quarta-feira, 8 de julho de 2020

Alentejo - Municípios da área do Parque Natural da Serra de S. Mamede assumem a sua gestão

 

O Parque Natural da Serra de São Mamede  (PNSSM) foi primeira área protegida de âmbito nacional a apostar na gestão de proximidade, passando agora depois de décadas de anarquia e abandono por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), para os municípios de Castelo de Vide, Portalegre, Marvão e Arronches, que vão passar a intervir na gestão e valorização territorial desta área protegida.

A cerimónia de cedência aconteceu na Quinta dos Olhos de Água, no Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM) e propriedade do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), localizada em Marvão, e contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.

Nesta cerimónia foi também assinado um protocolo entre o Fundo Ambiental, o município de Castelo de Vide e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Este protocolo prevê uma verba de 100 mil euros para apoio técnico e operacional para atividades prioritárias de promoção da cogestão do PNSSM.

O Parque Natural da Serra de S. Mamede foi criado a 14 de abril de 1989, segundo o Decreto-Lei n.º 121/89, ocupando uma área de 31 750 hectares, com cerca de 30 mil habitantes.

O conjunto montanhoso conhecido por serra de S. Mamede constitui o principal acidente montanhoso do Sul de Portugal e é constituído por quatro elevações: Fria, Marvão, Castelo de Vide e São Mamede (o mais elevado, com 1025 metros) e estende-se através dos concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre na raia com Espanha.

Trata-se da Área Protegida mais habitada do país, com cerca de 30 mil habitantes.
Fotos/ E. Moitas 






Sem comentários:

Enviar um comentário