terça-feira, 8 de outubro de 2019

Alentejo - Falta de vocações encerrou Mosteiro da Cartuxa Scala Coeli em Évora


 A Cartuxa fecha as portas, de vez, com os Monges da Ordem da Cartuxa a abandonar Évora, esta tarde de terça-feira dia 8 de outubro de 2019, vão para um mosteiro na Catalunha.

Com a partida dos monges Cartuxos, Cartuxa Scala, chega à cidade alentejana uma congregação de  Monjas do Instituto das Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará vai ocupar o Convento da Cartuxa Scala Coeli, em Évora.

O anúncio foi feito hoje pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, no dia em Évora se despede dos monges cartuxos.

Estas monjas, ligadas à Família Religiosa do Verbo Encarnado, “vão vir para a nossa Cartuxa” e “vão ficar connosco a dar vida a esta comunidade”, afirma o prelado, ao meios de comunicação social.

O arcebispo indicou um “número interessante” de monjas vai ocupar o Convento da Cartuxa, indicando que, neste momento, não sabe o número exato, mas, pela informação que dispõe, “nunca serão menos do que sete”.

O programa de despedida dos monges começou no passado domingo e o ponto alto está previsto para esta tarde.

Às 18h30, na igreja renascentista do Mosteiro da Cartuxa Scala Coeli, o arcebispo de Évora preside à eucaristia de despedida dos monges, estando a clausura aberta a todos os fiéis.

Os quatro monges da Cartuxa de Évora, dois octogenários e dois nonagenários, vão mudar-se para outro mosteiro, em Barcelona, devido à sua idade e à falta de vocações existentes em Portugal.
Foto/ E. Moitas 

Sem comentários:

Enviar um comentário