domingo, 11 de janeiro de 2015

Comemorações dos 356 anos da Batalha das Linhas de Elvas

O programa de comemorações dos 356 anos da Batalha das Linhas de Elvas, que se assinalam no próximo dia 14 de Janeiro, inicia-se com um concerto de Teresa Salgueiro, intitulado "A Fortaleza", no dia 13, pelas 21h30, a ter lugar no Cine-Teatro.

No feriado municipal, quarta-feira, dia 14, as cerimónias tem início pelas 9h30, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras e a presença da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois decorre, no Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, no Sítio dos Murtais, uma cerimónia de Homenagem aos Mortos, seguindo-se a romagem ao túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.

Um dos pontos mais altos destas comemorações vai acontecer pelas 11h00 com as cerimónias militares e militarizadas, com alocuções por parte de um oficial do Exército e pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, precedidas pelo desfile das forças em parada, na rua da Cadeia.

Um pouco mais tarde, pelas 12h30, no Museu Militar de Elvas, nas instalações do ex-Regimento de Infantaria 8, decorre a apresentação do livro "El Atlas Medici de Lorenzo Possi 1687", com a presença dos autores Carlos Rubio, Rocío Rubio e Isabel Testón Núnez, editado pela Fundación Caja Badajoz.


Ao fim da tarde pelas 18h00, realiza-se o Te Deum de Acção de Graças, na Sé Catedral, com a presença do Coral Públia Hortênsia de Castro. O programa deste dia encerra com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, a partir das 21h30, no Cine-Teatro Municipal.

A 23ª Corrida das Linhas de Elvas está agendada para 18 de Janeiro, com partida do Padrão das Linhas de Elvas. O início da corrida está marcado para as 11 horas e conta com um percurso pela circular à cidade e meta no Estádio Municipal de Atletismo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário