sexta-feira, 31 de julho de 2020

Alentejo - Captura de Cágado-comum e rãs durante a noite está a dizimar a fauna das zonas da Ribeirinhas de Arronches



A captura ilegal de Cágado-comum e Rã-verde (Rana perezi), durante a noite, nas zonas Ribeirinhas de Arronches, junto ao Porto Manes, e zona Ribeirinha de Mosteiros, com possíveis fins comerciais e gastronómicos está a ameaçar estas espécies autóctones.

 

A Associação Ambientalista Quercus, foi alertada para este ilícito por parte de residentes na zona, que vêm constatando esta prática ilícita durante a noite.

 

Constatou-se ainda que por diversão ou vandalismo, em Arronches os cágados capturados que apresentavam lesões na carapaça, foram durante esta semana lançados em duas ocasiões para dentro do lago do CEIRA - Centro Interativo da Ruralidade de Arronches, tendo em conta que estas lesões desvalorizam a sua comercialização.

 

Uma prática que para além de poder causar danos nos filtros do referido lago, põe em risco a vida dos cágados, dado a água estar tratada com cloro e outros produtos químicos nocivos à vida animal.

 

De modo a evitar a sua morte os répteis foram retirados do logo e devolvidos ao seu habitat natural localizado a escassos metros no Rio Caia.

 

Por se tratar de uma prática ilegal e que põe em risco as populações destas espécies autóctones protegidas por lei, e vem contribuir para desvalorização destas zonas ribeirinhas, foi solicitada a colaboração da GNR de Arronches e Brigada do SEPNA de forma a desaconselhar a sua captura.

           Fotos/ Emílio Moitas 






Sem comentários:

Enviar um comentário