sábado, 19 de janeiro de 2019

Cultura - Laje votiva em língua latina encontrada em Arronches em vias de ser classificada

A laje votiva em língua latina, um dos mais notáveis achados arqueológicos descobertos nos últimos anos no concelho de Arronches, encontra-se em vias de classificação com a abertura do procedimento e posterior publicação em Diário da República.

Tendo para o efeito a Direção-Geral do Património Cultural, notificando a Câmara Municipal Arronches, para a abertura do procedimento de classificação da laje votiva em língua latina, proveniente do Monte do Coelho, estando o Município de acordo com a abertura do referido procedimento, mas mostrando-se contra a saída da laje do concelho de Arronches.
  
De referir que esta laje votiva em língua latina, integrou a exposição “Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos”, que esteve patente no Museu Nacional de Arte Romana, em Mérida, em 2015.

Para esta exposição que depois percorreu outros grandes Museus, “foram reunidas peças de 18 instituições, 13 de Portugal e cinco de Espanha, com destaque para esta raríssima inscrição em língua Lusitana encontrada no Monte do Coelho, nos arredores de Arronches.

Trata-se de um dos três ou quatro documentos escritos em língua lusitana encontrados até ao momento.

Uma peça que tem passado desapercebida ou simplesmente ignorada da maioria dos arronchenses, ou como dizia a minha avó “Dá Deus nozes a quem não tem dentes”.

Saiba mais sobre a passagem desta peça pelo Museu Nacional de Arte Romano de Mérida, onde integrou a exposição “Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos”.
Fotos/: E. Moitas




Sem comentários:

Enviar um comentário