terça-feira, 20 de agosto de 2013

Alentejo - Camião assusta ao derramar matéria perigosa na fronteira do Caia


Um pesado cisterna que transportava 27 mil litros de ácido nítrico, um líquido corrosivo e prejudicial ao meio ambiente, começou a derramar esta matéria perigosa quando estacionou na passada segunda-feira, dia 19 de agosto, na área de serviço do Caia, na Auto-Estrada nº6, no sentido Elvas-Badajoz.

Segundo Miguel Carvalho, Comandante do Bombeiros Voluntários de Campo Maior, em declarações à imprensa, informou trata-se de um líquido altamente corrosivo e que apresentava uma possibilidade elevada de poluição".

Ao longo de toda a tarde elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas Campo Maior e Portalegre, uniram esforços para controlar a situação e minimização de prejuízos, o que veio a ser conseguido com recurso a uma “manga de contenção de derrames”, que evitou a infiltração do ácido nítrico à rede de esgotos e campos de cultivo da zona.

A operação, que envolveu 16 bombeiros apoiados por cinco veículos, ficou concluída ao final da tarde com a trasfega do ácido nítrico para um outro camião cisterna enviado para o local do incidente.

Embora sejam de origem desconhecida, as cousas que motivaram o incidente, no local outros camionistas que escusaram identificar-se, referiam que o problema esteve relacionado com as válvulas da cisterna.
No local a GNR registou a ocorrência.

Sem comentários:

Enviar um comentário