quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Teatro – " 3 dedos abaixo do joelho" – Uma peça de Tiago Rodrigues com Isabel Abreu e Gonçalo Waddington

Com encenação de Tiago Rodrigues, a peça " 3 Dedos abaixo do joelho", continua em digressão por diversas salas portuguesas, recentemente a peça passou pelo Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), local onde foi vista por alguns arronchenses residentes naquela região que nos fizeram chegar a sua opinião e agrado, “Ficámos encantados com a peça, com a forma inteligente e peculiar como está estruturada, assim como pelo(s) tema(s) abordados. Também pelo excelente desempenho dos actores… a Isabel esteve FANTÁSTICA!”.

A peça tem origem no arquivo da Torre do Tombo, local onde Tiago Rodrigues encontrou um arquivo enorme da censura exercida sobre o teatro durante o regime fascista. Entre milhares de textos de teatro submetidos ao exame dos censores do Secretariado Nacional de Informação, Tiago Rodrigues ficou particularmente interessado nos relatórios escritos pelos próprios censores entre 1933 e 1974, onde explicam os cortes ou proibições de textos e encenações.

A ironia por trás de Três dedos abaixo do joelho é que transforma os censores em dramaturgos, usando os seus relatórios como o texto de um espectáculo onde os actores formam uma máquina de censurar poética e absurda. De alguma forma, aqueles que oprimiram a liberdade artística e política do teatro deixaram-nos uma herança que nos pode ajudar a redescobrir o perigo e a importância do teatro na sociedade.

Um espectáculo com a participação da arronchense Isabel Abreu a não perder, que se espera possa ser visto também na nossa região a começar por Arronches ou pelo CAE de Portalegre.

Vídeo: Pequeno apontamento sobre a peça " 3 dedos abaixo do joelho"

Sem comentários:

Enviar um comentário