sábado, 17 de janeiro de 2015

Já Foi Assim um livro de Emiliano Palmeiro que revisita o passado arronchense


Arronches acolheu esta tarde de sábado o lançamento do livro “Já foi Assim”, de Emiliano Palmeiro Rodrigues”, que teve lugar pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Arronches.

Uma cerimónia que contou com a presença do autor, Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara, José Bigares, Vereador da Cultura, outros autarcas e familiares e amigos do autor.

Um livro que tem prefácio de João Pedro Ribeiro e nos transporta a um passado de memórias e vivências de Arronches que “Já foi Assim”, sendo recordadas nas cerca das suas 170 páginas deste livro, entre outros episódios da vida local: As feiras, festas, bailes, olaria, caça, gelados, as lavadeiras, ou o dia de títeres.

Este evento terminou com a oferta de livros a todos os presentes e uma sessão de autógrafos com o autor do livro, “Já foi Assim” Emiliano Palmeiro Rodrigues, seguindo-se um beberete no salão do Centro Cultural.

Emiliano Palmeiro Rodrigues, nasceu em Arronches a 28 de Junho de 1931, aqui viveu parte da sua juventude, e fez os primeiros estudos, possuindo como habilitações literárias - 5º ano do antigo ensino liceal, (actual 11º ano), como trabalhador-estudante, possui o Diploma de Professor primário do ensino particular.

Fez o serviço militar em Caçadores 8 em Elvas, 1952. A sua vida profissional foi dedicada à Administração Autárquica, na área da chefia, exercendo actividade na Câmara Municipal de Arronches, Castelo de Vide, Leiria e Alcobaça.

Entre as inúmeras actividades a que se dedicou destacamos o seu contributo como Dinamizador da Conferência de S. Vicente de Paulo em Arronches e Instrutor da sala de Estudo, sendo Director Responsável dos sectores de Teatro e Desporto, Director no antigo Albergue Municipal dos Inválidos do Trabalho em Arronches, Director do Atlético e Centro Republicano Arronchense, Director do Jornal "A Nossa Voz", Director da Casa do Conselho de Arronches quando da sua criação, colaborando ainda com diversos jornais. 

A sua aposentação da Administração Pública aconteceu em Alcobaça em 1992, no decorrer da sua vida profissional recebeu vários votos de louvor.

Mas para saber mais sobre o passado de Arronches o melhor mesmo é  ler o livro do arronchense, Emiliano Palmeiro Rodrigues, “Já Foi Assim”.

Este evento cultural teve a organização do Município de Arronches e a colaboração do autor.





Sem comentários:

Enviar um comentário