domingo, 25 de junho de 2017

Arronches – Museu (A) Brincar comemorou aniversário com exposição de Bonecas


O Museu (A) Brincar de Arronches, situado no edifício da antiga fortaleza, comemorou no passado sábado dia 24 de junho (feriado municipal), o seu 15º aniversário, com uma singular e bonita exposição de bonecas, “O Mundo de Alzira Faria”.

Uma colecção constituída por centenas de bonecas, que chegaram até Arronches, fruto de uma doação, ao Museu de (A) Brincar, trocando a denominada "casa das bonecas": uma assoalhada no Vale de Santarém onde, ao longo dos anos, Alzira foi juntando as suas bonecas. As que tinha herdado da sua mãe, as que foi adquirindo e as que lhe ofereceram.

Com paixão e paciência, restaurou as que chegam em mau estado e confeccionou trajes novos: desde sapatos e meias, a calças, vestidos, cintos, chapéus, echarpes...

A sua experiência de modista de alta-costura foi um recurso precioso, quer na minúcia dos detalhes, quer na escolha dos diferentes tecidos e materiais.

A sua fonte de inspiração foi buscá-la aos museus, de norte a sul do país, que visita frequentemente: museus do traje, museus das bonecas, museus do brinquedo. Mas os museus de arte antiga são também uma fonte de inspiração, sobretudo os trajes representados nas pinturas antigas. Ou os livros de história do traje. Ou os postais que compra. Ou simplesmente recorre aos muitos arquivos da sua memória.

Um evento, que em Arronches, contou com a presença  da filha da coleccionadora, Paula Faria e um grupo de amigas, e foi inaugurado pelas 16h00, pela senhora Presidente de Câmara, acompanhada do Vice-Presidente e Vereador da Cultura, assim como outras entidades locais e público em geral.   

Alzira Faria, uma senhora de trato afável, ex modista de alta-costura, nasceu a 14 de julho de 1931. Terminou o curso industrial na escola Fonseca Benevides.

A exposição “O Mundo de Alzira Faria”, poderá agora ser visitada no Museu (A) Brincar, no decorrer do horário de abertura deste espaço de cultura, inaugurado a 24 de junho de 2002, num lugar com história (antiga fortaleza), e que conta com um acervo notável, fruto de doações de particulares e aquisições da autarquia, com os brinquedos a marcarem a presença no imaginário de todos nós e onde é possível recuar no tempo e fazer uma visita tempos de infância.  
Fotos: Emílio Moitas 









Sem comentários:

Enviar um comentário