quarta-feira, 7 de junho de 2017

Arronches diz adeus ao roaming sem pena nem glória depois de anos de abusos por parte de operadoras de telecomunicações


No próximo dia 15 de junho entra em vigor uma norma aprovada pela União Europeia que protege os residentes em zonas fronteiriças do abuso das operadoras de comunicações com a suspensão definitiva doPagamento de taxas de roaming em chamadas telefónicas, mensagens de texto e uso de internet.

De referir que durante décadas em zonas de fronteira como Arronches, la Codosera, Campo Maior ou Badajoz diferentes operadoras de telecomunicações portuguesas e espanholas, fizeram a vida negra aos residentes, que embora sem saírem do território nacional viam os seus telemóveis a ligarem-se automaticamente a redes espanholas e portuguesas, com custos astronómicos, o que levou estas operadoras a facturarem abusivamente milhares de euros, sem o consentimento dos clientes, o aconteceu por exemplo a um médico residente em Badajoz que sem se aperceber durante dois dias esteve a navegar por Internet descarregando arquivos em casa com a tarifa de roaming, dando origem a uma fatura de 800 euros, que depois de anos e muita luta na justiça acabaria por não pagar.

Quanto a Internet as operadoras que tinham no roaming um filão conseguiram que aqui sim existam limites, mas apenas para tarifas muito altas, ou seja, alguém que tenha 25 gigas e se meta a descarregar filmes fora do seu país, terá algum que outro problema, mas para clientes normais que costumam usar entre 1 e 6 gigas, não existe qualquer problema. Em caso que seja ultrapassado este limite a a operadora fica obrigada a informar o consumidor.

Em suma isto significa que todos os cidadãos da União Europeia, podem viajar ou mudar de país  dentro da União,  e fazer chamadas, mandar sms ou navegar na Internet com a tarifa habitual, sem mais custos na fatura.

Um alívio para as populações raianas que para além de deficiente cobertura móvel em parte era mantida e consentida para facilitar as operações de roaming, viam o seu telemóvel saltar como loco de rede em rede inclusive sem saírem de casa em cidades e vilas do Alentejo ou da Extremadura.

Esta conquista resulta de milhares de reclamações e do trabalho tardio da Comissão Europeia junto das operadoras de telecomunicações.
Fotos: Emílio Moitas 


Sem comentários:

Enviar um comentário