quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Alentejo – Mais do mesmo com massa de ar polar a deixar o país gelado e em alerta amarelo


Segundo nota informativa do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de valores baixos das temperaturas mínimas.

Estas temperaturas devem-se a uma massa de ar polar que está a atravessar o país e levou a Autoridade Nacional de Proteção Civil a lançar um alerta, que  à exceção de Faro, todos os distritos vão registar temperaturas mínimas entre os zero e os seis graus negativos, pelo menos até ao próximo fim de semana, com as temperaturas a oscilar  entre os 10 e os 14 graus.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC chama a atenção para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos elétricos. 


A Proteção Civil diz também que é necessário ter «especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo».


A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda ainda especial atenção aos aquecimentos com combustão, como braseiras e lareiras, uma adequada ventilação das habitações e a não utilização de dispositivos de aquecimento durante o sono. 

Sem comentários:

Enviar um comentário