Mostrar mensagens com a etiqueta Reabertura. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Reabertura. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Alentejo - Museu Militar de Elvas celebra reabertura e assinala o “DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS” com entradas gratuitas


O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente no dia 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2020, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) propõe o seguinte tema - Museus para a Igualdade, Diversidade e Inclusão, capacitando a diversidade e a inclusão das instituições culturais.

No contexto atual, com a abertura dos Museus no próximo dia 18 de maio, e com a prioridade de garantir o menor risco de contágio da Covid-19, quer para os profissionais que trabalham no Museu Militar de Elvas, quer para os visitantes, o Museu associou-se às comemorações deste dia, proporcionando uma visita gratuita ao acervo das suas coleções.

Para quem segue esta instituição de cultura localizada na cidade de Elvas, através da “Página do Facebook” e não se possa deslocar ao Museu, será disponibilizada no mesmo dia, uma visita virtual, no Facebook do Museu Militar de Elvas.
Fotos/ Emílio Moitas / Arquivo


quinta-feira, 14 de maio de 2020

Arronches - Reabertura da restauração com fronteira fechada e tempo instável comprometem negócio


A Direção Geral de Saúde (DGS) divulgou as medidas para quando os restaurantes e os cafés reabrirem no próximo, dia 18 de maio, as quais devem privilegiar o uso das esplanadas e o serviço 'take-away', bem como devem incentivar o agendamento prévio.

Entre as medidas a adotar, a autoridade de saúde nacional destaca ainda "a redução da capacidade máxima do estabelecimento, por forma a assegurar o distanciamento físico recomendado de dois metros entre as pessoas, privilegiando a utilização de áreas exteriores, caso das esplanadas, sempre que possível."

No concelho de Arronches e zonas limítrofes, como Elvas ou Campo Maior, com as fronteiras fechadas até ao início de julho, como prevê na melhor das hipóteses o governo espanhol, as oportunidades de negócio na restauração, fica bastante reduzida, tendo em conta a elevada procura e a fidelidade dos clientes vindos de Espanha à gastronomia alentejana, assim como o temor de muita gente em sair ainda de casa.

A agravar ainda mais uma situação já difícil está o tempo incerto que se tem feito sentir em toda a região, com frio e chuva que inviabiliza o uso de esplanadas com condições atmosféricas adversas, entre o desânimo manifestado por alguns proprietários de restaurantes há ainda a esperança que as coisas melhorem e se salve o verão, embora em época de praia a procura seja menor nos restaurantes da nossa região, referem.
Fotos/ E. Moitas