terça-feira, 13 de junho de 2017

Ammaia Festum – O Renascer da Cidade Romana de 24 a 25 de junho

A cidade da Ammaia vai regressar ao passado no próximo fim-de-semana de 24 e 25 de junho, de 2017, com "Ammaia Festum", um evento que inclui espectáculos de recriação histórica, porco assado no espeto e vinho da talla, teatro, concertos, mercado de rua e visitas guiadas ao espaço museológico, numa organização do Municipio de Marvão e da Fundação Cidade de Ammaia.

De referir que as ruinas da antiga cidade da Ammaia, localizam-se no Alentejo, na freguesia de São Salvador da Aramenha, concelho de Marvão, distrito de Portalegre.

Trata-se de um conjunto de ruínas de uma antiga cidade romana situada num vale hoje no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede. Em sua época, "Ammaia", na província romana da Lusitânia, possuía um território administrativo que englobava uma grande parte do atual distrito de Portalegre e que se estendia também para território hoje espanhol. Identificada e estudada a partir de meados da década de 1930, as suas ruínas encontram-se classificadas como Monumento Nacional desde 1949.

História
A povoação foi fundada provavelmente nos finais do século I a.C., ao tempo de Augusto, e obteve o estatuto de "Civitas" durante o reinado de Cláudio. A florescente cidade em breve receberia o estatuto de município ("terminus ante quem") sob o reinado de Lúcio Vero - mais provavelmente durante a época de Vespasiano -, e viria a desenvolver-se como um importante núcleo urbano devido à sua localização e à exploração dos recursos minerais e naturais da região, como o quartzo e o ouro. Um outro fator determinante terá sido a sua localização num ponto de cruzamento de vias romanas que uniam importantes núcleos urbanos na altura, ligando uma dessas vias a de "Ammaia" à capital da província, "Emerita Augusta" (atual Mérida).

O fórum da cidade de Ammaia, a praça da cidade

Durante o século IV, houve uma reconstrução e restauração dos espaços de Ammaia sistemática. No entanto, entre os séculos V e IX, Ammaia caiu em declínio e ficou despovoada. Quando esta parte da península ibérica já estava sob o domínio árabe, a cidade parece ter sido completamente abandonado em favor do assentamento próximo fortificada de Marvão. Ibne Maruane, um Muladi influente e poderoso que começou a usar o título e estilo próprio de capitão de Ammaia e das suas ruínas no século IX.




Sem comentários:

Enviar um comentário