sexta-feira, 3 de julho de 2020

CIMAA sempre atenta vigia agora a vespa velutina no Alto Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) reuniu na passada quarta-feira o grupo de trabalho, recentemente criado, que tem como objetivo avaliar, monitorizar e apoiar na vigilância ativa da vespa velutina, vulgarmente conhecida como vespa asiática, no Alto Alentejo, de modo a realizar o controlo desta espécie em todo o território.

A reunião contou com a presença de todo o grupo de trabalho, constituído pelo técnico do Gabinete Florestal Intermunicipal da CIMAA, pelos técnicos do Gabinetes Florestais do município de Avis e de Gavião, pelo Coordenador Municipal de Proteção Civil do município de Ponte de Sor, por dois elementos do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

Além dos elementos deste grupo de trabalho estiveram também presentes a APILEGRE - Associação dos Apicultores do Nordeste do Alentejo e a ADER-AVIS - Associação para o Desenvolvimento Rural e Produções Tradicionais do Concelho de Avis.

De referir que a vespa asiática deverá ter chagado a Portugal em finais de 2011 e até agora, no distrito de Portalegre, atingiu quatro concelhos, com especial incidência em Nisa.

No concelho de Arronches, embora em 2019, tenha sido confundida com a vespa comum, até esta data não foi detetado nenhum ninho de vespa asiática.

Quanto às características, a vespa asiática é maior e mais escura que as europeias e tem as patas listadas.

Esta vespa é predadora de abelhas, pode causar impacto na apicultura, já em termos de segurança das populações os perigos são idênticos aos das outras vespas, uma vez que o veneno da vespa asiática não é diferente das demais.
Com/ E. Moitas / Web fotos e CIMAA 




Sem comentários:

Enviar um comentário