Mostrar mensagens com a etiqueta Centro Escolar. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Centro Escolar. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 26 de maio de 2020

Arronches – Rosas substituíram alunos na escadaria da antiga Escola Básica 2, 3, hoje invadida pela vegetação


Em Portugal, de Norte a Sul passaram a existir edifícios pagos com o dinheiro dos contribuintes devolutos, como acontece com várias escolas hoje abandonadas, Arronches não foi exceção à regra como se constata pelas imagens.

A antiga Escola Básica 2, 3 de Arronches, está devoluta desde fevereiro de 2017, depois de alunos e professores terem deixado este espaço que foi inaugurado nos anos oitenta, e que foi visitado em 14 de março de 1989, pelo então Presidente da República, Dr.  Mário Soares, e passarem a utilizar o novo e moderno Centro Escolar, inaugurado pelo ministro Pedro Marques, a 2 de fevereiro de 2017.  

Este novo Centro Escolar, foi uma obra  que constituiu na época um dos maiores investimentos dos últimos anos no Concelho de Arronches, e que rodou os três milhões de euros, e que teve o lançamento da primeira pedra a dia 25 de junho de 2013.

Hoje as antigas instalações da Escola Básica 2, 3, começam a acusar a passagem do tempo e a falta de manutenção, com a vegetação a invadir todo o espaço e a constituir um elevado risco de incêndio nos meses de verão, não só para as instalações da ex escola, como para os edifícios localizados nas proximidades.  

Atualmente na entrada da antiga escola, é possível ver um manto de rosas a descer as escadas por onde antes entravam alunos e professores, indicando às pessoas que passam na estrada que a escola está abandonada e que urge reaproveitar um espaço, por sinal bem localizado numa das principais entradas da vila.  

O destino deste edifício atualmente cedido ao Centro de Bem Estar Social e Santa Casa da Misericórdia de Arronches, é certamente ser reconvertido como já aconteceu ao último bloco, que foi demolido para dar lugar ao parque estacionamento do novo Centro Escolar, inaugurado recentemente e que justificou por parte da Câmara Municipal um investimento total de 136.159,59€.

É pena que estas situações se arrastem no tempo, pois os edifícios parados a degradarem-se ano após ano não ajudam ninguém e dão uma má imagem.
Fotos/ Emílio Moitas 







quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Arronches - Ministro Pedro Marques inaugurou o novo Centro Escolar


O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, passou hoje dia 2 de feverieiro, por Arronches onde, a convite do município local, procedeu na parte da tarde, á inauguração do Agrupamento de Escolas.

Esta obra constituiu um dos maiores investimentos dos últimos tempos no Concelho de Arronches, rodou os três milhões de euros.

De referir que novo Centro Escolar Nossa Senhora da Luz, teve o lançamento da primeira pedra a dia 25 de junho de 2013.

Finalizada a cerimónia protocolar de inauguração, a que tiveram acesso autarcas, entidades convidadas e população em geral, teve lugar a procissão em Honra de Nossa Senhora da Luz, que saiu da escola e decorreu pelo centro histórico até Igreja do convento de Nª. Srª. da Luz, onde pelas 17h30 teve lugar a Eucaristia e a bênção das crianças nascidas no concelho no ano de 2016, estando presente nesta cerimónia cerca de 20 crianças.
 Fotos: Emílio Moitas








quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Arronches - Inicia atividades letivas no novo Centro Escolar Nossa Senhora da Luz

Como refere o site da escola: O início do novo ano escolar repete-se, mas é sempre um tempo novo…, onde as expetativas, ansiedade, ideias e sonhos, fazem de cada recomeço um momento novo e único. Este ano, em particular, com a mais-valia de um Centro Escolar Novo.

As atividades letivas têm início esta quinta-feira dia 15 de setembro, já nas novas instalações, que significaram um investimento de cerca de três milhões de euros.

Na tarde da passada quarta-feira, dia 14, realizou-se uma visita às novas instalações que contou com a presença de Alunos, Encarregados de Educação, Professores, Presidente da Câmara Municipal de Arronches e Diretora do Agrupamento de Escolas de Arronches.
Fotos: E. Moitas 










quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Campo Maior – Inaugura hoje o Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro

O ano letivo 2015/2016 fica na história de Campo Maior como o ano de arranque do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, uma infraestrutura única no contexto regional, com todas as condições para proporcionar aos alunos do concelho uma educação de qualidade e de excelência, focada no sucesso escolar.

Hoje dia 7 de outubro, pelas 10h30, realiza-se a cerimónia de inauguração do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

O Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro acolhe perto de 800 alunos de diversos graus de ensino, do Pré-Escolar ao 2.º Ciclo. Conta com cerca de 4 dezenas de Salas de Aula, Refeitório, Pavilhão Desportivo, Biblioteca, Salas de Informática e EVT, Auditório e vários Laboratórios.

Este novo espaço representa um investimento de cerca de 8 milhões de Euros, financiado pelo FEDER com uma comparticipação nacional de aproximadamente 1.2 milhões de Euros, da qual 616 mil Euros foram responsabilidade do Município de Campo Maior e 564 mil Euros da DGESTE.
Fonte: Município de Campo Maior 


sábado, 9 de novembro de 2013

Câmara de Arronches e Ministério da Defesa lideraram na aquisição de bens e serviços


A Câmara de Arronches e o Ministério da Defesa foram os organismos públicos que mais gastos assumiram com a aquisição de bens e serviços na última semana, período em que foram publicados 1688 contratos no valor global de 63,1 milhões de euros.

De acordo com a pesquisa do i aos procedimentos divulgados no portal Base ( http://www.base.gov.pt/base2/), entre os dias 24 e 30 de Outubro, o contrato mais elevado foi assinado pela autarquia alentejana de Arronches tendo em vista a construção de um centro escolar por 2,4 milhões de euros.

Já os organismos da área da Defesa publicaram um total de 84 contratos no montante global de 2,4 milhões. Só o ministério liderado por Aguiar Branco foi responsável por 31 procedimentos no valor de 1,5 milhões. O contrato mais elevado (279,6 mil euros)diz respeito à reabilitação da parte superior dos cais 1 e 2 da Base Naval de Lisboa. A Marinha firmou mais 11 contratualizações por 383,7 mil euros, sendo de destacar os 134 mil que pagou pela empreitada de reparação da loca do Farol do Bugio.

A terceira entidade com mais despesas efectuadas foi a Sociedade de Gestão Urbana de Vila Real de Santo António, com um total também de 2,4 milhões em três contratos. Só a empreitada referente às infra-estruturas de saneamento, três estações de bombagem em poços enterrados e respectivas condutas de compressão, representou um encargo de 842,9 mil euros.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa voltou a integrar a lista dos organismos mais compradores na última semana, ao aparecer em quarto lugar do ranking com 2,2 milhões, relativos a 11 contratos.  O mais elevado (825,8 mil euros)visa a “requalificação e reabilitação” de um edifício na freguesia de São José, em Lisboa e o mais baixo (6,9 mil) foi para adquirir “unidades sanitárias com sistema de pedal, recolha e transporte e suportes de gel desinfectante para tampas de sanita para a sede da SCML.” Entre os restantes contratos destaque para os 75 mil euros que a instituição liderada por Pedro Santana Lopes gastou num “estudo qualitativo para realização de diagnóstico de imagem da SCML”.

O quinto lugar é ocupado pela empresa municipal das Águas da Região de Aveiro, com 2,2 milhões em dois contratos. Só para a construção da “Rede de drenagem de águas residuais de Silva Escura/Dornelas e Talhadas – Sever do Vouga” vão ser gastos dois milhões. O top ten do ranking é fechado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (2,1 milhões); a câmara de Reguengos de Monsaraz, a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva; a Imprensa Nacional - Casa da Moeda (2 milhões); e a câmara de Guimarães (1,7 milhões).
Fonte:  Sapo/Jornal i

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Arronches - Lançamento da primeira pedra do novo Centro Escolar


O lançamento da primeira pedra do novo Centro Escolar de Arronches realizou-se na tarde do passado dia 25 de junho, pelas 15h00, numa cerimónia que contou com a presença do secretário de Estada do Ensino Básico e Secundário, Dr. João Grancho, assim como a Sra. Presidente de Câmara Eng. Fermelinda Carvalho e outros autarcas, entidades convidadas e população em Geral.

O equipamento é destinado a crianças desde o pré-escolar ao 3º ciclo, num investimento de 2,4 milhões de euros, e conta com uma comparticipação de 85 por cento de fundos comunitários, cabendo o restante capital ao município, que assume também o autofinanciamento que deveria ser atribuído pelo Ministério da Educação, no valor de "200 mil euros".

O novo equipamento deve acolher cerca de 270 alunos e vai ser construído num terreno propriedade da autarquia, ao lado da antiga escola, já com mais de 30 anos de uso e ainda amianto na cobertura.
Fotos/Bete





quinta-feira, 23 de maio de 2013

Arronches – Câmara assina em Évora contrato para construção do futuro Centro Escolar

Em cerimónia que decorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo no passado dia 22 de maio, referentes a projectos de investimento aprovados recentemente pelo INALENTEJO, a Presidente da Câmara Municipal de Arronches, Fermelinda Carvalho, assinou o contrato de financiamento da Construção do futuro Centro Escolar Municipal JI, EB1,2 e 3 de Arronches.

Presentes na assinatura deste contrato que vai possibilitar a construção do Cento Escolar no antigo Campo de Futebol de Arronches, estiveram os Secretários de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e da Administração Local, António Leitão Amaro.
Fotos CCDR/AN



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Campo Maior – Ministro da Educação colocou a primeira pedra do Centro Escolar



A colocação da primeira pedra do novo Centro Escolar de Campo Maior aconteceu esta segunda-feira, dia 4 de fevereiro,  pelas 10h00, com a presença do ministro da Educação, Nuno Crato.

A cerimónia decorreu no Centro Cultural da vila. A obra tem um custo total de oito milhões de euros, com comparticipação FEDER de 6,8 milhões de euros. Na contrapartida pública nacional, o município de Campo Maior assume um investimento de 633 mil euros e o ministério da Educação de 578 mil euros.

O novo Centro Escolar tem uma área de construção de 4096 metros quadrados e é constituída por 20 salas do 1º ciclo, oito salas de ensino pré-escolar, e salas do 2º e 3º ciclo, biblioteca, refeitório, salas polivalentes e ainda um pavilhão desportivo.

A obra tem um custo total de oito milhões de euros, com comparticipação FEDER de 6,8 milhões de euros. Na contrapartida pública nacional, o município de Campo Maior assume um investimento de 633 mil euros e o ministério da Educação de 578 mil euros.

O novo Centro Escolar tem uma área de construção de 4096 metros quadrados e é constituída por 20 salas do 1º ciclo, oito salas de ensino pré-escolar, e salas do 2º e 3º ciclo, biblioteca, refeitório, salas polivalentes e ainda um pavilhão desportivo.

Esta nova infra-estrutura tem capacidade para acolher 800 alunos, desde o pré-escolar ao 9ºano de escolaridade.

Nuno Crato foi recebido por manifestantes afetos ao Sindicato dos Professores da Zona Sul, que revindicaram uma explicação por parte de Crato sobre assuntos como "os cortes anunciados na educação, os despedimentos e a criação dos novos mega-agrupamentos".

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Arronches - Município apresenta queixa ao Ministério Público por documento ter desaparecido

O Semanário Linhas de Elvas, avança hoje na sua edição online a notícia do desaparecimento do anteprojecto do novo Centro Escolar de Arronches.

08/02/2012, 17h28
A Câmara de Arronches apresentou no Ministério Público uma “queixa contra desconhecidos” na sequência do desaparecimento do anteprojecto referente ao novo centro escolar, um documento que custou “33 mil euros” aos cofres da Autarquia.

“O projecto foi roubado. Quando cheguei à Câmara para cumprir o meu primeiro mandato já cá não estava o original”, revelou a presidente do município, Fermelinda Carvalho.

A Câmara Municipal, disse, “colocou uma acção em tribunal porque trata-se de um roubo dos documentos do Estado e isso é crime”.

“A Autarquia está a ser lesada porque o anteprojecto custou 33 mil euros”, sublinhou.

Fermelinda Carvalho, que está a cumprir o primeiro mandato, herdou aquele anteprojecto do novo Centro Escolar de Arronches do executivo anterior, liderado pelo socialista Gil Romão.

“Eu acho gravíssimo o anteprojecto andar nas mãos erradas. O original era para estar na Câmara e foi desviado”, acusou.

Ir á notícia: http://www.linhasdeelvas.net/pagina/edicao/4/2/noticia/10918