quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Arronches – Com valores da água da torneira entre os melhores a nível nacional

Há 82 concelhos de Portugal continental que apresenta uma qualidade de água abaixo da média, são as conclusões que constam do relatório “Qualidade da água para consumo humano em Portugal”, apresentado a 24 de setembro último, pela Entidade Reguladora dos Serviços de águas e resíduos (ERSAR), que vem reforçar ser seguro o consumo na rede pública.

Dos 278 concelhos do continente apenas 7 revelam ter um nível de segurança da água inferior a 95%, destes Sever do Vouga é o pior classificado com 88,06%, seguido de Vale de Cambra com 89,93%. Trancoso, Belmonte, Ribeira de Pena, Arouca e Valpaços completam a lista.

Outros 34 concelhos foram aprovados com distinção, apresentam uma taxa de 100% na qualidade da água, 10 destes concelhos localizam-se no Norte do País, 14 no Centro, 5 ficam no Alentejo, 3 no Algarve e 2 em Lisboa.

Quanto ao distrito de Portalegre, lidera na qualidade da água o concelho de Castelo de Vide  com 100%.

Arronches com abastecimento a partir da Barragem do Caia, integra também a lista dos melhores classificados quanto a qualidade com 97,52%, um valor que não convence ainda alguns habitantes do concelho a beberem água da torneira, preferindo a dos fontanários como a da fonte de Nave Fria, uma atitude que pode ter origem pelo impato visual apresentado pelas margens da barragem do Caia, invadidas por um mar de bostas de vaca e outros excrementos, provenientes de rebanhos de animais de diversas explorações agrícolas que tem acesso às águas do caia para beberem ou se alimentar nas margens da albufeira da erva verde ali existente quase todo o ano.   

1 comentário:

  1. qual a entidade reguladora e responsavel da agua publica em arronches na nave fria e esperança?



    ResponderEliminar