sábado, 9 de novembro de 2013

Câmara de Arronches e Ministério da Defesa lideraram na aquisição de bens e serviços


A Câmara de Arronches e o Ministério da Defesa foram os organismos públicos que mais gastos assumiram com a aquisição de bens e serviços na última semana, período em que foram publicados 1688 contratos no valor global de 63,1 milhões de euros.

De acordo com a pesquisa do i aos procedimentos divulgados no portal Base ( http://www.base.gov.pt/base2/), entre os dias 24 e 30 de Outubro, o contrato mais elevado foi assinado pela autarquia alentejana de Arronches tendo em vista a construção de um centro escolar por 2,4 milhões de euros.

Já os organismos da área da Defesa publicaram um total de 84 contratos no montante global de 2,4 milhões. Só o ministério liderado por Aguiar Branco foi responsável por 31 procedimentos no valor de 1,5 milhões. O contrato mais elevado (279,6 mil euros)diz respeito à reabilitação da parte superior dos cais 1 e 2 da Base Naval de Lisboa. A Marinha firmou mais 11 contratualizações por 383,7 mil euros, sendo de destacar os 134 mil que pagou pela empreitada de reparação da loca do Farol do Bugio.

A terceira entidade com mais despesas efectuadas foi a Sociedade de Gestão Urbana de Vila Real de Santo António, com um total também de 2,4 milhões em três contratos. Só a empreitada referente às infra-estruturas de saneamento, três estações de bombagem em poços enterrados e respectivas condutas de compressão, representou um encargo de 842,9 mil euros.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa voltou a integrar a lista dos organismos mais compradores na última semana, ao aparecer em quarto lugar do ranking com 2,2 milhões, relativos a 11 contratos.  O mais elevado (825,8 mil euros)visa a “requalificação e reabilitação” de um edifício na freguesia de São José, em Lisboa e o mais baixo (6,9 mil) foi para adquirir “unidades sanitárias com sistema de pedal, recolha e transporte e suportes de gel desinfectante para tampas de sanita para a sede da SCML.” Entre os restantes contratos destaque para os 75 mil euros que a instituição liderada por Pedro Santana Lopes gastou num “estudo qualitativo para realização de diagnóstico de imagem da SCML”.

O quinto lugar é ocupado pela empresa municipal das Águas da Região de Aveiro, com 2,2 milhões em dois contratos. Só para a construção da “Rede de drenagem de águas residuais de Silva Escura/Dornelas e Talhadas – Sever do Vouga” vão ser gastos dois milhões. O top ten do ranking é fechado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (2,1 milhões); a câmara de Reguengos de Monsaraz, a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva; a Imprensa Nacional - Casa da Moeda (2 milhões); e a câmara de Guimarães (1,7 milhões).
Fonte:  Sapo/Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário