quarta-feira, 1 de julho de 2020

Alentejo - Reabertura da fronteira com Espanha assinalada em Elvas pelos chefes de Estado e de Governo dos dois países

A reabertura das fronteiras entre Portugal e Espanha foi assinalada esta quarta-feira, dia 1 de julho, pelos chefes de Estado e de Governo dos dois países, em cerimónias que decorreram em Badajoz e Elvas, com hinos nacionais e fotos de família tendo a raia do Alentejo e da Extremadura de fundo.   

As cerimónias arrancaram pelas 9h45 no Museu Arqueológico da Alcáçova de Badajoz, e prosseguiram depois no Castelo de Elvas, no Alentejo.

Em ambos os lados da fronteira, foram executados os hinos português e espanhol, perante o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o rei de Espanha, Felipe VI, do primeiro-ministro português, António Costa, e o chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez.

Em Badajoz os hinos foram executados pela Orquestra da Estremadura e em Elvas, pela Banda da Armada.

No final da cerimónia em Elvas, Marcelo Rebelo de Sousa, Felipe VI, António Costa e Pedro Sanchéz fizeram um curto percurso a pé, na zona do castelo, fazendo um pequeno desvio para cumprimentar algumas pessoas que lhes acenavam e gritavam vivas ao rei.

A cerimónia em território português terminou com outra "foto de família" num miradouro de onde se avista Espanha, junto ao qual os quatro conversaram mais longamente, e por momentos sem máscara e Felipe VI apontou por diversas vezes para a zona de Olivença.

A margem da Cerimónia em Elvas, ativistas da Plataforma MIA-Movimento Ibérico Antinuclear, distribuíram um comunicado que tentaram  ainda fazer chegar ao Rei de Espanha e Presidente da República Portuguesa, apelando ao encerramento da Central Nuclear de Almaraz localizada a cerca de 110 km da fronteira portuguesa.

De referir que devido à pandemia de covid-19, por decisão conjunta, dos dois países a fronteira luso-espanhola esteve encerrada durante três meses e meio, entre os dias 17 de março e 30 de junho, com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços entre outros casos contemplados na lei.

Na conferência de impressa que decorreu no Castelo de Elvas, António Costa e Pedro Sánchez relembram o trabalho “árduo” e o forte apoio prestado por ambos os países no combate à pandemia, ressalvando que a abertura das fronteiras está a ser feita de forma “consciente e regulada”.
Fotos/Vídeo/Ver no Facebook/ Emílio Moitas 











Sem comentários:

Enviar um comentário