segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Televisão Digital Terrestre finalmente com sinal reforçado no emissor de São Mamede


O sinal da TDT foi reforçado na região Alentejo no passado dia 16 de Setembro de 2014, depois das alterações com o fim do sinal analógico ter privado milhares de portugueses residentes no interior do país ao acesso do serviço público de televisão e os ter obrigado a aderir ao MEO para poderem continuar a ver televisão.

A PT Comunicações, entidade que detém o Direito de Utilização de Frequências da TDT nacional obteve uma licença de exploração temporária destes emissores, emitida pela ANACOM – Autoridade Nacional das Comunicações.

A ANACOM aprovou, por deliberação de 11 de setembro de 2014, a atribuição à PT Comunicações (PTC) de uma licença temporária de rede, por 180 dias, a qual deveria estar implementada no prazo máximo de 5 dias úteis. Esta rede é constituída por quatro estações em rede de Multifrequência – MFN, complementando a Actual rede de frequência única – SFN que opera a nível nacional no canal 56 de UHF. Após os 180 dias de licença temporária, deverá ser emitida a licença definitiva, tendo para isso a PT que requerer essa mesma licença até ao final de outubro.

Finalmente e passados anos a ANACOM considera que “se justifica o imediato licenciamento destes emissores de TDT tendo em conta a constante instabilidade da rede SFN no canal 56” que provocam longos períodos de interrupção da recepção do sinal de tv em sinal aberto em grande parte do continente, especialmente no Alentejo e interior norte”. A ANACOM realizou testes com recurso a sondas de monitorização de sinal instaladas em vários pontos do país. Os distritos de Beja, Faro e Setúbal foram algumas das regiões onde, segundo a ANACOM, “foram detectadas numerosas e prolongadas interrupções no acesso ao serviço”.

Assim, com uma licença de potência máxima de 10 kw, o Centro Emissor do Mendro, na Vidigueira, deve cobrir com maior qualidade grande parte dos distritos de Beja, Évora, Setúbal e parte da zona mais a norte do Algarve. Os telespectadores com dificuldades de receção da televisão no canal 56, deverão orientar as antenas de tv para o Mendro e sintonizar o canal 40 UHF na frequência de 626000Mhz.

Entraram também em funcionamento no dia 16 de Setembro os emissores de São Mamede, em Portalegre, no canal 47 UHF e o emissor de Palmela, no canal 45 UHF, o que permite, em simultâneo com o canal 56 UHF da rede SFN uma cobertura maior e com mais qualidade da rede da TDT.

Sem comentários:

Enviar um comentário