sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Alentejo - Apanha mecanizada da azeitona durante a noite mata milhares de aves


A utilização de máquinas da apanha da azeitona durante a noite em olivais intensivos leva a capturas de aves, em números muitíssimo elevados, que chegaram a atingir (100 aves por hectare), e causa a morte de milhares de aves.

 Na sequência dos relatórios, têm surgido nos últimos anos que vêm confirmam esta elevada mortandade de aves em Portugal e Espanha, a Associação Ambientalista portuguesa Quercus exige suspensão da apanha noturna de azeitona.

Em nota de imprensa a Quercus deu a conhecer que exigiu ao novo Governo português que suspenda, de imediato, a apanha noturna de azeitona em olivais intensivos.

De acordo com Nuno Sequeira, vice-presidente da Direção Nacional da Quercus,  esta prática leva à morte de aves provocada por máquinas durante esta prática nocturna, em números que podem oscilar por noite entre 700 a mil aves.

A Quercus exige assim, que neste início de campanha da apanha da azeitona, o Ministério do Ambiente e o Ministério da Agricultura tomem medidas urgentes no sentido de suspender a prática da apanha noturna de azeitona, realizada por meios mecânicos nos olivais superintensivos, devido aos impactes nefastos que esta tem na vida selvagem, e em especial na avifauna” e em particular nos milhares de aves migradoras e invernantes usam as zonas de olival como pontos de paragem e refúgio quando estão a migrar.
Fotos/ Emílio Moitas e Quercus 



Sem comentários:

Enviar um comentário