quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

La Codosera - I Subida à Lamparona

O calendário de “Carreras de Montaña”,  da Federación  Extremeña de Montaña  y Escalada, tem agendadas 17 provas para o ano de 2013.

Nestas provas inclui-se a I Subida à Serra da Lamparona na raia portuguesa.

Esta prova está agendada para domingo dia 07 de Abril, com início ás 10h00 e termino ás 18h00.

Para mais informações e inscrições aceder a: 

  

Arronches – Acordou hoje com neve na Serra de S. Mamede


 Hoje ao início da manhã foram muitos os arronchenses que se deslocaram a zona do Convento de Nossa Senhora da Luz para ver a neve na Serra de S. Mamede, que durante a tarde e noite da passada quarta-feira caiu com intensidade em toda a serra.

Fica o alerta a todos aqueles que hoje se dirigem à serra para ver a neve mais de perto para redobrarem os cuidados e a informação que algumas estradas municipais da zona estão condicionadas assim como o acesso ao pico de S. Mamede ( antenas) no alto da serra.

O distrito de Portalegre continua hoje sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve e chuva forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Apesar da nebulosidade e distância  ficam algumas imagens da Serra registadas da zona do Posto de Turismo em Arronches





quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

António José Seguro no Distrito de Portalegre este sábado



O Secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, desloca-se este sábado dia 2 de março ao Distrito de Portalegre, com a seguinte agenda:

11h00 – Visita a Arronches - Acção de apoio à candidatura de Gil Romão - Local Bairro Novo,   junto ao Minipreço.

12h30 – Encerramento do Fórum “A Força da Família Socialista” no Centro Cultural de Campo Maior.

15h00 – Visita à ENOVE+ Feira de Emprego e Empreendedorismo a decorrer em Campo Maior.

Alandroal - Peixe do Rio volta à mesa de 1 a 10 de março de 2013

Para mais informação aceder a:

Arronches - Mulheres da Guiné-Bissau visitaram Museu (A) Brincar


 Um Grupo de mulheres Guineenses integradas numa delegação da Associación Paz y Amistad, (Extremadura) visitaram a Arronches a convite do Departamento de Mulheres da União dos Sindicatos do Norte Alentejano.

A visita que teve por objectivo dar a conhecer a realidade rural do concelho de Arronches, dando a conhecer à comitiva guineense alguns projectos aqui desenvolvidos.

No decorrer da sua estadia em terras arronchenses o grupo participou numa reunião de trabalho com a Direcção da USNA/cgtp-in. Seguindo-se uma visita à Cooperativa Trabalho e Progresso e algumas empresas ali instaladas.

Na parte da tarde após um almoço regional o grupo de mulheres guineenses do “Comité de Mulheres da Guiné-Bissau”, foi recebido na Câmara Municipal e foi conhecer o Museu de (A) Brincar, local muito elogiado pelo grupo que deixou a sugestão da criação no museu de um espaço dedicado aos brinquedos tradicionais dos países CPLP, não esquecendo os antigos territórios de Macau e Goa.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Última edição do Notícias de Arronches começa a ser distribuída



Esta quarta feira dia 27 de fevereiro, começa a ser distribuída a última  edição do Notícias de Arronches que estará disponível nos locais habituais.

Nesta edição o destaque vai para o “V Duatlo de Arronches” que se consolida como prova a contar para o Campeonato Nacional e a inauguração do LIJE.
Os protagonistas de Arronches envolvidos na tragédia do acidente da Sertã, contam-nos os momentos de angústia pelos quais passaram.
Na política as Reunião da Câmara de Fevereiro com o que de mais importante teve lugar e o Partido Socialista a demarcar-se da sondagem que ocorreu em Arronches.
No desporto as equipas do concelho continuam em queda acentuada e o Presidente do Mosteirense diz ser necessário repensar a estratégia.

Ainda pode ler as colunas de opinião dos diversos colaboradores, bem como outros temas de interesse.

Arronches - Direcção da Associação Escola de Música toma posse



A nova Direcção da Associação da Escola de Música de Arronches recentemente eleita para um novo mandato, toma posse amanhã dia 27 de Fevereiro, pelas 21h00 horas, em cerimónia a realizar nas instalações da Escola.

Os Órgãos Sociais da Escola de Musica de Arronches, têm a seguinte composição.

DIREÇÃO
Presidente: Paulo Fernando Marques Manuelito
Secretário: Pedro Miguel Caldeira Mousinho
Tesoureiro: João Manuel Vitorino Pinto
Vogal: João Manuel Trindade Policarpo
Vogal: Liliana de Jesus Palma Policarpo
Suplente: Emílio Manuel Mouquinho Tavares
Suplente: Manuel Emílio Moitas Jesus

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Ana Maria da Conceição Lopes Paulino
Vice-Presidente: Carlos Manuel Cascalheira Rodrigues
Secretário: Francisco Realinho Candeias
Suplente: Maria Miquelina T. Dias
Suplente: Valentim António Moura Pires

CONSELHO FISCAL
 Presidente: Maria Jesus L. Ferreira C. Balbino
Secretário: Maria Dulce dos Reis Bigares
Redator: Rosalina Maria Duarte Moura
Suplente: Maria Teresa Jesus Magno
Suplente: Luis Manuel Trindade Curvelo

Arronches - Noite de Fados no Santo António Hotel

Mais informação e reservas ver cartaz em anexo 

Arronches - Junta de Freguesia de Assunção Comemora Dia Internacional da Mulher

Para mais informação consultar cartaz em anexo

Mulheres da Guiné-Bissau visitam Arronches



Uma delegação de Mulheres da Guiné-Bissau visita esta quarta feira, dia 26 de Fevereiro) o concelho de Arronches a convite do Departamento de Mulheres da União dos Sindicatos do Norte Alentejano.

O Programa da visita é o seguinte:

10h00 - Em Arronches, no Centro Cultural.
Recepção e Reunião de trabalho com a Direcção da USNA/cgtp-in.
11h30 Horas - Visita à Cooperativa Trabalho e Progresso.
14h30 Horas - Recepção na Câmara Municipal de Arronches seguida de visita ao Museu (A) Brincar.
16h00 - Visita à Adega da Herdade do Perdigão no concelho de Monforte. 

Arronches - Circuito Caminhadas este domingo

Para mais informação consultar cartaz em anexo 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Arronches – Couve gigante na freguesia de Esperança


 “Ir à horta e não ver as couves” é algo que dificilmente pode acontecer num quintal em Várzea Grande (Marco) na freguesia de Esperança, com cerca de três metros de altura, a couve “gigante” já ultrapassou uma laranjeira vizinha, bem mais velha, e continua a crescer cheia de saúde, com fartas folhas de uma verdura invejável cobiçada pela passarada.

A couve tem sido usada para fazer caldo verde, embora se tenha que recorrer a um escadote para chegar às folhas.

O proprietário Sr. Manuel Felício vai manter o vegetal no quintal e guardar algumas sementes. Esta couve gigante nascida  em terra raiana é um grito de liberdade, em louvor às mãos que dela cuidam e ao sol alentejano que a beija todos os dias ali no lugar do Marco junto da fronteira espanhola.  

Ainda junto à casa do Sr. Manuel Felício um bonito exemplar de couve portuguesa curiosamente sobrevive na parede da casa, local onde nasceu de forma espontânea.  


Arronches – PS volta rejeitar encomenda da sondagem



Ainda na sequência da sondagem, via telefone, que aconteceu há meses no concelho e que na altura agitou o clima politico entre PSD e PS, o partido Socialista vem novamente tomar posição sobre a referida sondagem, desta vez divulgando um pedido de esclarecimento efectuado junto da empresa Aximage, por parte de António Galamba, Secretário Nacional do PS, assim como com a resposta da empresa responsável pela polémica sondagem.

Dado que este é um espaço que se quer isento e aberto a todas as forças políticas, concelhias ou regionais, reproduzimos aqui sem “comentários” o documento agora enviado pela Concelhia do PS em Arronches, deixando a leitura e análise do mesmo ao critério dos leitores. 

Arronches - Grupo de Cantares Voz Amiga no Centro Cultural

Para mais informações consultar cartaz em anexo 

Arronches - Ação de Formação "Gestão de Conflitos"

Para mais informação consultar cartaz em anexo

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Feira em Arronches e Mercado em Esperança neste domingo


 Hoje dia 24 de Fevereiro, foi dia de feira em Arronches e dia de Mercado em Esperança, dado o mesmo coincidir com o dia 24 e último domingo do mês.

Com duas feiras no mesmo concelho separadas por pouco mais de 10 km o resultado antevia-se complicado, como foi dado observar, poucos vendedores em Arronches com o Campo da Feira quase deserto, ao invés de Esperança que embora com menos vendedores, talvez por terem optado por ficar na Feira de Arronches, o mercado de Esperança voltou a registar uma multidão de compradores maioritariamente vindos da Extremadura espanhola.  

Como é habitual num mercado havia por lá à venda um pouco de tudo, desde fruta, têxteis, plásticos, pequenas alfaias agrícolas, plantas ornamentais e árvores de fruto, calçado, brinquedos e os tradicionais bares de feira onde se podia tomar um copo ou petiscar com os amigos.

As principais feiras de Arronches realizam-se a 24 de Fevereiro, 24 de Maio, 24 de Agosto e 24 de Novembro, mensalmente no último domingo de cada mês tem lugar o Mercado de Esperança.






Futebol Sénior – Domingo Difícil para Mosteirense e Esperança

Disputou-se este domingo dia 24 de fevereiro a 19º jornada do Campeonato da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Portalegre, com o Mosteirense a deslocar-se a Gafete onde perdeu com os da casa por 5 bolas a 1.

O Esperança recebeu em casa o Condestável, chegando ao intervalo a perder por 1 bola a 0.
Na segunda parte os homens de Sérgio Dias foram incapazes de travar o ataque dos homens de Sousel que marcaram 6 golos, o tento de honra por parte do Esperança foi assinalado por Luís Correia.   

Em suma um domingo para esquecer para Mosteirense e Esperança nesta jornada 19º do Campeonato da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Portalegre.

Resultados – Jornada 19º

"O Elvas" 5 - Portus Alacer 0
Campomaiorense 3 - Terrugem 1
Montargilense 0 – Santa Eulália 2
Esperança 1 – Condestável 6
Santo Amaro 1 – Fronteirense  0
Alpalhoense 1 – Gavionenses 2
Gafetense 5 – Mosteirense 1
Folgou: Crato

Classificação: Jornada 19º

1º "O Elvas" 44 pontos
2º Crato 42
3º Campomaiorense 39
4º Santo Amaro 38
5º Gafetense 35
6º Gavionenses 35
7ºs Condestável 25
8º Fronteirense 25
9º Portus Alacer 20
10º Santa Eulália 19
11º Alpalhoense 16
12º  Montargilense 16
13º Mosteirense 15
14º Esperança 8
15º Terrugem 4 pontos.

Próxima Jornada 20º

Condetável – Crato
Fronteirense – “O Elvas”
Gavionense – Campomaiorense
Mosteirense – Santo Amaro
Portus Alacer – Montargilense
Santa Eulália – Alpalhoense
Terrugem – Esperança
Folga: Gafetense 




sábado, 23 de fevereiro de 2013

Mosteiros – Comemorações do Dia Internacional da Mulher 2013



Como forma de assinalar o Dia Internacional da Mulher 2013, a Junta de Freguesia de Mosteiros informa todas as senhoras residentes na área da freguesia, que pretendam associar-se as estas comemorações que podem proceder a sua inscrição na sede da Junta de Freguesia até ao próximo dia 6 de Março, ou  ainda pelo telef. 245  583 168.

O dia vai ser assinalado com um almoço-convívio a ter lugar pelas 13h00 de domingo dia 10 de março, no edifício Multiusos de Mosteiros, seguido de animação.

Arronches – Atletas do Benfica monopolizam pódio do V Duatlo

O Benfica conquistou esta tarde em Arronches os três primeiros lugares em masculinos no V Duatlo de Arronches, segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo e, em simultâneo, o Campeonato Nacional Individual de Duatlo nos escalões de Cadetes e Juniores,  com João Pereira a fazer o tempo de 56 minutos e 59 segundos, ficando  à frente de Miguel Arraiolos e Hugo Ventura .

A prova feminina foi ganha por Rita Maria Lopes, do Amiciclo com o tempo de uma hora, seis minutos e três segundos.

O espanhol Vítor Sanchez foi o vencedor da Prova Aberta individual, ainda no mesmo escalão em femininos a vencedora foi Joana Teixeira da Teleperformance.

Esta V Edição do Duatlo de Arronches contou com participação de alguns atletas do concelho, com destaque para Carlos Cruz e Daniel Pires do grupo de BTT do Clube Columbófilo Arronchense, assim como de Emílio Paulino (individual) que venceu na categoria de Veteranos.

A cerimónia de pódio com entrega de prémios aos atletas teve lugar ao final da tarde no Estádio Francisco Palmeiro.

Esta segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes de Duatlo 2013, foi organizada pela Federação de Triatlo e teve o apoio da Câmara Municipal de Arronches.

No particular dos Campeonatos Nacionais de Duatlos desses escalões os resultados em Arronches foram:

Cadetes

1 - João Ferreira Pereira (GDR Manique de Cima)
2 - João Pais (Alhandra SC)
3 - Fábio Araújo (AN Amorense)

Juniores

1 - Francisco Machado (SL Benfica)
2 - Alexandre Nobre (SL Benfica)
3 - Pedro Afonso Gaspar (SL Benfica)

Em termos colectivos, a vitória pertenceu ao Sport Lisboa e Benfica, seguido do CD "Os Águias" de Alpiarça (que reforça a liderança na competição) e Sporting Clube de Portugal.

Cadetes

1 - Maria Eduarda Vidigueira (CD "Os Águias" de Alpiarça)
2 - Érica Cardigo (CD "Os Águias" de Alpiarça)
3 - Ana Beatriz Silva (CAPGE)

Juniores

1 - Rita Maria Lopes (Amiciclo)
2 - Andreia Ferrum (CD "Os Águias" de Alpiarça)
3 - Ana Ramos (CAPGE)

Em termos colectivos, a vitória pertenceu ao CD "Os Águias" de Alpiarça que, tal como no sector masculino, dilatou a sua vantagem na competição. No segundo lugar ficou o Sporting Clube de Portugal e o Garmin Olímpico de Oeiras completou o pódio feminino.