quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Alentejo - Município assinala 121º aniversário da Restauração do Concelho de Marvão


O Município assinala, dia 24 de janeiro (quinta-feira), o 121º aniversário da Restauração do Concelho de Marvão. A partir das 18h00, na Câmara-Velha - Casa da Cultura, pode assistir-se a um apontamento histórico sobre a Restauração do Concelho, a cargo da Professora Dra. Teresa Nunes (Doutorada em História, na especialidade de História Contemporânea, pela Universidade de Lisboa).

Depois disso, o Marvão Jazz Duo (Tom Lehrecke - guitarra/voz e José Conde - baixo elétrico) sobe ao palco para um concerto que promete transportar o público presente para os grandes clássicos do jazz, num ambiente relaxado, sendo servido no final do concerto, um Marvão d’Honra.

A partir das 20h00 pode ainda assistir-se, na entrada do Castelo, a um apontamento pirotécnico, com que se vai encerrar a comemoração do 121º aniversário da Restauração do Concelho de Marvão.

A 24 de janeiro de 1898, Marvão recuperou a sua independência administrativa e política. Aqui fica uma pequena resenha histórica sobre a Restauração do nosso Concelho:

“A revolução liberal de 1820 trouxe consigo alterações profundas ao nível da organização administrativa do território. Desde esse período e até aos nossos dias subsiste a divisão territorial: Os distritos que se desdobram em concelhos e estes em freguesias. No entanto, ao longo de todo o séc. XIX e principalmente no interior do país, sentia-se a falta de pessoal habilitado para o exercício dos cargos políticos, bem como carência de recursos para responder às necessidades das populações”.

“Para os municípios de 3ª ordem (como Marvão) era muito complicado captar recursos financeiros necessários à administração corrente e, pelo alto índice de analfabetismo da população, era também muito difícil recrutar indivíduos aptos para participarem nas vereações”.

“Foi então, sem grande surpresa, que a 26 de setembro de 1895 foram suprimidos diversos concelhos por todo o País, no âmbito de uma reorganização política e administrativa do território português. Neste contexto, o concelho de Marvão ficou anexado ao de Castelo de Vide. Com esta reforma pretendia-se a racionalização dos recursos financeiros e humanos. No entanto, com esta alteração, foram extintos municípios com raízes seculares. Marvão era um destes casos”.

“Na documentação da altura, não consta que a população de Marvão se tenha revoltado com a situação, até porque os tempos eram de constante mudança”.

“Em fevereiro de 1897 o governo caiu, enfraquecido pela ação da oposição e pela sua própria inoperância. Em 13 de janeiro de 1898, depois de novas eleições para o governo e várias reclamações um pouco por todo o País, o concelho de Marvão foi reintegrado e, portanto, desanexado do concelho vizinho”.
Fotos/ Emílio Moitas 


Sem comentários:

Enviar um comentário