segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Freedom Festival 2013 terminou em grande no Alentejo

O segundo maior festival de música electrónica e trance, Freedom Festival, realizado em Portugal, abriu as suas portas na passada terça-feira, 13 de Agosto, na Herdade do Monte da Chaminé, a escassos quilómetros de Vila Fernando no Concelho de Elvas terminou em grande na passada madrugada de domingo.

Durante estes seis dias foram milhares os que disfrutaram na Herdade da Chaminé do bom ambiente (reinante no local), de boa música e de boa energia.

Tudo foi pensado ao pormenor atempadamente para receber milhares as pessoas durante seis dias. A logística foi gigantesca com mais de 60 pessoas no terreno, que asseguram diariamente a segurança, a informação e os cuidados de saúde, onde não faltou um hospital de campanha dos Bombeiros de Elvas, assim como uma equipa médica do Centro de Saúde de Elvas.

Segundo a organização nesta edição participaram cerca de 9 mil pessoas, a procura de bilhetes foi enorme, com os mesmos a terem um custo via on-line 65 euros. À porta do recinto 115 euros. No fim-de-semana o preço foi de 80 euros.

No decorrer do Festival entre a multidão não há preconceitos nem pudor. Apenas paz, amor e muita paixão pela música psicadélica. Cada um segue a sua vida e fá-lo como bem entende. Toma-se banho nu na barragem do recinto. Dorme-se ao relento e dança-se até cair para o lado . Isto todos os dias, das 22h00 às 18h00, o trance invade o recinto.

Em seis dias passaram pelos palcos mais de 100 DJ., a música para apenas quatro horas por dia porque senão o pessoal não deixa de dançar, refere Marta Cóias, á imprensa, destacando ainda  as sessões de cinema e as inúmeras atividades e os workshops de ioga, capoeira e até de danças africanas que preencheram os dias do Freedom Festival Alentejano.

Para muitos festivaleiros vindos de qualquer parte do mundo foram dias inesquecíveis a vibrar horas a fio ao som de milhares de watts debitados pela música electrónica, que na madrugado de domingo com o vento propicio chegou a ser audível em Arronches, a dezenas de km.

Em suma o Festival terminou com nota positiva sem incidentes de maior para o tipo de evento em causa, afirmando-se como uma mais-valia para o comércio local em tempos de crise com comerciantes locais a faturarem milhares de euros.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) esteve presente no Festival com três postos para fiscalização, assim como os Bombeiros Voluntários de Elvas, que marcam presença em permanência no recinto com três ambulâncias e um Veículo Rural de Combate a Incêndios.

O Freedom Festival foi promovido pela empresa Cristal Matrix e sendo dedicado à música eletrónica e de trance.

Em agosto de 2015, o Freedom deverá regressar à Herdade do Monte da Chaminé
Fotos: Freedom Festival




1 comentário:

  1. Gostei! Finalmente alguém que não viu no Freedom Festival apenas os números publicitados pela GNR, santa ignorância deveriam pensar que se tratava dum encontro de anjinhos a tocar arpa!

    ResponderEliminar