quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Alentejo - Mega operação da GNR com oito detidos por burlas e falsificação



O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Investigação Criminal de Grândola, ontem, dia 22 de outubro, deteve seis homens e duas mulheres, com idades entre os 22 e 69 anos, por falsificação de documentos, burlas e outros crimes, nos distritos de Aveiro, Santarém, Lisboa, Setúbal e Portalegre.

Na sequência de uma investigação que decorria há cerca de dois anos, foi possível apurar a existência de uma rede que se dedicava à prática reiterada de crimes de falsificação de documentos, burlas a particulares para obtenção de viaturas, burlas a entidades bancárias tendo em vista a obtenção de créditos,  bem como furtos e roubos nas regiões mencionadas.

O grupo falsificava diversos documentos, como comprovativos de transações bancárias, recibos de vencimento, documentos de serviços de finanças, cheques bancários, entre outros, permitindo que fossem “adquiridos” veículos a pessoas particulares ou “adquiridos” créditos bancários.

Importa ainda referir que este esquema, por diversas vezes, resultava, posteriormente, em furtos ou roubos, nos casos em que as vítimas ofereciam resistência.

No seguimento das diligências policiais foi dado cumprimento a vários mandados de busca domiciliária, em garagem e em veículos, destacando-se a apreensão de documentação falsificada e carimbos, cinco computadores e diverso material informático e de impressão, 2,880 euros em numerário, três veículos, 12 telemóveis, uma espingarda caçadeira, uma pressão de ar e vários artigos em ouro.

Em comunicado a GNR explica que os arguidos, alguns com antecedentes criminais por homicídio com arma de fogo, roubos com arma de fogo, burla qualificada, falsificação de documentos, furto qualificado e viciação de veículos, encontram-se detidos nas instalações da GNR, sendo presentes hoje, dia 23 de outubro, no Tribunal Judicial de Setúbal, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

Esta operação contou com o reforço das estruturas de investigação criminal dos Comandos Territoriais de Setúbal e Portalegre, do Grupo de Intervenção de Operações Especiais da Unidade de Intervenção da GNR, dos Destacamentos de Intervenção dos Comandos Territoriais de Setúbal, Santarém e Portalegre e ainda com a Polícia de Segurança Pública, num total de 150 efetivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário