terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cinquentenário do “CORTEJO DO TRABALHO” em exposição imperdível na cidade de Estremoz


Decorrem este ano 50 anos sobre a realização do “CORTEJO DO TRABALHO”, que teve a participação da agricultura, indústria e artesanato do concelho de Estremoz e o alto patrocínio da Fundação Nacional Para a Alegria no Trabalho. Tratou-se, sem sombra de dúvida, da maior manifestação etnográfica e folclórica jamais realizada em Estremoz e que percorreu a Avenida 9 de Abril.

Consideramos importante evocar esse Cortejo pela importância que teve, honrar a memória de todos aqueles que o ergueram e apontá-lo como exemplo à juventude, porque ali estavam reunidos todos os traços da nossa identidade cultural concelhia e regional.

O evento de grande qualidade e fidelidade etnográfica foi registado fotograficamente pelo grande fotógrafo Rogério de Carvalho. É uma mostra desse registo que poderá ser visitado na Sala de Exposições do Centro Cultural. A Exposição ali patente ao público até ao dia 31 de Dezembro de 2013 é um valioso contributo para perpetuar a Memória do que de melhor neste domínio foi feito entre nós e que não é possível repetir, porque o Mundo mudou.

Um dos pontos altos das Comemorações do Cinquentenário do “CORTEJO DO TRABALHO DE 1963”, é a sessão evocativa do evento, a ter lugar a partir das 16h00 de sábado, dia 31 de agosto de 2013, no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, na rua João de sousa Carvalho, em Estremoz.

Em suma uma exposição imperdível que leva a chancela da Associação Filatélica Alentejana e do prof.  Hernâni Matos.

Sem comentários:

Enviar um comentário