terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Alentejo - Arronches comemora Nossa Senhora da Luz

A Paróquia de Arronches e o Agrupamento de Escolas comemoram amanhã dia 2 de Fevereiro o dia dedicado a Nossa senhora da Luz com diferentes cerimónias religiosas.
Com início marcado para as 20h00 terá início o Acolhimento e Bênção da imagem de Nossa Senhora da luz e velas no átrio do Agrupamento de Escolas de Arronches.

Pelas 20h30 inicia-se a procissão com saída do Agrupamento de Escolas, percorrendo algumas ruas até à igreja de Nossa Senhora da Luz, local onde cerca 21h00 tem lugar a Santa Missa e apresentação das crianças nascidas no concelho de Arronches no decorrer do ano de 2010.

"A lenda da Senhora das Candeias"

A 2 de Fevereiro, os camponeses Alentejanos logo pela manhã, vinham à rua para ver os sinais do tempo nesse dia, confiavam no sinal da Senhora das Candeias para saber se as agruras do inverno estavam passadas ou ainda para vir.
Se o dia estava de tempestade com chuva forte e vento, o inverno tinha acabado, se o dia estivesse chuvoso, com as candeias a chorar, o inverno estava fora, se acontecia o contrario com um bom dia de sol, com as candeias a rir o inverno ainda estava para vir.

Sem comentários:

Enviar um comentário