terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Faleceu com 86 anos o apoderado e ganadeiro Jacinto Alcón um amigo de Portugal


O empresário taurino, apoderado e ganadeiro, Jacinto Alcón Pasalodos, faleceu aos 86 anos, na sequência da prolongada doença que o acometeu nos últimos anos de vida, foi a sepultar em Badajoz no passado domingo dia 13 de janeiro, acompanhado de muitos amigos.

Dedicou toda a sua vida aos touros e apoderar (gestor do toureiro que se encarrega de aspectos exteriores à lide) as principais figuras do toureio a cavalo, entre eles a Ángel, Rafael Peralta, Álvaro Domecq e Samuel Lupi.

Foi graças a Jacinto Alcón, que talentos do toureiro a cavalo, como Samuel Lupi e João Moura, triunfaram em Espanha enchendo praças desse país.

Descobriu a Samuel Lupi, numa tarde que veio a Portugal a acompanhar Gregorio Moreno, que vinha assistir a uma tourada do rojoneador e seu amigo, Samuel Lupi, gostou de o ver toirear e no final da corrida Lupi, numa conversa com Jacinto disse que gostaria de tourear em Espanha, pelo que decidiu arranjar-lhe uma corrida em Madrid na qual triunfou. Segundo Jacinto, teve uma tarde esplêndida e começaram a chegar pedidos de todas as praças para que toureasse, abrindo cartel às grandes figuras do momento.

Pouco depois outro grande toureiro a cavalo português, João Moura, quando ainda era um menino, começou por o dar a conhecer em algumas praças espanholas com sucesso, até que uma grande tarde em Alicante que depois o levou a apresentar-se com um rotundo êxito em Madrid.

Jacinto Alcón, referia sempre com emoção como foram aqueles dias «A Moura, después de torear en Las Ventas, le contrataron ese mismo día para 32 corridas».

Em suma um amigo de Portugal e que graças ao seu trabalho a praça de touros da vizinha localidade de Alburquerque conheceu a sua maior etapa de esplendor o que aconteceu nos anos 1963 e 1988, quando este “coso taurino”, foi considerado o número um do rojoneio em toda a Espanha.

Com/ Emílio Moitas
Fonte: revista azagala





Sem comentários:

Enviar um comentário