terça-feira, 27 de junho de 2017

Arronches – Apresentação do livro “Foi como um Rio”


A Biblioteca Municipal de Arronches, acolheu no passado domingo, dia 25 de junho a apresentação do livro Foi como um Rio”, de Francisco Ceia.

A apresentação do livro que decorreu pelas 18h00, esteve a cargo de Diogo Serra, que foi acompanhado pelo autor, assim como pela senhora Presidente de Câmara, Fermelinda Carvalho e Vereador da Cultura, José Bigares.

Inopse do livro:
Um rio é uma árvore de água, filho do choro da chuva doce, escrito no corpo do mundo. O sonho esgaravata-lhe um botão, cálice, corola… explode flor, abre folhas, devagar, cresce haste… gracejo, acotovela seixos, resiste cânticos de constância, corre, briga, abranda, lavra letra e salpico, nas linhas das margens que forja… harmoniza novos braços, adensa o leito, afirma o tronco, esbelto, curva viajem, anda parado… por fora, finge que anda, mas flui, sentido por dentro… adormece espelho, guardador de imagens e lembranças, desagua, no fundo dos olhos de quem o olha, e afoga as raízes no mar, para lhe beber o sal que há nas lágrimas… tange búzios no peito da maresia… nas luzes do horizonte, solta um grito azulino de gaivota… giza no arco do céu, cor, o beijo pássaro, e na asa dos bons vendavais, imagina nova rota, Sol, chão de sede, searas, tempestade, solidões… no fim, pode ser o começar… como rio de pérolas perdidas no pranto de uma janela, fechada ao cinge gélido de dezembro, esborratando as cinzas da tarde, dentro dos olhos parados de alguém….

Francisco Ceia é natural de Portalegre. Em 1976 frequenta o curso de teatro, e inicia a sua carreira artística como ator profissional em Évora. Em Janeiro de 1980, funda em Portalegre, a Companhia de teatro profissional, Teatro do Semeador. É o autor da banda sonora original da serie da RTP Tom Sawyer.

Compõe também música para Teatro, e participa como ator, em peças para a RTP, a convite desta estação, é o pivot da série A casa do Mocho Sábio, onde conjuga o trabalho de ator, músico, e autor das canções, e genérico do programa.

Em 1995, a convite da Companhia de teatro do Porto Seiva Trupe, integra o seu elenco, no musical, Ópera do Malandro de Chico Buarque.

Em Maio de 1997 participa em Cáceres, no Festival Internacional da World Music, “WOMAD”, e, em 1999, no 36.° Festival RTP da Canção.
Fotos: Emílio Moitas




Sem comentários:

Enviar um comentário