com necessidade de ver reforçados os níveis de cobertura de banda larga móvel, a 18/02/2016 a ANACOM impôs à MEO, NOS e VODAFONE obrigações adicionais de cobertura, que abrangem 588 freguesias identificadas como potencialmente sem banda larga móvel e que acrescem às 480 freguesias anteriormente identificadas.


Cada um dos operadores deverá cobrir 196 das 588 freguesias, considerando-se que as freguesias se encontram cobertas sempre que seja disponibilizado a 75% da população de cada freguesia um serviço de banda larga móvel que permita uma velocidade de transmissão de dados de 30 Mbps (velocidade máxima de download). Estas obrigações adicionais de cobertura entrarão em vigor nas datas de renovação dos direitos de utilização de frequências (em meados de 2018), tendo sido fixado o prazo de 1 ano para o seu cumprimento.


Estamos em 2021 e o resultado pode ser constatado no terreno, quer seja na cobertura móvel ou no serviço de TDT implantado, como concelho raiano resta a consolação do acesso em algumas zonas à cobertura móvel ou ao serviço de TDT espanhol, que parece estar desvinculado da venda de televisão por cabo ao inverso de Portugal.

Fotos/ Emílio Moitas



 

Sem comentários:

Enviar um comentário